Foi hoje para a estrada, a quinta prova do IRC que se disputa na ilha da Sardenha, com temperaturas superiores a 30 graus. A super especial que se devia ter disputado ontem em Cagliari, foi cancelada devido a problemas financeiros e a ordem de partida, que ia ser dada em ordem inversa entre os primeiros dez concorrentes, acabou por não acontecer.
Sébastien Ogier, recente vencedor do Rally de Portugal, era apontando como um dos principais favoritos à vitória mas, no entanto, o francês teve um furo no Peugeot no inicio da primeira especial e posteriormente, um pouco mais à frente, ficaria parado com problemas no Peugeot.Paolo Andreucci também furou na primeira especial mas, acabaria por vencer o troço seguinte e passava para a liderança. No entanto, o italiano passou para a segunda posição na terceira especial do dia mas, viria a terminar a etapa na frente, com 7,4s de vantagem sobre o segundo classificado.
Kris Meeke chegou a liderar a prova a partir do terceiro troço mas, viria a perde-la mais tarde, nas duas passagens por Monte Lerno em que o britânico perdeu um pouco de confiança nas classificativas por serem muito estreitas.
Juho Hänninen não venceu nenhum troço mas, ocupa a terceira posição desde a segunda especial e terminou o dia a 3,9s de Meeke e 11,3s de Andreucci, esperando-se um forte ataque do finlandês da Skoda, para o último dia de prova.
Jan Kopecký foi o primeiro líder do rally mas, viria a dar um toque numa rocha no decorrer da segunda especial, acabando por furar um dos pneu e danificar a suspensão. O checo terminou o dia em quarto da geral a 41,2s de Andreucci.
Thierry Neuville aproveitou algumas desistências e terminou o primeiro dia na quinta posição a quase 3 minutos do líder do rally. De qualquer forma, está a ser um bom resultado para o jovem belga, numa prova que se está a demonstrar muito demolidora.
O finlandês Teemu Arminen, que participa no campeonato italiano de terra, terminou a etapa em sexto da geral, com um Subaru Impreza STI da Tommi Makinen Racing.
Per-Gunnar Andersson perdeu mais de 4 minutos com um furo na primeira especial mas, já recuperou até à sétima posição, com o Mitsubishi que é conduzido por Gwindaf Evans no campeonato britânico.
Bruno Magalhães teve um inicio de prova para esquecer, ao ter graves problemas de travões nas duas primeiras especiais. A assistência da Peugeot Portugal conseguiu resolver o problema mas, o português viria a penalizar 2m30s e descia para décimo quinto. Magalhães recuperou até à décima posição, ainda está fora dos lugares pontuáveis e a mais de 6 minutos do líder.
Tal como Ogier, Guy Wilks também não passou da primeira especial mas, os motivos foram bem diferentes pois, o piloto britânico acabou por ter um despiste violento e fracturou duas vértebras.
Na estreia em 2010 no IRC, Andreas Mikkelsen capotou com o novo Ford Fiesta S2000 na primeira especial mas, felizmente, nada de grave aconteceu à dupla de pilotos e o carro também sofreu poucos danos.
Franz Wittmann Jr. estava a efectuar a sua terceira participação este ano em provas do IRC e também teve a sua terceira desistência por despiste, numa altura em que estava envolvido numa boa luta com Neuville.
Yazeed Al-Rajhi e a piloto turca Burcu Çentinkaya, também ficaram fora de prova, nas suas estreias no IRC.
LÍDERES DO RALLY:
Jan Kopecký (SS2); Paolo Andreucci (SS3); Kris Meeke (SS4 e 5); Paolo Andreucci (SS6 e 7)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Jan Kopecký (2); Paolo Andreucci (3); Kris Meeke (1)
Sem comentários:
Enviar um comentário