Apesar do abandono oficial por parte da Ford à M-Sport e da BMW em relação aos Mini da Prodrive, a temporada 2013 promete ser uma das mais emocionantes dos últimos anos.
CITROËN ABU DHABI WRT
- Mikko Hirvonen vai permanecer na equipa pelo segundo ano consecutivo, onde vai disputar as 13 rondas do campeonato, à procura do seu primeiro título;
- Daniel Sordo regressa à equipa francesa após dois anos com a Mini mas, o seu programa ainda não foi comunicado se será completo ou em apenas oito rondas;
- Sébastien Loeb deverá estar presente em apenas cinco rallies, num ano em que se vai despedir dos rallies;
- Khalid Al-Qassimi vai levar consigo o apoio da Abu Dhabi para a Citroën, regressando ao WRC mas, com programa ainda incerto.
- Robert Kubica impressionou os responsáveis da Citroën no último Rallye du Var. O piloto polaco deverá ter um programa com a equipa francesa no próximo ano mas, vai depender do dinheiro que conseguir reunir. O campeonato europeu também poderia ser hipótese com um DS3 S2000 1.6T;
VOLKSWAGEN MOTORSPORT
- Sébastien Ogier esteve a desenvolver o carro ao longo deste ano e se tudo correr bem com o novo Polo, será um sério candidato ao título;
- Jari-Matti Latvala transita da Ford para o construtor alemão, tendo já começado a testar o Polo WRC. A fazer dupla com Ogier, será certamente uma das equipas mais fortes da temporada 2013;
- Andreas Mikkelsen leva no bolso dois títulos consecutivos no IRC mas, só começa a sua temporada com o Polo a partir do Rally de Portugal;
- Carlos Sainz tem sido um dos principais pilares no desenvolvimento do novo carro. Espera-se que o ex-piloto marque presença num evento em 2013, podendo ser na Argentina ou na Grécia.
QATAR M-SPORT WRT
- Mads Ostberg já foi confirmado para disputar as 13 rondas do campeonato, ficando na espetativa o que o jovem norueguês poderá fazer
- Nasser Al-Attiyah leva o apoio do Qatar e salvou a M-Sport. O piloto vai apenas disputar sete eventos do WRC e Malcolm Wilson tem até ao dia 14 de desembro, para nomear mais um piloto para fazer equipa com Ostberg.
- Petter Solberg ainda tem o seu futuro incerto. O norueguês já disse que era capaz de competir na M-Sport sem receber mas, também corre o rumor de poder regressar com um Citroën, apoiado pelo importador do seu país;
- Thierry Neuville também não apresentou o seu programa, não se sabendo se continua no Grupo PSA com a Citroën Junior mas, também é dado como hipótese na M-Sport;
- Evgeny Novikov deverá continuar com a Ford e é apontado como o mais provável candidato ao segundo lugar disponível na Qatar M-Sport;
- Ott Tänak publicou na sua página do Facebook que estará presente em nove rondas do campeonato, com um Fiesta. No entanto, ainda falta a confirmação oficial e que equipa seria;
- Juho Hänninen deixou a Skoda, para seguir rumo ao WRC aos comandos de um Fiesta RS WRC. Para já, o finlandês tem apenas garantido a presença em Monte Carlo e na Suécia mas, disse estar a trabalhar para conseguir participar em mais eventos;
- Ken Block está à espera da divulgação do campeonato americano, para delinear em seguida o seu plano internacional, novamente com um Ford Fiesta;
PRODRIVE WRT
A equipa britânica vai continuar a desenvolver o Mini e pretende marcar presença no campeonato em 2013. No entanto, ainda nada se sabe em relação aos apoios e que pilotos poderão estar ao volante do Cooper WRC. Alguns nomes têm surgido como rumores, como é o caso de Per-Gunnar Andersson, Kris Meeke, Hayden Paddon, Chris Atkinson, Patrik Sandell e Jarkko Nikara.
HYUNDAI MOTORSPORT
O construtor coreano está de regresso, já apresentou o seu novo carro que vai ser desenvolvido em 2013 e poderá mesmo efetuar a sua estreia mais para o final da temporada. Quanto a pilotos, ainda é muito cedo para se conhecer mas, alguns dos nomes que são apontados como rumores na Prodrive, também poderão ser hipótese na Hyundai.
Sem comentários:
Enviar um comentário