O que havia para definir no Campeonato de Ralis dos Açores, em termos de campeões, ficou tudo decidido no Rali Ilha Lilás 2014.
A quinta vitória à geral de Ricardo Moura, permitiu que renovasse mais um título absoluto no campeonato açoriano - o sétimo consecutivo. Apesar de ter uma vantagem de 26,5 pontos com 29,5 em jogo na última ronda, Moura conseguiria na mesma o título pois, Luis Rego Jr., o seu mais direto adversário, mesmo que ganhe tudo no Pico, terá de deitar um resultado fora, conforme consta no regulamento.
Apesar da desistência prematura, Henrique Moniz conseguiu renovar o título nas duas rodas motrizes, pela primeira vez, com o Citroën DS3 R3T. Embora matematicamente, seja possível que Rafael Botelho consiga obter pontuação superior numa eventual vitória no Pico, o jovem piloto de São Miguel terá de abdicar do pior resultado obtido este ano, podendo no melhor das hipóteses, obter 104,5 pontos, contra os 113,5 já garantidos por Henrique Moniz.
A ausência de Adalberto Correia na ilha Terceira, permitiu que Filipe Costa fosse o novo campeão nos VSH, apesar de não ter conseguido qualquer ponto, depois do aparatoso acidente ainda no inicio do rali.
Ainda antes do inicio do rali, Henrique Moniz já tinha garantido a pontuação suficiente para ser o melhor na classe RC3, tal como Rafael Botelho na classe RC4 mas, na classe RC5, coube a António Ortins ser o melhor após o Rali Ilha Lilás.
Na competição reservada aos clássicos, a primeira metade do Rali Ilha Lilás esteve bastante animada na luta pela vitória na classe. O duelo do local Jorge Sousa, com Rui Torres, esteve muito interessante com o piloto do Toyota a passar para a frente no primeiro troço do segundo dia e depois, seria Rui Torres a recuperar a liderança no último troço na manhã de sábado.
À tarde, Jorge Sousa apostou forte no traiçoeiro troço da Serreta, ao fazer o quinto tempo à geral e voltou a fazer o mesmo em Ribeira das Nove/ Regatos, ganhando mais de 1 minuto a Rui Torres em apenas dois troços. No entanto, o piloto do Toyota entusiasmou-se na segunda passagem por Serreta e não evitou uma das muitas árvores que se encontravam próximas da estrada, desistindo quando tinha subido à oitava posição da geral com os olhos postos no sétimo lugar de Bruno Tavares. Deste modo, Rui Torres acabou por obter a segunda vitória consecutiva e sagrou-se virtual campeão entre os clássicos.
Natural de São Miguel mas, residente na Graciosa, Laudalino Furtado levou ao fim o seu Ford Escort MK2, vencendo a competição de clássicos do Troféu de Ralis Terceira-Graciosa.
Natural de São Miguel mas, residente na Graciosa, Laudalino Furtado levou ao fim o seu Ford Escort MK2, vencendo a competição de clássicos do Troféu de Ralis Terceira-Graciosa.
Manuel de Mello Breyner deslocou-se à ilha Terceira para acompanhar o Rali Ilha Lilás mas, de uma forma diferente pois, o ex-piloto e atual Presidente da FPAK, foi convidado pela Fábrica de Tabaco Estrela para guiar o carro zero. A viatura utilizada foi o Evo IX de reconhecimentos de Ricardo Moura, o que permitiu algum espectáculo extra nas estradas terceirences.
Sem comentários:
Enviar um comentário