16 dezembro 2010

WRC 2000 - HYUNDAI JUNTA-SE AOS WORLD RALLY CARS

2000


FOCUS WRC 2000
Ford Martini - M-SPORT
A Ford manteve o modelo Focus mas, apresentou-se na prova de abertura do campeonato com uma nova evolução, alterando algumas coisas no carro. Visivelmente, notava-se a diferença no pára-choques dianteiro, com a aerodinâmica melhorada e novas entradas de ar, bem como, uma nova asa posterior de dimensões mais reduzidas mas, muito mais eficiente.
Em termos mecânicos, a preparação do motor deixou de ser feita pela Mountune e regressou às mãos da Cosworth, onde incluíram um novo sistema "anti-lang" e aplicaram um novo turbo. A embraiagem foi movida  15cm para cima, reduzindo algumas vibrações sentidas na versão anterior e transmissão também sofreu alterações.
Colin Mcrae manteve-se na equipa e voltou a somar muitos abandonos mas, não tantos como na época anterior, vindo a terminar na 4ª posição do campeonato.
Após o abandono da Toyota, Carlos Sainz regressou à Ford e acabou por ser o melhor piloto colocado no final com um bom 3º lugar mas, a quase 20 pontos do campeão.
Petter Solberg voltou a efectuar algumas provas com o Focus mas, viria a mudar de equipa quase no final do campeonato.
  
Colin McRae
Eventos disputados - 14; Abandonos - 7; Vitórias - 2 (Catalunha e Acropole); Lugares no pódio - 6; Vitórias em troços - 32


Carlos Sainz
Eventos disputados - 14; Abandonos - 3; Vitórias - 1 (Chipre); Lugares no pódio - 7; Vitórias em troços - 28


Petter Solberg
Eventos disputados - 7; Abandonos - 4; Melhor resultado - 4º (Nova Zelândia); Vitórias em troços - 6


Piero Liatti
Eventos disputados - 2; Abandonos - 1; Melhor resultado - 6º (Córsega)


Tapio Laukkanen
Eventos disputados - 2; Abandonos - 1; Melhor resultado - 5º (Austrália)

IMPREZA WRC S5/ S6 P2000
Subaru World Rally Team - PRODRIVE
A Subaru iniciou a temporada com a versão S5 de 1999, nas três primeiras provas e ainda venceu na despedida do carro com Richard Burns, no Rally Safari. 
Com o nome de código P2000, a versão S6 do Impreza foi o primeiro a ser totalmente redesenhado, desde que a Subaru participava com os world rally cars, conseguindo uma brilhante vitória na estreia do carro em Portugal.
A carroçaria era a mesma mas, 90% da mecânica foi alterada ou melhorada pois, por fora, só os mais atentos conseguiam ver as diferenças no capot, pára choques dianteiro e grelha. A distribuição do peso foi uma prioridade, para que o Impreza fosse mais equilibrado. A circulação de ar dentro do motor foi dramaticamente melhorada, bem como, a suspensão, diferenciais e uma electrónica totalmente nova.
A Subaru manteve a mesma dupla de pilotos da temporada anterior mas, para as provas de asfalto, Simon Jean-Joseph foi convidado a marcar pontos pois, Kankkunen não morria de amores naquele tipo de piso.
A quatro provas do fim, David Richards "roubou" o jovem Petter Solberg à M-Sport de Malcolm Wilson pois, todos começavam a ver nele um potencial campeão.
Richard Burns lutou pelo campeonato até à última prova da temporada mas, acabaria por se vice-campeão e a Subaru teve de contentar-se com a 3ª posição final nos construtores.


Richard Burns
IMPREZA S5 - Eventos disputados - 3; Abandonos - 1; Vitórias - 1 (Safari); Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 8
IMPREZA S6 - Eventos disputados - 11; Abandonos - 4; Vitórias - 3 (Portugal, Argentina e RAC); Lugares no pódio - 5; Vitórias em troços - 60


Juha Kankkunen
IMPREZA S5 - Eventos disputados - 3; Lugares no pódio - 2; Vitórias em troços - 2
IMPREZA S6 - Eventos disputados - 9; Abandonos - 4; Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 6

Simon Jean-Joseph
IMPREZA S6 - Eventos disputados - 3Melhor resultado - 7º (Córsega e Sanremo); Vitórias em troços - 2

Petter Solberg

IMPREZA S6 - Eventos disputados - 4; Abandonos - 3; Melhor resultado - 9º (Sanremo); Vitórias em troços - 4



 LANCER EVO 6/ EVO 6.5
Team Marlboro Mitsubishi Ralliart
Embora estivesse homologado em GR.A, o Lancer EVO 6 já tinha muitos componentes como os seus rivais world rally cars que não eram permitidos no regulamento. No entanto, após consultar e pedir permissão a todas as equipas que disputavam o WRC, a Mitsubishi conseguiu fazer alterações muito importantes no seu Lancer.
O EVO 6 efectuou pouco mais de metade da temporada mas, no Rally da Finlândia, Andrew Cowan apresentou a derradeira evolução do Lancer em GR.A (semi-world rally car) - o EVO 6.5.
Exteriormente, o EVO 6.5 diferenciava-se pelo pára-choques dianteiro, ao notar-se novas entradas de ar e aerodinâmica melhorada. Na mecânica, o curso da suspensão foi aumentado e o motor sofreu algumas modificações. Estas alterações foram com base no regulamento dos world rally cars mas, tal como foi dito anteriormente, só foi possível com uma autorização especial da FIA e com o aprovação de todas as equipas.
Mesmo com alterações importantes no Lancer, a Mitsubishi teve a pior temporada em termos de resultados dos últimos anos pois, Tommi Makinen não foi além da quinta posição no campeonato e Freddy Loix apenas pontuou em três provas. 


Tommi Makinen
EVO 6 - Eventos disputados - 8; Abandonos - 4; Vitórias - 1 (Monte Carlo); Lugares no pódio - 3; Vitórias em troços - 11
EVO 6.5 - Eventos disputados - 6; Abandonos - 2; Lugares no pódio - 2; Vitórias em troços - 16


Freddy Loix
EVO 6 - Eventos disputados - 8; Abandonos - 3; Melhor resultado - 5º (Argentina)
EVO 6.5 - Eventos disputados - 6; Abandonos - 4; Melhor resultado - 8º (Chipre e Sanremo); Vitórias em troços - 2


Katsuhiko Tagushi
EVO 6 - Eventos disputados - 1 (Nova Zelândia); Abandonos - 1
EVO 6.5 - Eventos disputados - 1 (Austrália); Melhor resultado - 10º

CORDOBA WRC EVO 2/ EVO 3
Seat World Rally Team - SEAT SPORT
Tal como a Mitsubishi, também os espanhóis da Seat apresentaram-se à partida do Rally da Finlândia, com uma nova evolução do Cordoba - o EVO 3.
Didier Auriol juntou-se à equipa após o abandono da Toyota, na tentativa de ajudar a desenvolver o Cordoba com a sua larga experiência na modalidade. Foram feitos testes exaustivos ao longo da temporada, parecendo que a Seat estava finalmente no bom caminho.
Visivelmente, só se notavam novas entradas de ar na dianteira do carro e um novo tablier totalmente redesenhado. A distribuição de peso foi substancialmente modificada e toda a electrónica foi revista para melhorar o desempenho da transmissão mas, quase no fim da temporada, a Seat decidiu colocar um ponto final na disciplina e seguir rumo a outra modalidade no desporto motorizado.
A fazer equipa com Auriol, o jovem Toni Gardemeister obteve um excelente 4º lugar na prova de abertura mas, no entanto, acumulou muitos abandonos ao longo da temporada.   


Didier Auriol

EVO 2 - Eventos disputados - 8; Abandonos - 4; Lugares no pódio - 1 (Safari); Vitórias em troços - 2
EVO 3 - Eventos disputados - 6; Abandonos - 1; Melhor resultado - 8º (Córsega e Austrália)

Toni Gardemeister

EVO 2 - Eventos disputados - 8; Abandonos - 6; Melhor resultado - 4º (Monte carlo)
EVO 3 - Eventos disputados - 6; Abandonos - 3; Melhor resultado - 6º (Austrália)

Harri Rovanpera

EVO 3 - Eventos disputados - 1; Melhor resultado - 10º (RAC)


OCTAVIA WRC/ EVO 2
Skoda World Rally Team - SKODA MOTORSPORT
A Skoda continuou pelo segundo ano consecutivo com os world rally cars, tendo novamente uma temporada a meio gás pois, tal como na temporada anterior, os checos apenas efectuaram metade das provas do calendário. No entanto, Armin Schwarz começou a terminar várias provas no "top 10" e no Rally de Chipre, perto do fim da temporada, a Skoda estreou a o EVO 2 do Octavia.
Era notório exteriormente, um ligeiro "facelift" mas, o motor foi melhorado, introduziram um novo turbo e a distribuição de peso também foi modificada, tornando o carro mais confiante de se conduzir. O arrefecimento do motor também sofreu melhorias, bem como, a suspensão e as relações de caixa foram revistas.
Armin Schwarz obteve um bom 5º lugar na Grécia e obteve os seus primeiros pontos com o carro checo pois, na altura, apenas os seis primeiros poderiam pontuar, quando haviam sete equipas a disputar o mundial...
Quando se julgava que o belga Bruno Thiry ia fazer parte da equipa, após o excelente resultado no RAC em 1999, o espanhol Luis Climent apareceu com um patrocinador e disputou a temporada 2000 com a equipa checa mas, sem qualquer sucesso.


Armin Schwarz

WRC - Eventos disputados - 5Melhor resultado - 5º (Acropole); Vitórias em troços - 1
WRC EVO 2 - Eventos disputados - 3; Abandonos - 1; Melhor resultado - 12º (Sanremo)

Luiz Climent

WRC - Eventos disputados - 5; Abandonos - 2; Melhor resultado - 8º (Safari)
WRC EVO 2 - Eventos disputados - 3; Abandonos - 1; Melhor resultado - 14º (Sanremo)

206 WRC 99/ 00
Peugeot Esso Sport
A Peugeot começou a temporada com o pé esquerdo pois, logo no Monte Carlo, os três carros da equipa abandonaram porque os motores não conseguiram funcionar no inicio da segunda etapa, devido ao frio que se fez sentir na noite anterior. No entanto, os franceses deixaram a concorrência boquiaberta na prova seguinte após Gronholm ter dominado nas estradas geladas da Suécia e vencer a primeira prova para a Peugeot, na era dos world rally cars.
Sempre à procura de melhor, o 206 WRC sofreu algumas alterações após o Rally de Portugal, sendo estas muito poucas mas, de grande importância. No carro estreado em 1999, o diferencial posterior era mecânico mas, na versão 2000, passaram todos a ser activos electronicamente. Além disso, todo o sistema hidráulico da transmissão foi alterado e tornou o 206 muito mais fiável.
Com essas alterações no carro francês, Marcus Gronholm obteve mais três vitórias e conseguiu obter o seu primeiro título de pilotos.
Gilles Panizzi obteve duas vitórias em pisos de asfalto e Delecour secundou-o nas mesmas, permitindo que os resultados em conjunto da tripla de pilotos, originasse no primeiro título mundial de construtores da Peugeot nos world rally cars.

François Delecour

WRC 99 - Eventos disputados - 3; Abandonos - 1; Melhor resultado - 5º (Portugal)
WRC 00 - Eventos disputados - 10; Abandonos - 1; Lugares no pódio - 4; Vitórias em troços - 13

Marcus Gronholm

WRC 99 - 
Eventos disputados - 4; Abandonos - 2; Vitórias - 1 (Suécia); Lugares no pódio - 2; Vitórias em troços - 10
WRC 00 - 
Eventos disputados - 10; Abandonos - 2; Vitórias - 3 (Nova Zelândia, Finlândia e Austrália); Lugares no pódio - 5; Vitórias em troços - 32


Gilles Panizzi

WRC 99 - Eventos disputados - 2; Abandonos - 2; Vitórias em troços - 1
WRC 00 - Eventos disputados - 5; Abandonos - 1; Vitórias - 2 (Córsega e Sanremo); Lugares no pódio - 2; Vitórias em troços - 13

Sebastian Lindholm
WRC 00 - Eventos disputados - 1 (Finlândia); Melhor resultado - 5º


ACCENT WRC
Hyundai Castrol World Rally Team - MSD
Após ter perdido o campeonato F2 em 1999 por poucos pontos para a Renault, a Hyundai decidiu dar o salto na disciplina e juntou-se aos world rally cars com o modelo Accent em 2000.
Preparado pela MSD (Motor Sport Developments), o Accent WRC era muito mais avançado tecnologicamente do que o Seat Cordoba mas, no entanto, pouco se viu de bom em termos de resultados no ano de estreia. Ambiciosamente, muito do trabalho era feito pela MSD mas, o motor era preparado pela Mountune (a mesma empresa que desenvolveu o primeiro motor do Ford Focus que deu muitos problemas), sendo um dos pontos fracos do Accent.
Keneth Eriksson e Alister Mcrae, transitaram do Hyundai Coupe Kit Car, para o novo Accent WRC que tinham ajudado a desenvolver em 1999. Ambos terminaram poucas vezes entre os 10 primeiros mas, Eriksson conseguiu um excelente 4ª lugar na Austrália.

Keneth Eriksson

Eventos disputados - 11; Abandonos - 4; Melhor resultado - 4º (Austrália); Vitórias em troços - 2

Alister McRae

Eventos disputados - 11; Abandonos - 5; Melhor resultado - 7º (Argentina); Vitórias em troços - 1

Michael Guest

Eventos disputados - 3; Abandonos - 2; Melhor resultado - 30º (Finlândia)




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