04 janeiro 2013

ERC - JÄNNER RALLY 2013 DIA 1

A temporada 2013 começou hoje com o primeiro rally do novo ERC que também conta para o campeonato austríaco e checo. A neve, lama e por vezes muita chuva, dificultaram as escolhas dos pneus no primeiro dia do Jänner Rally.

Com a excepção de um troço a meio do dia, Jan Kopecký lidera o rally desde a primeira especial. No entanto, a luta pela primeira posição está bem acesa pois, o checo teve de defender-se de vários pilotos.
A disputar este rally pela primeira vez, Bryan Bouffier começou em segundo mas, a escolha de pneus não foi a mais acertada para os restantes troços da primeira secção, caindo para a quinta posição. Contudo, o francês venceu três troços e recuperou a segunda posição, estando a 20,2s de Kopecký.

Raimund Baumschlager não acertou nos pneus para a primeira especial mas, os mesmos acabaram por resultar nos troços seguintes, recuperando de nono até aos lugares do pódio esta manhã, incluindo um troço que passou pela liderança. À tarde, o austríaco não conseguiu segurar Bouffier atrás de si e terminou a etapa isolado na terceira posição, a 18,7s do francês.
Václav Pech venceu um troço mas, nem sempre acertou na escolha dos pneus para o Mini. De qualquer forma, o piloto checo esteve a maior parte do dia nos lugares do pódio, só baixando para a quarta posição quando Bouffier subiu para segundo.

François Delecour chegou a passar pela terceira posição esta manhã mas, logo a seguir, partiu o seletor da caixa de velocidades e perdeu algum tempo com isso. No inicio da tarde, o francês efetuou o segundo melhor tempo na sétima especial mas, acabaria por penalizar 1 minuto por avanço, conseguindo no entanto, recuperar de décimo primeiro até quinto da geral.

Apesar de alguns erros, Kajetan Kajetanowicz chegou a ocupar a quinta posição mas, acabaria por perder esse lugar para Delecour no último troço do dia, estando a liderar entre os carros da produção.
Beppo Harrach rodou a maior parte do dia na quarta posição, sempre perto de Pech e de Baumschlager mas, acabaria por perder mais de dois minutos com o pára-brisas embaciado, estando apenas na sétima posição.

Jaroslav Orsák venceu um troço com o Evo IX que lhe permitiu entrar diretamente no top 10. Na parte da tarde, teve uma luta interessante com Jaromir Tarabus, estando os dois checos, separados por  13,2s.
Na estreia com um carro de quatro rodas motrizes, Jan Cerný chegau a rodar em quinto e em sexto da geral mas, sentiu alguns problemas de travões no final do dia, caindo para a décima posição.
Embora as condições da estrada não sejam favoráveis aos carros de duas rodas motrizes, Hannes Danzinger fez maravilhas com o Renault Clio R3 ao longo do dia e lidera de forma isolada, a competição dos 2WD na décima quarta posição.


LÍDERES DO RALLY:
Jan Kopecký (SS1 a 4); Raimund Baumschlager (SS5); Jan Kopecký (SS6 a 10)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Jan Kopecký (3); Raimund Baumschlager (2); Jaroslav Orsák (1); Bryan Boufier (3); Vaclav Pech (1)

PRINCIPAIS ABANDONOS:
Michal Solowow (Peugeot 207 S2000) avaria elétrica
Martin Semerad (Mitsubishi Lancer Evo IX) avaria
Mario Saibel (Mitsubishi Lancer Evo X R4) avaria
Frigyes Turán (Subaru Impreza STI R4) despiste
Kris Rosenberger (Volkswagen Polo S2000 R) avaria elétrica


Sem comentários:

Enviar um comentário