18 julho 2010

IRC - SATA RALLYE AÇORES 2010 DIA 3

O derradeiro dia do Sata Rallye Açores, foi tudo menos monótono pois, houve várias trocas de líder, alguns toques e acidentes, problemas mecânicos, furos mas, acima de tudo, só se descobriu o vencedor na última especial.

SS13 Achada das Furnas 2 - Juho Hänninen começa o dia a vencer e fica empatado com Bruno Magalhães na liderança, ao anular a desvantagem de 2,2s para o português.
Mesmo a abrir a estrada, Kris Meeke ganha 4,4s a Mikkelsen e o britânico já sem a febre que o afectou no segundo dia, sobe para a quarta posição.

SS14 Graminhais 1 - A primeira passagem no Planalto dos Graminhais, encontrava-se com algum nevoeiro e chuva, tornando a visibilidade muito reduzida. Ao ser segundo na estrada, Andreas Mikkesen deparou-se com algumas vacas em pleno troço, atingiu a cabeça de uma delas, acabando por matar o pobre animal. Felizmente, para o piloto e navegador, o carro apenas sofreu danos na carroçaria mas, não se livraram de um valente susto que poderia ter tido consequências bem mais graves. O troço acabou por ser cancelado por motivos de segurança e lá na frente, continuava tudo na mesma.

SS15 Tronqueira 1 - Bernardo Sousa vence o troço mas, Bruno Magalhães começou a perder óleo na caixa de velocidades, saltando muito lubrificante para o pára-brisas. Com este problema, Magalhães perdeu 18 segundos para Hänninen que passa a ser o novo líder e vê Jan Kopecký aproximar-se perigosamente da sua segunda posição, a 2,6 atrás do português.

SS16 Grupo Marques 2 - Com muito público presente, Juho Hänninen vence a super especial, ganha mais 1,9s a Magalhães e Kopecký também recupera 0,2s para o português, que só queria chegar à assistência para trocar a caixa de velocidades pois, o Peugeot estava "ensanduichado" entre os dois Skoda e precisava recuperar terreno.

SS17 Lomba da Maia 2 - Mesmo com a nova de caixa de velocidades montada, Magalhães volta a perder 1,1s para Hänninen que vencia o troço e mais 0,5s para Kopecký mas, no entanto, o português mantinha a segunda posição.
Bernardo Sousa travou tarde para uma curva e bateu com a roda posterior direita numa barreira, danificando a suspensão do Ford Fiesta. Entretanto, Pedro Peres não saiu da sua assistência, porque o motor do Mitsubishi tinha sobreaquecido em demasia na Tronqueira e assim, o piloto preferiu não continuar para não partir o motor.

SS18 Graminhais 2 - Juho Hänninen sofre um furo em pleno troço e pára para trocar a roda em menos de 2 minutos mas, perde a liderança e Bruno Magalhães foi sempre atrás do pó do finlandês, chegando ao final da especial muito irritado, acusando a Skoda de efectuar uma táctica pouco desportiva.
Jan Kopecký venceu a segunda passagem nos Graminhais e passa a ser o novo líder do rally, partindo para o último troço com uma vantagem de 6,4s para o português da Peugeot.
Com o azar do finlandês, Kris Meeke sobe para a terceira posição e Bernardo Sousa desce da sexta para a nona posição, por ter a suspensão do seu carro bastante danificada, resultante do toque na especial anterior.
Paulo Maciel perdeu todo o óleo de um dos amortecedores do Saxo e deixou de ser o líder nas duas rodas motrizes, passando essa posição para as mãos de Henrique Moniz, na sua estreia no Sata Rally Açores.

SS19 Tronqueira 2 - O último troço do Sata Rallye Açores 2010, não podia ter sido mais dramático pois, trata-se da especial disputada na mítica Serra da Tronqueira que continua a criar surpresas e dissabores para alguns pilotos.
O mais recente líder do rally, Jan Kopecký, na tentativa de não ser alcançado por Bruno Magalhães, cometeu um excesso de condução, que é pouco usual no piloto e capotou na descida da Mata dos Bispos, desistindo já muito perto do final da especial.
Com tudo isso, Bruno Magalhães vence o Sata Rally Açores pela segunda vez mas, mais importante, era a sua primeira no IRC, deixando o piloto e navegador radiantes e muito emocionados, devido a esta vitória merecida. Para além do triunfo, Bruno Magalhães foi o primeiro piloto a receber o novo Colin McRae  IRC Flat Out Trophy.
Kris Meeke cometeu erros a teve alguns azares no inicio do rally mas, o britânico desta vez, soube manter a calma e venceu o último troço do evento pois, tinha Hänninen a 18,2 atrás de si. Com o erro de Kopecký na Tronqueira, Meek terminou o rally na segunda posição, conseguindo um excelente resultado para a Peugeot.
Andreas Mikkelsen ficou sem direcção assistida neste troço muito exigente e perdeu quase 3 minutos para o mais rápido mas mesmo assim, o jovem norueguês subiu uma posição devido ao erro do piloto checo. Devido ao cansaço causado pelo esforço, o seu navegador conduziu o carro nos cerca de 70 quilómetros de ligação, até Ponta Delgada.
A dupla Ricardo Moura/ Sancho Eiró, foram os quartos mais rápidos do dia, aproveitaram os erros de Kopecký e Sousa para alcançarem um excelente quinto lugar final, sendo para eles o melhor resultado até hoje neste evento.
Vitor Pascoal evitou problemas no último dia e ainda conseguiu obter 3 pontos no IRC, ao terminar na sexta posição final. O piloto deixou no ar a hipótese de deixar de correr com o Peugeot na próxima temporada pois, os custos de manutenção da sua viatura, são muito elevados para o seu orçamento.
Pedo Vale (7º) e Sérgio Silva (8º), fecharam os lugares pontuáveis do IRC, sendo três, o número de açorianos a colocarem os seus nomes no quadro de pontuações desta competição internacional.
Com os resultados de Moura e Vale, a Ralliart ultrapassou a Subaru no campeonato e Sérgio Silva vai receber o prémio por ter sido o melhor Subaru em prova pois, esta, tem sido uma iniciativa do construtor nipónico, nas eventos IRC 2010.
Henrique Moniz, a fazer dupla com Pedro Machado, foram os melhores na duas rodas motrizes e os grandes vencedores na formula 3 açoriana, na sua primeira participação no Sata Rallye Açores. No entanto, a vitória em termos de IRC 2WD Cup, foram parar às mãos da simpática dupla brasileira, Rafael Tulio/ César Valandro que acabaram por cilindrar a sua concorrência directa e foram os primeiros a repetir este ano, o triunfo nesta competição.
Bernardo Sousa (10º) e Paulo Maciel (15º) conseguiram levar os seus carros até ao fim com muitos problemas de suspensão. Se Sousa igualou o seu melhor resultado, Paulo Maciel conseguiu terminar este rally pela primeira vez, com Filipe Gouveia ao seu lado.

LÍDERES DO RALLY: 
Bruno Magalhães (SS1 e 2); Juho Hänninen (SS3); Bruno Magalhães (SS4 a 13); Juho Hänninen (SS13 a 17); Jan Kopecký (SS18); Bruno Magalhães (SS19); 
VENCEDORES DE TROÇOS: 
Bruno Magalhães (4); Juho Hänninen (7); Andreas Mikkelsen (1); Jan Kopecký (3); Kris Meeke (2); Bernardo Sousa (1)

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO PILOTOS:

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO CONSTRUTORES:

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO PILOTOS 2WD CUP:

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