IRC - Intecontinental Rally Challenge
nº1 FIA B - Campeão em título e vencedor da edição anterior do Sata Rallye Açores, Kris Meeke não está a ter uma boa temporada pois, em seis provas, apenas conseguiu terminar por duas vezes.
Meeke venceu em Curitiba e terminou em 4º nas Canárias, após ter perdido algum tempo com um furo, quando esteve a lutar pela vitória.
Na Argentina, abandonou devido a problemas de suspensão mas, em Monte Carlo, Sardenha e Bélgica, o piloto da Peugeot UK desistiu devido a saídas de estrada. O despiste mais forte, foi no Ypres Rally, onde deixou o 207 S2000 bastante danificado, e como tal, Kris Meeke e Paul Nagle, vão utilizar no Sata Rallye, o Peugeot (KRO 207) de Thierry Neuville.
nº2 FIA B - Juho Hänninen deu-se mal na edição 2009 do Sata Rallye Açores. O piloto finlandês estava a ser um dos mais rápidos mas, na tomada de tempo na primeira passagem por Sete Cidades, Hänninen deu um toque e arrancou a suspensão posterior do lado direito. Após a assistência, Hänninen capotou no troço da Batalha, provocou um atraso com mais de 1 hora na prova mas, regressou à estrada no último dia com o sistema super rally, onde foi o terceiro mais rápido na última etapa.
Na presente temporada, Juho Hänninen foi até agora, o único piloto a repetir uma vitória no IRC, sendo o líder do campeonato com 42 pontos, graças às vitórias na Argentina e na Sardenha.
Tendo utilizado a nova evolução do Fabia S2000, no Rally Bohemia, foi impossível trazer o novo carro a tempo de disputar o Sata Rallye, sendo a unidade 11R 0102 que utilizou no Monte Carlo e nos eventos em pisos de terra, o Skoda escolhido pela equipa, para disputar o nosso rally.
nº4 - Jan Kopecký foi o segundo classificado da edição 2009, com quem travou uma grande luta contra Nicolas Vouilloz, no ano de estreia do Sata Rallye no IRC, atrás do inatingível Kris Meeke.
O vice-campeão 2009, terminou nos pontos em todos eventos disputados na presente temporada, estando a ocupar a segunda posição no campeonato com 39 pontos, apenas menos 3 do que o seu companheiro de equipa.
Tal como Hänninen, o piloto checo vai utilizar a primeira versão do Fabia S2000, com a unidade 11R 0103, no Sata Rallye Açores 2010.
nº6 FPAK A - Vencedor da edição 2008, em contraste com edição do ano passado, onde teve diversos problemas, Bruno Magalhães está esperançado em obter um resultado no pódio em 2010.
O piloto da Peugeot Portugal, vai utilizar a unidade 14-DT-16, sendo a mesmo carro que disputou as provas em pisos de gravilha na sua primeira temporada do IRC. Magalhães pontuou em todas as provas e ocupa a quarta posição no campeonato, com apenas 5 pontos de diferença para Guy Wilks que infelizmente, estará ausente do rally.
nº9 - O jovem piloto norueguês, Andreas Mikkelsen, vai efectuar a sua estreia no Sata Rally Açores, com a mesma unidade com que disputou o Rally da Sardenha e o Geko Ypres Rally na Bélgica.
Com o Ford Fiesta S2000 (PX10 AKP) da M-Sport, equipado com pneus Hankook, Mikkelsen ambiciona um lugar no pódio, após ter obtido os primeiros pontos em Ypres. Na estreia com o Fiesta no IRC, no passado Rally da Sardenha no mês de Maio, Andreas Mikkelsen teve uma saída de estrada logo na primeira especial mas, regressou no segundo dia em sistema super rally, onde averbou alguns tempos interessantes.
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE PILOTOS:
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DOS CONSTRUTORES:
Sem comentários:
Enviar um comentário