19 janeiro 2013

WRC - RALLYE MONTE CARLO 2013 DIA 4

O derradeiro dia do Rallye Monte Carlo, foi desastroso para alguns pilotos logo no primeiro troço do dia, com péssimas condições de aderência. Na 16ª especial, três espanhois cairam numa ravina, o que obrigou a organização a parar o rally mas, os dois últimos troços que se iam disputar à noite, acabaram por ser cancelados devido ao excesso de público.

Sébastien Loeb não arriscou nada nas condições muito perigosas dos troços disputados hoje mas, ainda assim, venceu o 16º e último troço do Rallye Monte Carlo e claro, a sétima vitória no evento monegasco.
Sébastien Ogier obteve um excelente resultado para a estreia de um carro novo que testou mais de 20.000 quilómetros no ano passado. A segunda posição alcançada pelo francês, foi como uma vitória pois, Loeb só estará presente em mais 3 rallies.

Evgeny Novikov foi uma das vitimas das muitas armadilhas que haviam no primeiro troço do dia. Quando se esperava grande luta com Dani Sordo, o jovem russo arrancou a roda posterior esquerda logo no primeiro quilómetro, deixando o espanhol com o caminho livre para terminar no pódio.


Jari-Matti Latvala também deitou tudo a perder, com um violento despiste contra uma parede bem rochosa no primeiro troço do dia. O finlandês voltou a fazer das suas no Monte Carlo, numa altura em que não valia a pena arriscar nada.
Quem aproveitou da melhor forma os erros de Novikov e Latvala, foi Mikko Hirvonen que acabou por recuperar a quarta posição, num rally que não estava a correr nada bem ao finlandês.

Juho Hänninen foi outra vitima da primeira especial, ficando sem uma das rodas dianteiras do Fiesta WRC. O finlandês ainda tem mais um rally garantido (o da Suécia), que se disputa no próximo mês.
Bryan Bouffier venceu o troço de abertura da etapa e terminou num excelente quinto lugar da geral pois, Mads Ostberg acabaria por furar no derradeiro troço e perder muitos minutos para o francês. De qualquer forma, o norueguês terminou a etapa melhor classificado do que quando a tinha começado.

Martin Prokop limitou-se a levar o Fiesta WRC ao fim, num rally em que esteve sempre à espreita dos deslizes dos outros, terminando na sétima posição, na frente de Sepp Wiegand que venceu o WRC2 na sua estreia em Monte Carlo e de Olivier Burri que voltou a fazer um bom resultado no rally monegasco, obtendo dois pontos com a nona posição alcançada.

Michal Kosciuszko perdeu muito tempo no primeiro dia com o motor do Mini a trabalhar a 3 cilindros. O polaco fez um rally de trás para a frente, conseguindo entrar no top 10, quando beneficiou dos erros de Novikov, Latvala e de Hänninen.

Armin Kremer foi o segundo classificado do WRC2 mas, foi o melhor entre os carros de produção, ficando è frente de Yuriy Protasov.
Sébastien Chardonnet foi o único sobrevivente do WRC3, terminando na 13ª posição num rally que raramente teve piso seco.


LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Sébastien Loeb (SS2 a 16)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (2); Sébastien Loeb (8); Evegeny Novikov (2); Juho Hänninen (1); Mads Ostberg (1); Bryan Bouffier (1); Dani Sordo (1)
PRINCIPAIS ABANDONOS:
Evgeny Novikov (SS14); Jari-Matti Latvala (SS14); Juho Hänninen (SS14); Julien Maurin (SS10); Thierry Neuville (SS4); Esapekka Lappi (SS2); Luca Betti (SS2); Tomás Kostka (SS1)




Sem comentários:

Enviar um comentário