Quando falta pouco mais de um mês para dar inicio à temporada 2013, do World Rally Championship e com os testes para o Rallye Monte Carlo, já terem começado, aqui fica um resumo do que ficou decidido na FIA em setembro, sobre pontuações, carros e os diversos campeonatos.
FIA World Rally Championship para Pilotos e Co-pilotos
Registo: não é necessário (qualquer piloto que participe num evento WRC)
Carros permitidos: qualquer carro com homologação FIA
Eventos obrigatórios: Nenhum
Método de pontuação: Todas as pontuações contam
FIA World Rally Championship para Costrutores
Registo Costrutores: até dia 14 de dezembro de 2012
Registo WRC Teams: antes da data de fecho das inscrições da sétima ronda da temporada
Carros permitidos: World Rally Cars
Eventos obrigatórios: todos os eventos com dois carros por equipa (construtores)
Eventos obrigatórios: sete eventos, incluindo um fora da Europa, com um dois carros por equipa (WRC Teams)
Método de pontuação: todas as pontuações para os dois carros nomeados (construtores)
Método de pontuação: sete pontuações no máximo por dois carros nomeados por equipa (WRC Teams)
SUPPORT CHAMPIONSHIPS
Em 2013, cada ronda do FIA World Rally Championship, será qualificada para tanto os campeonatos WRC-2, como para o WRC-3. Ao participar num evento, as inscrições de pilotos e equipas, será necessário especificar se será para nomear e pontuar no rally. As inscrições de equipa, são permitidas até dois carros.
FIA WRC 2 Championship para pilotos, Co-pilotos e Equipas
Registo: na FIA antes do fecho das inscrições do primeiro evento do campeonato.
Carros permitidos: apenas carros 4WD (R5, R4, S2000, N4)
Eventos obrigatórios: sete eventos durante a temporada (sem penalidades se faltar a um evento)
Método de pontuação: os seis melhores resultados a partir das primeiras sete rondas nomeadas. Um evento no mínimo para ficar classificado no WRC 2.
Nova FIA Production Car Cup vai premiar o piloto e co-piloto que esteja inscrito no WRC 2 e que participe um carro do Groupo N4 (Classe 3).
FIA WRC 3 Championship for Drivers, Co-drivers and Team Entrants
Registo: na FIA antes do fecho das inscrições do primeiro evento do campeonato.
Carros permitidos: apenas carros 2WD (R3, R2, R1)
Eventos obrigatórios: seis eventos durante a temporada (sem penalidades se faltar a um evento)
Método de pontuação: os cinco melhores resultados a partir das primeiras seis rondas nomeadas. Um evento no mínimo para ficar classificado no WRC 3.
FIA Junior WRC Championship for Drivers and Co-drivers
Registo: pilotos com idade inferior a 26 anos
Carros permitidos: Ford Fiesta R2
Eventos obrigatórios: seis eventos
Método de pontuação: todas as pontuações
WORLD RALLY CARS
Motor: 4 cilindros - turbo a gasolina (até 1.600c.c.)
Injeção: motor de injeção direta
Restritor do turbo: diâmetro máximo de 33mm
Pressão máxima do turbo: 2.5b
Peso minimo: 1200kg
Transmissão: quatro rodas motrizes / caixa de velocidades sequencial / sem diferencial central
WRC kits: kit WRC específico para a carroçaria (pára-choques dianteiro/ elementos aerodinâmicos) / vifros / travões / volante do motor
Largura máxima: 1820mm (pára-choques dianteiros e posteriores específicos/ guarda-lamas dianteiros e posteriores homologados)
Jantes: 18” (asfalto); 15” (gravilha)
Modificações: os carros WRC são evoluídos a partir de um Super 2000-Rally (1.6L turbo)
SUPER 2000-Rally (1.6 litros turbo)
Motor: 4 cilindros - turbo a gasolina (até 1.600c.c.)
Injeção: motor de injeção direta
Restritor do turbo: diâmetro máximo de 30mm
Pressão máxima do turbo: 2.5b
Peso minimo: 1200kg
Transmissão: quatro rodas motrizes / caixa de velocidades sequencial / sem diferencial central
Largura máxima: 1820mm (pára-choques dianteiros e posteriores específicos/ guarda-lamas dianteiros e posteriores homologados)
Jantes: 18” (asfalto); 15” (gravilha)
Modificações: os carros S2000-Rally podem ser construídos a partir de uma carro de série 2WD e converter para 4WD
SUPER 2000-Rally (2 litros)
Motor: 4 cilindros - aspirado a gasolina (até 2.000c.c.)
Injeção: injeção multi-ponto / homologada
Corpo do acelerador: máximo 64,25mm
Peso minimo: 1200kg
Transmissão: quatro rodas motrizes / caixa de velocidades sequencial / sem diferencial central
Largura máxima: 1820mm (pára-choques dianteiros e posteriores específicos/ guarda-lamas dianteiros e posteriores homologados)
Jantes: 18” (asfalto); 15” (gravilha)
Modificações: os carros S2000-Rally podem ser construídos a partir de uma carro de série 2WD e converter para 4WD
GRUPO R5
Motor: 4 cilindros - turbo a gasolina (até 1.620c.c.)
Restritor do turbo: diâmetro máximo de 32mm (TBC)
Pressão máxima do turbo: 2.5b (TBC)
Peso minimo: 1200kg
Transmissão: quatro rodas motrizes / caixa de velocidades sequencial / sem diferencial central
Largura máxima: 1820mm (pára-choques dianteiros e posteriores específicos/ guarda-lamas dianteiros e posteriores homologados)
Jantes: 18” (asfalto); 15” (gravilha)
Modificações: os carros R5 podem ser construídos a partir de uma carro de série 2WD e converter para 4WD
GRUPO R4
Motor: turbo a gasolina
Injeção: Original (Groupo N)
Restritor do turbo: diâmetro máximo de 33mm
Peso minimo: 1300kg
Transmissão: 4 rodas motrizes a partir de um carro de série
Largura máxima: especificações de série
Jantes: 18” (asfalto); 15” (gravilha)
Modificações: os carros R4 são evoluídos a partir de um carro de Grupo N com suspensão especifica e alguns componentes mais leves
GRUPO R3
Motor: 4 cilindros - aspirado a gasolina entre 1.601c.c. até 2.000c.c. (R3C); Turbo diesel até 2.000c.c. (R3D) ou turbo a gasolina até 1.600c.c. (R3T)
Injeção: injeção multi-ponto / homologada
Restritor do turbo: diâmetro máximo de 32mm (R3D); 29mm (R3T)
Peso minimo: 1150kg (R3D); 1080kg (R3T)
Transmissão: 2 rodas motrizes (dianteira ou posterior)/ caixa de velocidades homologada (pode ser sequencial)
Largura máxima: especificações de série
Jantes: 17” (asfalto); 15” (gravilha)
Modificações: os carros são construídos a partir de modelos de série com algumas modificações permitidas
GRUPO R2
Motor: 4 cilindros - aspirado a gasolina até 1.600c.c. (R2B)
Injeção: injeção multi-ponto / homologada
Peso minimo: 1030kg (R2B)
Transmissão: 2 rodas motrizes (dianteira ou posterior)/ caixa de velocidades homologada (pode ser sequencial)
Largura máxima: especificações de série
Jantes: 16” (asfalto); 15” (gravilha)
Modificações: os carros são construídos a partir de modelos de série com algumas modificações permitidas
GRUPO R1
Motor: 4 cilindros - aspirado a gasolina entre 1.400c.c. até 1.600c.c. (R1B)
Injeção: de série
Peso minimo: 1030kg (R1B)
Transmissão: 2 rodas motrizes (dianteira ou posterior)/ caixa de velocidades de série
Largura máxima: especificações de série
Jantes: 16” (asfalto); 15” (gravilha)
Modificações: os carros são construídos a partir de modelos de série
Sem comentários:
Enviar um comentário