Com quatro provas em terra e duas em asfalto, o "Troféu de Ralis de São Miguel" será uma realidade já em 2012.
Foi determinante para a definição do calendário da competição a organizar pelo Grupo Desportivo Comercial em 2012 a publicação do calendário do Intercontinental Rally Challenge que premiou o SATA Rallye Açores com honras de prova de abertura em 2012 dessa conceituada competição, a realizar-se entre 23 e 25 de Fevereiro.
Assim, o Troféu de Ralis de São Miguel (TRSMG) será uma realidade em 2012 indo ao encontro da expetativa dos vários praticantes micaelenses da modalidade e não só, sendo que já se encontra em posse da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, para a respetiva aprovação federativa, o regulamento e calendário definitivo da competição.
Desta nova competição a realizar em São Miguel, o destaque vai para a inclusão de duas provas do tipo rampa, uma sugestão da Direção do Desportivo Comercial e dessa forma a inclusão em ralis em São Miguel de provas integralmente disputadas em piso de asfalto.
A Direção Técnica, tendo em conta as especificidades da realização dessas provas nesses dois tipos de piso – terra e asfalto – e também o calendário do Campeonato dos Açores de Ralis, reformulou o calendário do Troféu criando distintamente uma fase de terra, que começa com a disputa da 1.ª e 3.ª secção do SATA Rally Açores em fevereiro, do Ralisprint da Primavera em maio, da totalidade do Rali do GDC em Junho, prova igualmente pontuável para o Campeonato dos Açores e do Ralisprint de Outono a disputar no início de setembro. A fase de asfalto do Troféu de Ralis de São Miguel (TRSMG) é composta precisamente pelos Ralisprint Lagoa do Fogo e Ralisprint Salto do Cavalo a disputar em outubro e novembro, respetivamente.
No sentido de viabilizar a participação de todos os pilotos de S. Miguel e das restantes Ilhas, que também pretendem disputar as provas do Campeonato dos Açores de Ralis, nas datas calendarizadas para as provas do Troféu de Ralis de São Miguel (TRSMG) foram salvaguardados os intervalos de mínimo 3 semanas sempre que existe mudança de piso e de 2 semanas quando o tipo de piso se mantém.
A próxima semana será decisiva para o Troféu de Ralis de São Miguel. De acordo com António Andrade "entre o Natal e o final de ano iremos agendar uma reunião com os pilotos interessados nesta competição, onde iremos transmitir todos os detalhes, no que concerne à estrutura das provas, sua regulamentação e conformidades técnicas de pilotos e viaturas".
As notícias são igualmente boas para quem pretende marcar em 2012 o seu arranque nas lides dos ralis. "A Direção Técnica do Grupo Desportivo Comercial equaciona igualmente promover ou ajudar a promover ações de apoio e/ou de formação para quem pretenda iniciar-se nesta modalidade" conclui o diretor de provas do Grupo Desportivo Comercial.
Sem comentários:
Enviar um comentário