26 novembro 2012

PORTUGAL - RALI DE BAIÃO 2012

foto: ralis.online.pt


Num dia de inverno, mas em que praticamente não choveu durante o rali, acabou por ser o nevoeiro e os "capotanços" a baralhar muito as contas do rali, numa prova em que o vencedor honrou o seu patrocínio.


Depois de Gondomar, onde Luís Mota venceu com o Evo VII, eis que o mesmo carro voltou a vencer no Open, mas desta feita com Vitro Pascoal ao volante, obtendo uma vitória que foi bem mais complicada do que a classificação deixa a entender, e só mesmo quem lá não esteve é que pode dizer o contrário.

Mesmo sendo o líder ao longo de todas as especiais de classificação, Vior Pascoal que entrou ao ataque foi perdendo tempo para Daniel Nunes nas duas especiais seguintes, ficando a 2,1 segundos da liderança após a 4º especial, depois de duas vitórias nos três troços disputados, ficando o rali ao rubro.

Porém, o 5º troço acabou por ser decisivo. Daniel Nunes apanhou muito nevoeiro perdendo muito tempo e até o segundo lugar para João Barros (que ganhou esse troço), enquanto Vitor Pascoal, com um conhecimento superior do terreno, limitou muito as perdas, ficando isolado na frente do rali. Lembre-se que neste troço, Jorge Ribeiro, num Marbella vez o terceiro melhor tempo!!!

Nunes ainda arriscou no derradeiro troço, para subir ao 2º lugar, mas um pião quase na fase final de derradeiro troço não lhe permitiu subir ao 2º lugar. Mesmo assim, com este lugar, Daniel Amaral (o seu navegador) sagrou-se campeão do Open.

A vitória de Vitor Pascoal deu-lhe também o segundo título da temporada, juntando à Taça de Portugal a vitória no Regional Nordeste.
João Barros também fez um grande rali, ficando no 2º lugar ao volante do Renault Clio S1600, assim como Luís Bastos que voltou a fazer uma boa exibição no Open ao volante do Evo VI.
Diogo Gago foi a Baião para vencer de novo no Desafio Modelstand, conseguindo a máxima pontuação neste competição.

Paulo Moreira também fez uma das suas melhoras provas da temporada. O piloto levou o Opel Corsa ao 6º lugar da classificação geral, mostrando que este carro está cada fez mais competitivo, posição que obteve no derradeiro troço por troca com Nuno Almeida que ficou em 7º lugar no Fiat Punto. Jorge Ribeiro conseguiu não só a vitória no Troféu FastBravo nesta prova como na época 2012.

Para a história deste rali fica o "capotanço" de Fernando Peres logo no troço inaugural, que atrasou o rali 25 minutos, para no mesmo local, mas na segunda passagem ser Diogo Salvi a repetir o mesmo número, levando o rali a atrasar-se imenso. Com isso, os dois derradeiros troços foram já disputados de noite.

fonte: ralis.online.pt

LÍDERES DO RALLY:
Vitor Pascoal (SS2 a 6)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Vitor Pascoal (1); Daniel Nunes (2); João Barros (1); Luís Bastos (1)

CLASSIFICAÇÃO FINAL 
1º - Victor Pascoal/Luis Ramalho (PT) Mitsubishi Lancer EVO VII, 40'48"7
2º - João Barros/António Costa (PT) Renault Clio S1600  +50"4
3º - Daniel Nunes/Daniel Amaral (PT) Mitsubishi Lancer EVO IV +1'00"9
4º - Luis Bastos/Paulo Marques (PT) Mitsubishi Lancer EVO V +1'40"3
5º- Diogo Gago/Jorge Carvalho (PT) Peugeot 206 GTI +2'43"4
6º - Paulo Moreira/Marco Macedo (PT) Opel Corsa OPC +3'10"0
7º- Nuno Almeida/João Vieira (PT) Fiat Punto HGT +3'19"7
8º- Vitor Ribeiro/Fernando Sousa (PT) Mitsubishi Lancer EVO IV +3'28"0
9º- Pedro Fins/Sérgio Rocha (PT) Peugeot 206 GTI +3'29"5
10º - Salvador Gonzaga/Paulo Lopes (PT) Peugeot 206 GTI +3'40"5






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