29 novembro 2010

WRC - CATEGORIA GT NO MUNDIAL E EUROPEU A PARTIR DE 2011

O Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA aprovou na sua reunião de 3 de novembro, a introdução a partir de 1 de janeiro de 2011 de viaturas GT nas provas do WRC e ERC, sendo que a regulamentação técnica definitiva "GT Rallies", será aprovada na próxima reunião do Conselho Mundial, no início de dezembro.


Entretanto, já foi criado um grupo de trabalho específico para regulamentar as normas de homologação deste tipo de veículos para Ralis, baseado nos seguintes princípios: Produção mínima de 300 unidades com homologação baseada na Ficha de Homologação de GT2 e modificações genericamente autorizadas segundo a regulamentação do Grupo N.

Entre as especificações principais destacam-se a obrigatoriedade de terem duas rodas motrizes (através de um kit, um 4RM poderá ser modificado em 2RM) e motores normalmente aspirados sem turbo compressor. O motor deve ser completamente de série com a possibilidade de adaptação simples do restritor. A potência máxima deve ser de 400 cavalos, restringida por um restritor de 43 mm ou dois de 31 mm.

A velocidade máxima limitada mecanicamente a 180 km/h. A caixa de velocidades deve ter um máximo de 6 velocidades e marcha-atrás, sendo unicamente autorizada a ligação mecânica direta entre a alavanca e a caixa. O Peso mínimo de 1200 kg com uma relação peso-potência igual ou superior a 3,5 kg/hp. No caso de viaturas de construção mais ligeira, o diâmetro do restritor será reduzido de forma a manter a mesma relação peso potência. O peso máximo será de 1400 kg. A suspensão deve conter amortecedores livres e distância ao solo igual ou superior ao modelo homologado.

Nas rodas e pneus, estes devem ter as mesmas medidas da viatura de estrada e do tipo "Moulés". As jantes devem ser as originais ou no mínimo com o mesmo peso das do modelo homologado. Os travões serão de série, e obrigatoriamente em aço, sendo autorizada a refrigeração através de um tubo com uma secção igual a um diâmetro de 10 cm em cada travão. Na carroçaria exterior aplicam-se as mesmas regras do Grupo N mas com a adaptação de aberturas para acesso à roda sobressalente. No interior, também, mas são interditos os reforços de carroçaria. No arco de segurança aplicam-se as mesmas regras do Grupo N mas com diferente diâmetro.

Assim que estiver aprovada esta regulamentação a nível internacional, a FPAK já anunciou que introduzirá de imediato nos regulamentos dos Campeonatos de Portugal, dos Açores e da Madeira de Ralis 2011 a admissão de viaturas da Categoria GT, que passarão assim a poder correr no Rally de Portugal, Madeira e Açores, as três provas internacionais FIA que integram o calendário luso.

fonte: autosport.pt

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