Sébastien Ogier venceu pela primeira vez, um evento do campeonato mundial, ao volante do Citröen C4 WRC da Junior Team.
Ao partir para a estrada em quinto no primeiro dia, o jovem francês atacou muito forte nos troços iniciais, passou para a liderança na quarta especial e manteve sempre a mesma posição até ao final, após conseguir gerir da melhor forma, a vantagem sobre o seu adversário mais directo.
Sébastien Loeb perdeu o tempo habitual na etapa inicial, por ser o primeiro na estrada e terminou o dia de abertura em terceiro. Nos segundo e terceiro dia de prova, Loeb atacou como de costume mas, não conseguiu chegar à vitória pela margem de 7,9s e teve de contentar-se com a segunda posição.
Mesmo com o apoio dos muitos espectadores espanhóis, Daniel Sordo não foi mais uma vez, capaz de lutar pela vitória. Embora tenha sido o segundo líder do evento, Sordo teve alguns problemas nos travões e foi rapidamente, ultrapassado por Ogier no primeiro dia e por Loeb no segundo, terminando em terceiro a mais de 1 minuto dos dois franceses e sofreu muita pressão de dois pilotos no último dia de prova.
Mikko Hirvonen foi o primeiro líder ao vencer a super especial de abertura mas, no entanto, rodou a maior parte do rally em quinto. Hirvonen queixou-se de um enorme desgaste dos pneus posteriores no decorrer do segundo dia, levando-o a perder terreno para os Citröen. O finlandês tentou lutar pelo terceiro lugar no último dia mas, não foi além da quarta posição que apenas foi sua, devido a um erro de outro piloto na super especial que fechava o rally.
Petter Solberg rodou quase sempre entre a terceira e a quinta posição. No primeiro dia, Solberg furou, atrasou-se propositadamente, para que Loeb partisse à sua frente no segundo dia mas, antes disso, quase ficou fora de prova quando por pouco não colidiu contra um enorme pilar de betão debaixo de um viaduto. No último dia do rally, Petter Solberg teve alguns problemas na direcção assistida do C4 e acabou por perder o terceiro lugar para Sordo e posteriormente, a quarta posição para Hirvonen, quando teve uma pequena distracção na super especial, fazendo-o perder preciosos segundos.
Mathew Wilson queixou-se muito de falta de aderência dos pneus e das muitas pedras que ia apanhando pelos troços. O jovem britânico voltou a ser o melhor dos que seguem atrás dos mais rápidos, ao terminar na sexta posição.
Mads Ostberg regressou ao mundial após o Rally da Suécia, voltando a terminar nos pontos. O norueguês tentou alcançar Wilson no último dia mas, o seu Subaru esteve quase sempre, com várias luzes de aviso no seu painel, indicando que a qualquer momento, o carro nipónico poderia parar.
Frederico Villagra deu-se bem nas duas super especiais pois, venceu a última e esteve muito perto de fazer o mesmo na primeira. O argentino queixou-se de ter muito pó dentro do Focus, durante alguns troços mas, acabou por beneficiar de algumas desistências e dos problemas de Raikkonen no último dia, para terminar em oitavo.
Khalid Al-Qassimi esteve envolvido numa boa luta com Villagra, com quem chegou a estar empatado em 10º no final do segundo dia. O argentino acabou por levar a melhor no último dia e Al-Qassimi terminou nos pontos pela primeira vez em 2010.
Kimi Raikkonen esteve muito regular durante todo o rally mas, também esteve muito calado pois, o "iceman" não gosta de falar no final dos troços. No fim do segundo dia, Raikkonen teve uma ligeira saída de estrada mas, não chegou a perder nenhuma posição. Quando o finlandês ocupava a oitava posição, no decorrer do último dia, este, teve alguns problemas e terminou o rally em décimo da geral.
Quando Henning Solberg ocupava a sexta posição, sem qualquer oposição, o Ford Focus não colaborou com o norueguês e ficou parado com problemas eléctricos, a três troços do fim.
Após sete provas sem qualquer despiste, Jari-Matti Latvala não evitou uma árvore a grande velocidade, no inicio da especial Vascão 1, numa altura em que ocupava a sexta posição e estava ao ataque.
Armindo Araújo acabou por ser o melhor português na décima quarta posição da geral e também foi o melhor entre os carros de produção, após Ott Tanak se ter despistado em Loulé, quando era pressionado por Araújo.
LÍDERES DO RALLY:
Mikko Hirvonen (SS1); Daniel Sordo (SS2 e 3); Sébastien Ogier (SS4 a 18)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Mikko Hirvonen (1); Daniel Sordo (1); Sébastien Ogier (6); Sébastien Loeb (8); Petter Solberg (1); Frederico Villagra (1)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
PONTUAÇÃO PILOTOS
PONTUAÇÃO EQUIPAS
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