03 fevereiro 2013

ERC - RALLY LIEPAJA 2013 DIA 3

O terceiro e derradeiro dia do Rally Liepaja-Ventspils, as duas cidades que que se juntaram para realizar a segunda ronda do ERC 2013 que se disputou na Letónia, contou com neve esta manhã mas, à tarde, foi disputado praticamente em pisos de gravilha.
 

Jari Ketomaa e Kaj Lindström venceram a segunda prova pontuável do ERC, após terem passado para a liderança ontem a meio do dia. A dupla finlandesa defendeu-se bem da concorrência mas, também beneficiou (talvez) de um pequeno problema do seu adversário mais direto. Ketomaa não tem programa confirmado no ERC mas, passou a ser o novo líder do campeonato.

Os primeiros líderes do rally, a dupla irlandesa Craig Breen/David Moynihan, não conseguiram reduzir a diferença de 12,1 seg. que tinham no inicio da etapa. Alguns problemas eléctricos (um fio partido) entretanto surgidos no Peugeot 207 S2000, quase deitaram tudo a perder. No entanto, foi um excelente resultado para o piloto que vai disputar o campeonato.

O russo Alexey Lukyanuk viu o motor do Mitsubishi partir-se na penúltima especial, numa altura em que François Delecour já tinha recuperado a terceira posição pois, os troços de hoje não eram tão rápidos como os de ontem. Com este resultado, o francês passou para a terceira posição do campeonato, onde ainda vai disputar mais oito eventos.

Com alguns problemas de travões no inicio do rally e alguns erros no ultimo dia, Jan Černý terminou na quarta posição e até venceu o último troço. Não fosse a desistência na primeira ronda já perto do fim, o jovem checo poderia estar bem melhor no campeonato.

Vytautas Švedas foi o melhor na ERC Production Cup, num Mitsubishi Lancer Evo X mas, acabaria por ser ultrapassado no fim por Cerný e por Raimonds Kisiels num Mini que foi o melhor piloto local, terminando num bom quinto lugar, onde também beneficiou com a saída de estrada de Siim Plangi.

Na estreia com o Peugeot 208 R2, Stéphane Lefebvre estava a liderar as duas rodas motrizes mas, a caixa de velocidades do novo carro ficou apenas com três velocidades e viu a vitória ir parar ao finlandês Risto Immonen, num Citroën C2 R2 max.



LÍDERES DO RALLY:
Craig Breen (SS1 a 5); Jari Ketomaa (SS6 a 15)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Craig Breen (6); Jari Ketomaa (8); Jan Cerný (1)
PRINCIPAIS ABANDONOS:
Siim Plangi (SS1) saída de estrada
Hannes Danzinger (SS11) Bomba d'água
Alexey Lukyanuk (SS14) motor


PONTUAÇÃO ERC
1º Jari Ketomaa (39); 2º Jan Kopecký (38); 3º François Delecour (32); 4º Bryan Bouffier (31); 5º Craig Breen (30); 6º Raimund Baumschlager (23); 7º Vaclav Pech e Jan Cerný (20); 9º Beppo Harrach (16); 10º Kajetan Kajetanowicz e Raimonds Kisiels (12)

PONTUAÇÃO ERC PRODUCTION CUP
1º Jaroslav Orsák (42); 2º Beppo Harrach (38); 3º Vytautas Svedas (37); 4º Kajetan Kajetanowicz (31); 5º Aivis Egle (22); 6º Raul Jeets (19)

PONTUAÇÃO ERC 2WD
1º Hannes Danzinger (43); 2º Risto Immonen (39); 3º Elwis Chentre (38); 4º Lukács Kornél e Stéphane Lefebvre (30); 6º Zoltan Bessenyey (24)




Sem comentários:

Enviar um comentário