23 dezembro 2010

WRC 2001 - MITSUBISHI RENDIA-SE AOS WORLD RALLY CARS

2001

FOCUS RS WRC 01
Pondo de parte a ligeira alteração de desenho no pára choques dianteiro, bem como, a nova decoração do carro, o Focus 2001 era idêntico por fora em relação à versão anterior. Por outro lado, os vidros foram substituídos por uns mais finos, fazendo com que retirasse 8 kg ao carro.
A Cosworth continuou a desenvolver o motor, aplicando uma nova árvore de cames e novos pistons, aumentando o curso para 1999cc. O turbo recebeu partes cerâmicas internas para dar melhor resposta ao acelerador.
A M-Sport manteve Sainz e McRae na equipa mas, o lugar deixado por Petter Solberg, passou a ser ocupado por François Delecour pois, o ambiente na Peugeot não era o melhor com Panizzi.
Embora tenha somado seis abandonos na temporada, Colin McRae voltou aos bons resultados e apenas não foi campeão devido a um aparatoso acidente na última prova do campeonato.
Carlos Sainz também foi um dos pilotos que chegou à última prova com hipóteses matemáticas de chegar ao título mas, acabou por ferir um espectador numa ligeira saída de estrada, ficando sem condições psicológicas para continuar o derradeiro rally.

Carlos Sainz
Eventos disputados - 14; Abandonos - 3; Lugares no pódio - 5; Vitórias em troços - 33


Colin McRae
Eventos disputados - 14; Abandonos - 6; Vitórias - 3 (Argentina, Chipre e Acropole); Lugares no pódio - 5; Vitórias em troços - 35


François Delecour
Eventos disputados - 13; Abandonos - 3; Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 13


Mark Higgins
Eventos disputados - 1 (RAC); Abandonos - 1

IMPREZA WRC 01 S7 44S
Apesar de ter uma nova carroçaria, o novo Impreza S7 de 2001 era mecanicamente quase idêntico ao P2000. Isto porque o carro estreado em Portugal no ano anterior, tinha apenas 9 meses de existência e quase tudo tinha sido novo naquele carro, onde pouco havia para melhorar.
O Impreza voltava a ter quatro portas, comprometendo a rigidez e dando peso extra à carroçaria que a Prodrive teve de eliminar. No entanto, as quatro portas facilitava na assistência em alguns aspectos.
O motor foi ligeiramente melhorado e uma pequena parte da electrónica foi substituída pois, o "cockpit" do novo Impreza era totalmente novo.
Richard Burns manteve-se na equipa pelo 3º ano consecutivo e conseguiu o seu único título de pilotos em 2001, num ano que foi muito competitivo mas, também extremamente demolidor.
Com Kankkunen a ser dispensado, Petter Solberg ascendeu ao lugar de segundo piloto da equipa, obtendo um pódio e algumas vitórias em troços mas, no entanto, não foi além da 10ª posição no campeonato.
Markko Martin também foi recrutado por David Richards onde efectuou a maioria das provas do campeonato mas, ainda estava numa fase de aprendizagem.


Richard Burns
Eventos disputados - 14; Abandonos - 4; Vitórias - 1 (Nova Zelândia); Lugares no pódio - 6; Vitórias em troços - 34


Petter Solberg 
Eventos disputados - 14; Abandonos - 6; Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 15


Markko Martin
Eventos disputados - 9; Abandonos - 6; Melhor resultado - 5º (Finlândia); Vitórias em troços - 2


Toshi Arai
Eventos disputados - 10; Abandonos - 6; Melhor resultado - 4º (Chipre)

 LANCER EVO 6.5/ EVO 7 WRC
Enquanto as outras equipas mudaram imediatamente para os world rally cars, a Mitsubishi ia-se mantendo com algumas regras do GR.A. O Lancer EVO 6.5 continuou a vencer em 2001 mas, a Ralliart acabou por estrear o novo EVO 7 no fim da temporada mas, agora com homologação em WRC.
O Lancer WRC foi desenvolvido num espaço muito curto e muitos componentes chave, foram aproveitados do Lancer de Grupo A. O motor foi um dos componentes a transitar para o novo Lancer mas, o espaço para o mesmo era diferente, tendo algumas peças ao seu redor a terem de ser modificadas. A transmissão era exactamente a mesma mas, neste carro, não funcionava nada bem como na versão de Grupo A. O sistema de arrefecimento do motor foi totalmente novo e a  suspensão posterior também.
Embora tivesse praticamente o mesmo comprimento, a distância entre eixos foi aumentada, provocando um comportamento um pouco diferente.
Antes da estreia do novo carro, Tommi Makinen estava a liderar o campeonato com o robusto e fiável EVO 6.5 mas, nas últimas quatro provas do campeonato com o Lancer WRC, o finlandês somou três abandonos e o melhor que conseguiu foi um 6º lugar na Austrália, vindo a terminar em 3º na temporada 2001.
Freddy Loix esteve um pouco melhor do que na temporada anterior mas, sempre se queixou da equipa trabalhar a 120% com Makinen.

Tommi Makinen
EVO 6.5 - Eventos disputados - 10; Abandonos - 3; Vitórias - 3 (Monte Carlo, Portugal e Safari); Lugares no pódio - 4; Vitórias em troços - 21
WRC - Eventos disputados - 4; Abandonos - 3; Melhor resultado - 6º (RAC)


Freddy Loix
EVO 6.5 - Eventos disputados - 10; Abandonos - 1; Melhor resultado - 4º (Catalunha); Vitórias em troços - 1
WRC - Eventos disputados - 4; Abandonos - 1; Melhor resultado - 11º (Austrália)


Thomas Radstrom
EVO 6.5 - Eventos disputados - 1 (Suécia); Lugares no pódio - 1


Katsuhiko Tagushi
EVO 6.5 - Eventos disputados - 1 (Chipre); Abandonos - 1


Toni Gardemeister
EVO 6.5 - Eventos disputados - 2; Abandonos - 1; Melhor resultado - 15º (Nova Zelândia)


OCTAVIA WRC EVO 2
Os checos da Skoda efectuaram toda a temporada com a segunda evolução do Octavia, estreada no ano anterior. Embora não tenham novamente, efectuado o campeonato completo pois, abdicaram de duas provas do campeonato, a Skoda continuou a trabalhar na fiabilidade do Octavia.
Esse trabalho acabou por dar frutos pois, Armin Schwarz conseguiu obter o primeiro pódio para a marca, no muito exigente Rally Safari.
Bruno Thiry acabou mesmo por se juntar à equipa pois, necessitavam de um bom piloto em pisos de asfalto mas, no entanto, os melhores resultados do piloto belga, acabaram por ser em Chipre e no RAC.

Armin Schwarz
Eventos disputados - 12; Abandonos - 6; Lugares no pódio - 1 (Safari); Vitórias em troços - 1


Bruno Thiry
Eventos disputados - 12; Abandonos - 4; Melhor resultado - 8º (Chipre e RAC)


Roman Kresta
Eventos disputados - 3; Abandonos - 3


Stig Blomqvist
Eventos disputados - 1; Melhor resultado - 22º (Finlândia)

206 WRC 00/ 01
A Peugeot começou por ter um péssimo inicio de temporada pois, os abandonos foram constantes até ao Rally da Finlândia que se disputa no mês de Agosto.
O modelo 206 estava em constante mutação desde a sua estreia na Córsega em 1999 mas, algo necessitava ser feito para melhorar a fiabilidade no carro francês. No Rally de Chipre, quase a meio da temporada, a Peugeot passou a ter a 3ª evolução do 206 mas, curiosamente alguns problemas ainda persistiram durante algumas provas, vindo depois a ficar tudo bem e os bons resultados voltaram a ver-se.
No exterior da viatura, apenas eram notórias as novas entradas de ar no capot do 206, permitindo uma melhor circulação de ar no propulsor do carro. O motor foi pouco mexido mas, o turbo foi alterado para melhorar o desempenho nas baixas rotações.
No entanto, a maior novidade no 206 em 2001, seria a nova caixa de velocidades com apenas 5 relações pois, os seus engenheiros defendiam-se ao dizer que eram suficientes, com a ajuda do enorme binário do motor. Esta alteração acabou por ser acertada pois, a Peugeot venceu 5 provas no final da temporada.

Marcus Gronholm
WRC 00 - Eventos disputados - 5; Abandonos - 4; Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 2
WRC 01 - Eventos disputados - 9; Abandonos - 4; Vitórias - 3 (Finlândia, Austrália e RAC); Lugares no pódio - 3; Vitórias em troços - 32


Didier Auriol
WRC 00 - Eventos disputados - 5; Abandonos - 3; Vitórias - 1 (Catalunha); Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 4
WRC 01 - Eventos disputados - 9; Abandonos - 4; Lugares no pódio - 3; Vitórias em troços - 10


Harri Rovanpera
WRC 00 - Eventos disputados - 5; Abandonos - 2; Vitórias - 1 (Suécia); Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 4
WRC 01 - Eventos disputados - 7; Abandonos - 1; Lugares no pódio - 4; Vitórias em troços - 9


Gilles Panizzi
WRC 00 - Eventos disputados - 7; Abandonos - 4; Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 2
WRC 01 - Eventos disputados - 3; Vitórias - 2 (Sanremo e Córsega); Lugares no pódio - 2; Vitórias em troços - 9


ACCENT WRC/ WRC 2
Após a experiencia da temporada anterior com o world rally car, a MSD reconheceu que era necessário alterar muita coisa no Accent. Tal como a Seat, o inicio do desenvolvimento do Hyundai foi feito com especialistas mais virados para provas de circuito pois, a suspensão do carro era totalmente inadequada.
A Hyundai efectuou as duas primeiras provas com a versão estreada em 2000 mas, no Rally de Portugal, o Accent apresentou-se renovado com uma nova evolução. As alterações não foram muitas pois, a MSD preocupou-se mais em tornar o carro mais fiável do que fazê-lo mais rápido. De qualquer forma, a suspensão foi toda redesenhada e o diferencial dianteiro deixou de ser mecânico. O pára choques dianteiro foi todo alterado, com novas entradas de ar e a asa posterior foi melhorada na aerodinâmica.

Keneth Eriksson
WRC - Eventos disputados - 1; Melhor resultado - 8º (Suécia)
WRC 2 - Eventos disputados - 8; Abandonos - 3; Melhor resultado - 6º (RAC); Vitórias em troços - 1


Alister McRae
WRC - Eventos disputados - 2; Abandonos - 1; Melhor resultado - 7º (Monte Carlo)
WRC 2 - Eventos disputados - 11; Abandonos - 1; Melhor resultado - 4º (RAC); Vitórias em troços - 1


Piero Liatti
WRC - Eventos disputados - 1 (Monte Carlo); Abandonos - 1
WRC 2 - Eventos disputados - 5; Abandonos - 4; Melhor resultado - 8º (Córsega)


Juha Kankkunen
WRC 2 - Eventos disputados - 1 (Finlândia); Abandonos - 1



XSARA WRC
Depois do bem sucedido Xsara Kit Car, onde venceu dois eventos do WRC 1999 em pisos de asfalto, a Citroën começou a desenvolver no ano seguinte nas provas do campeonato francês, um Xsara T4. 
Devido ao facto da Citroën e Peugeot pertencerem ao Grupo PSA, por pouco o projecto do Xsara WRC não ficava parado. Depois de muita insistência por parte de Guy Fréquelin, o projecto avançou em 2001 com apenas quatro participações mas, no entanto, Jesus Puras venceu na Córsega e o jovem Sébastien Loeb que se tornaria campeão JWRC no mesmo ano, alcançou um excelente segundo lugar em Sanremo, numa oportunidade dada por Fréquelin como reconhecimento no excelente desempenho com o Saxo S1600.


Philippe Bugalsky
Eventos disputados - 4; Abandonos - 2; Melhor resultado - 6º (Acropole); Vitórias em troços - 11


Jesus Puras
Eventos disputados - 3; Abandonos - 2; Vitórias - 1 (Córsega); Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 14


Sébastien Loeb
Eventos disputados - 1 (Sanremo); Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 4


Thomas Radstrom
Eventos disputados - 1 (Acropole); Abandonos - 1


VIDEO RALLY DE PORTUGAL 2001


VIDEO RALLY DA CÓRSEGA 2001

Sem comentários:

Enviar um comentário