03 junho 2010

CPR - RALLY DE PORTUGAL 2010

Armindo Araújo foi o melhor português em prova mas, no entanto, o campeão PWRC 2009, não pontua para o CPR porque não está inscrito no campeonato. Araújo saiu numa posição muito alta e queixou-se muito do mau estado do piso, que se tornava demolidor para a mecânica de um Grupo N mas, no entanto, terminou num excelente 14º lugar da geral.
Bernardo Sousa (dia 1 - 1º/ dia 2 - 1º/ dia 3 - 1º) dominou os três dias do Rally de Portugal, sendo o melhor em cada etapa pois, todos os dias era um rally diferente para os concorrentes do CPR, em relação ao agrupamento. Sousa chegou a sofrer um furo no Fiesta e teve um problema numa das rodas durante o último dia mas, o jovem madeirense esteve intocável.
Pedro Peres (dia 1 - 4º/ dia 2 - 2º/ dia 3 - 3º) terminou em segundo no final do rally e obteve excelentes pontuações na produção, com o Mitsubishi Lancer EVO 9 da Peres Competições.
Vitor Sá (dia 1 - 5º/ dia 2 - 3º/ dia 3 - 4º) foi um inesperado terceiro classificado no final mas, o piloto da madeira não encontrou problemas no seu Peugeot.
Vitor Pascoal (dia 1 - 2º/ dia 2 - 6º/ dia 3 - 5º) esteve bem no primeiro dia onde esteve envolvido em grande luta com Ricardo Moura mas, um apoio do motor partido no Peugeot, fez baixar muito o ritmo de prova de Pascoal que acabou em quarto do CPR.
Pedro Meireles (dia 1 - DES/ dia 2 - 4º/ dia 3 - 6º) desistiu no primeiro dia do rally mas, regressou à prova no Sábado e terminou em quinto do CPR, ao volante do Subaru Impreza.
Ricardo Moura (dia 1 - 3º/ dia 2 - DES/ dia 3 - 2º) foi o melhor na produção no primeiro dia mas, no seguinte, ficava parado no primeiro troço de Sábado com problemas de direcção. Regressou no último dia e foi o segundo mais rápido na derradeira etapa, permitindo-lhe terminar em sexto e obter boas pontuações na produção.
Armindo Neves (dia 1 - 6º/ dia 2 - 7º/ dia 3 - 7º) fez o possível com o Lancer EVO 7 e terminou todos os dias do rally.
João Ramos (dia 1 - 8º/ dia 2 - 8º/ dia 3 - 8º) com o seu ritmo de "rallypaper" também terminou todos os dias e obteve um ponto para o campeonato.
Nuno Barroso Pereira (dia 1 - DES/ dia 2 - 5º/ dia 3 - DES) desistiu no primeiro dia, recuperou muitos lugares no segundo mas, na penúltima especial do rally, acabou por sair de estrada e deitou preciosos pontos para o lixo.

Notas soltas ralis.online.pt
Entre os restantes portugueses, Rui Lousado estava a ter uma boa prestação mas, acabou por capotar para um buraco e a prova esteve parada por alguns minutos. O piloto e navegador ficaram presos dentro do carro e Luís Assunção (navegador) disse que por pouco não sucedeu o pior, tecendo ainda muitas críticas à organização.

Mesmo se Pedro Peres foi o melhor classificado do Gr. N em termos gerais entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis, foi Ricardo Moura que conquistou mais pontos. “Foi um resultado bastante importante. Depois de tantas adversidades com os treinos, começámos bem, ao obter uma vitória no Grupo N, logo no primeiro dia de prova. No segundo dia aconteceu o inacreditável, logo no primeiro troço, quando o cubo do volante se partiu e nos obrigou a abandonar. De regresso ao rali, no terceiro dia de prova, foi no fantástico cenário do Estádio do Algarve que encerrámos em pleno esta nossa participação no Vodafone Rally de Portugal, com mais uma vitória no Grupo N, ganhando assim maior vantagem na liderança do agrupamento no Campeonato de Portugal de Ralis”, afirmou Ricardo Moura.

Vitor Pascoal não teve muitas razões para se sentir feliz com o Rali de Portugal, depois de tantos problemas no Peugeot 207 S2000. Na chegada ao Estádio do Algarve e em dia de aniversário, Pascoal declarava que “evidentemente, não fizemos a prova que gostaríamos mas os ralis são mesmo assim! Desta vez o azar bateu à nossa porta e temos que nos dar por satisfeitos por concluir mais um evento tão grandioso como este. Nas últimas especiais tínhamos o motor a falhar e tivemos grandes dificuldades em trazer o carro até ao último parque de assistência. Foi o resultado possível depois de no dia anterior ter partido um apoio de motor, o que nos custou uma forte penalização e nos obrigou a um andamento bastante moderado.”

Armindo Araújo teve um rali com alguns contratempos, mas o resultado final foi o melhor possível. “Toda a equipa ficou muito satisfeita com a prova que realizamos, pois fizemos alguns testes no desenvolvimento do carro, mantivemos o ritmo competitivo e conseguimos duas vitórias. O Mitsubishi Lancer Evo 10 está cada vez melhor e nós, optimistas quanto ao futuro. Não podia deixar novamente de agradecer a todos os espectadores o apoio que senti durante todos estes dias”.

Depois da aventura no IRC, Carlos Oliveira apostou estar presente no Rali de Portugal com o Renault Clio R3. “Estamos muito satisfeitos com o nosso desempenho no rali. Esta é uma prova difícil, com muitos quilómetros e com troços bastante duros que deterioram bastante as mecânicas dos carros. Apesar de alguns percalços e de no primeiro dia partirmos com um número muito alto que nos prejudicou bastante, acabamos por conseguir terminar todas as etapas e registar bons tempos nos troços cronometrados. O resultado final foi muito bom sobretudo a nível nacional e nos carros de duas rodas motrizes, onde acho que foi essencial a boa gestão que fizemos do nosso rali. O carro, apesar de ainda estar em rodagem com o novo motor, esteve excelente e mesmo com um ou outro percalço superou da melhor forma a dureza do troços, o que nos permitiu impor praticamente durante todo o rally um bom andamento. Um agradecimento especial a toda a minha equipa, à estrutura do Fernando Motorsport e ao meu navegador pela dedicação e trabalho que tiveram no decorrer do Vodafone Rally de Portugal”, adiantou Carlos Oliveira.

Um despiste na ligação de João Silva levou o piloto ao hospital assim como José Janela o seu navegador. Um forma inglória de terminar o rali, depois de ter melhorada a sua prestação ao longo dos três dias de prova.

CLASSIFICAÇÃO FINAL CPR



CLASSIFICAÇÃO POR CADA ETAPA
DIA 1
1º Bernardo Sousa (FORD)
2º Vitor Pascoal (PEUGEOT)
3º Ricardo Moura (MITSUBISHI)
4º Pedro Peres (MITSUBISHI)
5º Vitor Sá (PEUGEOT)
6º Armindo Neves (MITSUBISHI)
7º João Ramos (MITSUBISHI)

DIA 2 
1º Bernardo Sousa (FORD) 
2º Pedro Peres (MITSUBISHI) 
3º Vitor Sá (PEUGEOT) 
4º Pedro Meireles (SUBARU) 
5º Nuno Barroso Pereira (SUBARU)
6º Vitor Pascoal (PEUGEOT) 
7º Armindo Neves (MITSUBISHI)
8º João Ramos (MITSUBISHI)

DIA 3 
1º Bernardo Sousa (FORD) 
2º Ricardo Moura (MITSUBISHI) 
3º Pedro Peres (MITSUBISHI) 
4º Vitor Sá (PEUGEOT) 
5º Vitor Pascoal (PEUGEOT) 
6º Pedro Meireles (SUBARU) 
7º Armindo Neves (MITSUBISHI) 
8º João Ramos (MITSUBISHI)

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO 

 CLASSIFICAÇÃO DOS PORTUGUESES NO RALLY

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