21 janeiro 2011

IRC - RALLYE MONTE CARLO 2011 DIA 3 (atualizado)

As cinco especiais disputadas no derradeiro dia do Rallye Monte Carlo, acabaram por ser extremamente competitivas pois, foram vários pilotos do top 10 a trocarem várias vezes de posição entre si até, ao final da prova.

Após a obtenção do título no campeonato francês em 2010, Bryan Bouffier apenas necessitou de controlar o segundo classificado de forma inteligente, para obter a sua primeira vitória no IRC e no Rallye Monte Carlo. Para bem do campeonato, muito provavelmente, Bryan Bouffier poderá estar presente em mais 9 eventos do IRC, segundo alguns rumores no parque de assistência.

Freddy Loix ascendeu à segunda posição no inicio da noite mas, a distância que tinha em relação a Bouffier, fez com que preferisse na atacar o piloto francês, para não correr riscos desnecessários.

Stéphane Sarrazin esteve com um andamento muito forte no último dia do rally, vencendo três dos cinco troços de hoje que lhe permitiu terminar em terceiro a 19,4s de Loix. No entanto, o francês apanhou um grande susto quando ficou com a caixa de velocidades encravada em quarta mas, felizmente, foi possível resolver tudo na última assistência antes dos dois derradeiros troços.
Apesar de ter terminado em terceiro na estrada, foi imposta uma penalização de 30 segundos a Sarrazin, descendo para a quarta posição final.

Guy Wilks não foi muito feliz na escolha dos pneus esta noite, perdendo preciosos segundos para Sarrazin mas, de qualquer forma, conseguiu terminar na terceira posição, beneficiando da penalização imposta a Sarrazin.
Com um Peugeot menos evoluído do que os pilotos oficiais, François Delecour perdeu muito tempo nas subidas por falta de potência do 207 S2000 da Enjolras. Contudo, aos 48 anos de idade, Delecour terminou na quinta posição neste seu regresso à competição, onde só ficou a 0,5s de Stéphane Sarrazin.

Apesar do tempo perdido no dia anterior, Juho Hänninen andou da melhor forma como sabe, ou seja, a fundo. O finlandês não venceu nenhum troço no último dia mas, averbou tempos quase sempre entre os três primeiros nas especiais. Hänninen não subiu nenhuma posição mas, ficou apenas a 6,9s de François Delecour.
Esperava-se mais de Petter Solberg no terceiro dia mas, de facto, o norueguês continuou a perder terreno para Hänninen e na derradeira especial, o seu Peugeot começou a ficar com falhas no alternador, não conseguindo chegar à assistência e manter a sétima posição, acabando por desistir na ligação. Por outro lado, Olivier Quesnel comentou na rallyradio que Solberg deverá fazer mais uma ou duas provas no IRC.

Estando fora das competições desde o último Monte Carlo, um furo no primeiro dia e a falta de ritmo, fez com que Nicolas Vouilloz fizesse uma prova apagada. No entanto, o francês esteve muito bem nos últimos troços, onde até venceu um deles e terminou em sétimo, após o abandono de Solberg.
Pior esteve Jan Kopecký pois, conhece o Skoda como ninguém mas, não tirou partido dessa situação. Mesmo ponde de parte a escolha desastrosa dos pneus no dia de ontem, o checo esteve muito apagado neste rally.

Giandomenico venceu uma especial esta noite e conseguiu entrar nos lugares pontuáveis, por troca com Toni Gardemeister, terminando em nono na frente do finlandês.
Pierre Campana foi o melhor nas duas rodas motrizes, com um Renault Clio R3 e o piloto suiço, Florian Gonon, cilindrou a concorrência na Produção, com um Subaru Impreza STI N12.

LÍDERES DO RALLY:
Stéphane Sarrazin (SS1); Juho Hänninen (SS2 a 6); Bryan Bouffier (SS7 a 13)
VENCEDORES DE TROÇOS: 
Stéphane Sarrazin (4); Juho Hänninen (3); Freddy Loix (1); Bryan Bouffier (2); François Delecour (1); Nicolas Vouilloz (1); Giandomenico Basso (1)


Sem comentários:

Enviar um comentário