13 setembro 2013

WRC - DIA 2 RALLY AUSTRALIA 2013

...
(Por Carlos Silva) ralis.online.pt

Depois de um pequeno avanço inicial de Andreas Mikkelsen, após a disputa da dupla passagem pela super-especial de abertura de Coffs Super Special, Sébastien Ogier tomou de assalto a liderança do rally após a realização das 10 especiais que componham este primeiro dia.

Numa etapa onde todos se queixaram da muita falta de aderência e do intenso pó das florestais australianas, o líder do mundial foi o mais rápido em 8 troços tendo já uma vantagem de 20 segundos redondos para o Citroën de Mikko Hirvonen.

Sendo o quinto piloto a passar pelos troços, o piloto finlandês foi mais eficaz do que alguma concorrência bem melhor posicionada em termos de ordem de partida, com os quatro minutos de intervalo entre cada concorrente a espelharem bem a quantidade de pó encontrada nos troços.

O finlandês da Citroën foi inicialmente batido pelo seu companheiro de equipa Kris Meeke que detinha a melhor posição de partida, mas na segunda passagem pelos troços um menor à vontade do piloto irlandês neste tipo de piso fez com que baixasse para terceiro.

Ao deixar o motor ir abaixo no arranque para o ultimo troço, o ex-campeão do IRC perdeu 10 segundos o suficiente para baixar para a quarta posição no final do dia, atrás de Thierry Neuville. Autor de uma prova em crescendo, o piloto belga é o melhor representante dos pilotos da Qatar M-Sport encontrando-se a 38,1 seg. de Ogier e tem Meeke apenas a meio segundo atrás de si. Promete.

Autor de um pião na terceira especial que o fez perder cerca de 20 segundos mesclado com uma má posição à partida – era o terceiro na estrada, Jari-Matti Latvala que chegou a rodar na oitava posição terminou este primeiro dia na quinta posição já a quase um minuto da liderança.

Apesar de ter vencido a ultima especial, Latvala tem-se queixado muito da sua fraca prestação na Qualifyng Stage – logo posição na estrada, que o impede de estar mais próximo de Neuville o seu mais directo adversário na luta pela segunda posição do Campeonato. Longe dos mais rápidos têm rodado ambos os pilotos oficiais da Qatar M-Sport WRT.

Sexto, Mads Østberg que bateu numa pedra e danificou a porta de seu Ford Fiesta RS WRC tem pouco mais de 2,1 seg. sobre Andreas Mikkelsen (VW Polo R WRC) que teve um furo e uma pequena incursão fora de estrada e 7,5 seg. sobre um algo apagado Evgeny Novikov (8.º), que chegou ao final da quinta especial com uma jante partida.

Já mais de quatro minutos da liderença e a fechar o Top 10 encontram-se respectivamente o MINI JCW WRC de Nathan Quinn e o terceiro Citroën oficial de Khalid Al Qassimi. Na WRC-2 depois do domínio inicial de Yazeed Al Rajhi (Ford Fiesta RRC) que foi obrigado a desistir no decorrer do oitavo troço, o piloto da Ucrânia Yuriy Protasov (Ford Fiesta R5) lidera a competição com meio minuto de vantagem sobre o Ford Fiesta S2000 de Abdulaziz Al-Kuwari.

Na Production Cup Carlos Garcia Fessman (Mitsubishi Lancer Evo X) e o co-piloto português Hugo Magalhães, foram obrigados a desistir com problemas mecânicos no carro japonês regressando no segundo dia ao abrigo do sistema Rally 2.


LÍDERES DO RALLY:
Andreas Mikkelsen (SS1 e 2); Sébastien Ogier (SS3 a 10)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Andreas Mikkelsen (1); Sébastien Ogier (8); Jari-Matti Latvala (1)
SUPER-RALLY:
Haydden Padon; Yazeed Al Rahji








Sem comentários:

Enviar um comentário