04 maio 2013

WRC - DIA 3 RALLY ARGENTINA 2013

fonte: ralis.online.pt - Carlos Silva

Exceptuando a luta pela terceira posição travada ente Jari-Matti Latvala (VW) e Evgeny Novikov (Ford), a última etapa do Rally de Argentina traduziu-se num generalizado levantar do pé, onde as distâncias cifradas no dia de ontem praticamente cimentaram as posições finais da prova.


De volta à cena do mundial, Sébastien Loeb venceu pela oita vaez a prova sul-americana, aumentando para 78 o número de vitórias obtidas no WRC, factos esses bem reveladores de que "L'enfant Terrible " bem faz falta a tempo inteiro no WRC, onde provavelmente foi a sua última prova em pisos de terra no mundial...

Depois do tempo perdido com a saída de estrada ontem, Sébastien Ogier limitou-se a levar o seu VW Polo R WRC ao final onde a segunda posição obtida contribui para igualar a Loeb (2006) ao melhor início de sempre de uma temporada no historia do WRC : 3 vitórias, 2 segundos lugares!

Verdadeiramente ao ataque, andou Jari-Matti Latvala. Dispondo de uma desvantagem de 8,2 seg. no início do dia para Novikov, o piloto da VW registou 4 melhores registos consecutivos vencendo inclusivamente a Power Stage, suplantando o piloto russo na penúltima especial.

Mesmo não baixando os braços, o piloto da M-Sport pouco mais podia fazer com um Ford Fiesta inferior à concorrência, e onde a sua opção em abrir os troços no primeiro dia lhe poderão ter (indirectamente) impedido de obter o primeiro pódio da época.

Revelando ao longo da prova algumas dificuldades em "dominar" o seu Ford Fiesta RS WRC, Thierry Neuville foi um tranquilo quinto da geral, onde a falta de treinos e um diferencial que lhe impediu de ter a tracção desejada, poderão contribuir para que não mantenha um lugar entre os seis primeiros na "tabela" de pilotos nas provas que se avizinham. A seis minutos e minuto, classificou-se o segundo Citroën DS 3 de Mikko Hirvonen.

Não fosse o furo e problemas eléctricos sentidos na etapa de ontem e pelo que fez na etapa inaugural, um lugar no pódio estaria perfeitamente ao seu alcance. Sai da Argentina ainda mais distante de Ogier na classificação de pilotos, onde "Seb" Loeb é novamente o segundo na classificação geral... Idem aspas para Mads Ostberg. Manteve o sétimo posto de ontem numa prova em que muito cedo ficou arredado dos lugares da frente, devido a quebra de um braço de direcção logo na quarta especial. Continua a ser o melhor piloto da M-Sport na classificação do Mundial, mas viu-se suplantado por Latvala neste desiderato.

Andreas Mikkelsen (8.º) e Daniel Sordo (Citroën) tiveram ambos uma prova verdadeiramente para esquecer. Se o piloto norueguês pode-se queixar de si mesmo num toque ontem numa ponte (partiu a suspensão) o espanhol capotou no 1.º dia, viu o seu carro trabalhar a 3 cilindros na etapa de ontem e na última especial da prova problemas de caixa o fez o perder por duas décimas uma posição para o 3.º piloto da VW...

A fechar os lugares pontuáveis classificou-se o melhor privado, Martin Propok, numa etapa onde foi incapaz de suster atrás de si Mikkelsen e Sordo. Gabriel Pozzo (11.º ) foi o melhor piloto local na frente de Daniel Oliveira (Ford) co-pilotado pelo único português em prova: Carlos Magalhães. Na WRC 2 Abdulaziz Al-Kuwari (Ford Fiesta S2000) bateu em mais de 13 minutos o peruano Nicolas Funchs (Mitsubishi Lancer Evo IX), sendo o qatari agora o líder no Campeonato com mais 5 pontos que Sepp Wiegand.

LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1 a 6); Sébastien Lobe (SS7 a 15)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Sebastien Ogier (5); Mikko Hirvonen (1); Sebastien Loeb (2); Mads Ostberg (1); Jari Matti Latvala (5)



Sem comentários:

Enviar um comentário