ESCORT WRC
Ford Motor Co Ltd - M-SPORT
Juha Kankkunen
Eventos disputados - 13; Abandonos - 2; Lugares no pódio - 7; Vitórias em troços - 10
Bruno Thiry
Eventos disputados - 11; Abandonos - 4; Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 10
Ari Vatanen
Eventos disputados - 3; Abandonos - 1; Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 1
Ford Motor Co Ltd - M-SPORT
O Escort WRC teve em 1998 a sua segunda e última temporada no mundial, onde o nome Escort também desaparecia do construtor oval que deu muita história e excelentes resultados na competição.
Em termos técnicos, o Escort recebeu um novo motor desenvolvido em parceria com a TWR (Tom Walkinshaw Racing). Carlos Sainz abandonou a equipa após dois anos mas, Juha Kankkunen manteve-se na Ford por mais uma temporada. Bruno Thiry foi recrutado por Wilson mas, no entanto, foi obrigado a ceder o seu lugar a Ari Vatanen no Safari e em Portugal, devido a uma lesão.
O melhor piloto acabou por ser Juha Kankkunen na 4ª posição final do campeonato e o já desactualizado Escort, terminou na mesma posição entre os construtores.
Juha Kankkunen
Eventos disputados - 13; Abandonos - 2; Lugares no pódio - 7; Vitórias em troços - 10
Bruno Thiry
Eventos disputados - 11; Abandonos - 4; Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 10
Ari Vatanen
Eventos disputados - 3; Abandonos - 1; Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 1
IMPREZA WRC 98 S4
555 Subaru World Rally Team - PRODRIVE
Colin McRae
Eventos disputados - 13; Abandonos - 5; Vitórias - 3 (Portugal, Córsega, Acropole); Lugares no pódio - 5; Vitórias em troços - 60
Piero Liatti
Eventos disputados - 11; Abandonos - 3; Lugares no pódio - 2; Vitórias em troços - 12
Keneth Eriksson
Eventos disputados - 1 (Suécia);
Alister McRae
Eventos disputados - 1 (RAC); Vitórias em troços - 3
555 Subaru World Rally Team - PRODRIVE
A Subaru introduziu alguns melhoramentos a nível da posição do turbo, intercooler e colectores de escape mas, essas alterações do modelo 1998, foram aplicadas no Sanremo em 1997.
Colin McRae e Piero Liatti mantiveram-se na equipa mas, Keneth Eriksson apenas disputou o Rally da Suécia pois, o piloto sueco aceitou mudar-se para a Hyundai que disputava o campeonato F2, com o Coupé Kit Car. Alister McRae disputou a última prova do campeonato na Subaru, por sugestão do seu irmão e até deu boa conta de si até desistir.
McRae não teve uma temporada tão boa como na anterior, terminando em 3º do campeonato e a Subaru também entre os construtores.
Colin McRae
Eventos disputados - 13; Abandonos - 5; Vitórias - 3 (Portugal, Córsega, Acropole); Lugares no pódio - 5; Vitórias em troços - 60
Piero Liatti
Eventos disputados - 11; Abandonos - 3; Lugares no pódio - 2; Vitórias em troços - 12
Keneth Eriksson
Eventos disputados - 1 (Suécia);
Alister McRae
Eventos disputados - 1 (RAC); Vitórias em troços - 3
LANCER EVO 4/ 5
Mitsubishi Ralliart Team Europe
Tommi Makinen
LANCER EVO 4 - Eventos disputados - 4; Abandonos - 3; Vitórias - 1 (Portugal); Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 11
LANCER EVO 5 - Eventos disputados - 9; Abandonos - 3; Vitórias - 4 (Argentina, Finlândia, Sanremo, Austrália); Lugares no pódio - 6; Vitórias em troços - 30
LANCER EVO 5 - Eventos disputados - 9; Abandonos - 3; Vitórias - 1 (RAC); Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 29
Mitsubishi Ralliart Team Europe
A Mitsubishi iniciou a temporada ainda com o EVO 4 mas, na 5ª prova (Catalunha), estreava-se o EVO 5 em competição. O novo carro tinha uma carroçaria ligeiramente mais larga (1,77m), permitindo que tivesse vias largas para ser mais competitivo no asfalto. Os pára-choques e a asa posterior também foram redesenhados e o capot passava a ser em alumínio.
Foram efectuadas alguma alterações no motor e na transmissão mas, nada de radical pois, a prioridade centrou-se em melhorar alguns aspectos para os mecânicos poderem trabalhar melhor no carro nas assistências.
A suspensão foi alterada mas, não da forma como os engenheiros pretendiam pois, o Lancer EVO 5 estava homologado em GR.A e não com o regulamento WRC.
Tommi Makinen voltou a ser campeão por muito pouco, tendo mesmo muita sorte do seu lado no decorrer da última prova. Com Richard Burns a tempo inteiro e num ano em que se estreou a vencer, a Mitsubishi sagrou-se campeão entre os construtores.
Tommi Makinen
LANCER EVO 4 - Eventos disputados - 4; Abandonos - 3; Vitórias - 1 (Portugal); Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 11
LANCER EVO 5 - Eventos disputados - 9; Abandonos - 3; Vitórias - 4 (Argentina, Finlândia, Sanremo, Austrália); Lugares no pódio - 6; Vitórias em troços - 30
Richard Burns
LANCER EVO 4 - Eventos disputados - 4; Vitórias - 1 (Safari); Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 8LANCER EVO 5 - Eventos disputados - 9; Abandonos - 3; Vitórias - 1 (RAC); Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 29
COROLLA WRC
Toyota Castrol Team Europe
Carlos Sainz
Eventos disputados - 13; Abandonos - 2; Vitórias - 2 (Monte Carlo, Nova Zelândia); Lugares no pódio - 7; Vitórias em troços - 34
Didier Auriol
Eventos disputados - 13; Abandonos - 4; Vitórias - 1 (Catalunha); Lugares no pódio - 4; Vitórias em troços - 37
Marcus Gronholm
Eventos disputados - 5; Abandonos - 4; Vitórias em troços - 9
Freddy Loix
Eventos disputados - 4; Lugares no pódio - 2; Vitórias em troços - 11
Thomas Radstrom
Eventos disputados - 6; Abandonos - 3; Vitórias em troços - 7
Rui Madeira
Eventos disputados - 4; Abandonos - 1; Melhor resultado - 7º (Acropole)
Toyota Castrol Team Europe
Com a experiência adquirida nos poucos eventos disputados no ano anterior, a Toyota apresentou-se muito forte em 1998, com Carlos Sainz a regressar à equipa mas, com o francês Didier Auriol, a manter-se na estrutura da TTE.
O Corolla recebeu um novo motor no Rally da Nova Zelândia (proveniente de um Lexus) e venceu nesse mesmo evento com Sainz e Auriol em segundo.
Marcus Gronholm, Freddy Loix e Thomas Radstrom, efectuaram algumas provas com o apoio da equipa oficial, onde alguns deles chegaram a ser nomeados para marcar pontos nos construtores.
A Toyota foi vice-campeã em 1998 e Carlos Sainz também. Não fosse o motor (Lexus) a partir a 300 metros da tomada de tempo do último troço do ano, tudo tinha sido muito diferente.
Carlos Sainz
Eventos disputados - 13; Abandonos - 2; Vitórias - 2 (Monte Carlo, Nova Zelândia); Lugares no pódio - 7; Vitórias em troços - 34
Didier Auriol
Eventos disputados - 13; Abandonos - 4; Vitórias - 1 (Catalunha); Lugares no pódio - 4; Vitórias em troços - 37
Marcus Gronholm
Eventos disputados - 5; Abandonos - 4; Vitórias em troços - 9
Freddy Loix
Eventos disputados - 4; Lugares no pódio - 2; Vitórias em troços - 11
Thomas Radstrom
Eventos disputados - 6; Abandonos - 3; Vitórias em troços - 7
Rui Madeira
Eventos disputados - 4; Abandonos - 1; Melhor resultado - 7º (Acropole)
CORDOBA WRC
Seat Sport
Eventos disputados - 4; Abandonos - 1; Melhor resultado - 6º (RAC)
Oriol Gomez
Eventos disputados - 1 (Finlândia); Abandonos - 1
Marc Duez
Eventos disputados - 2; Abandonos - 1; Melhor resultado - 16º (Sanremo)
Seat Sport
Após 3 títulos consecutivos nas duas rodas motrizes com o Ibiza Kit Car (1996 a 1998), a Seat decidiu subir de escalão e desenvolveu o modelo Cordoba, baseado no regulamento dos world rally cars. A vontade da equipa era permanecer com o Ibiza mas, este era demasiado pequeno pois, os world rally cars necessitavam ter 4 metros de comprimento no mínimo.
Ao ser a equipa mais pequena e com poucos recursos, a Seat Sport começou o desenvolvimento do carro com o pé esquerdo. O motor foi desenvolvido por Daniel Snobeck (engenheiro com experiência em motores de circuito) e a caixa de velocidades não era a mais adequada para rally.
O Cordoba teve a sua estreia apenas no Rally da Finlândia com Harri Rovanpera que acabou por ser o piloto fixo da equipa. Oriol Gomez, Marc Duez e Gwindaf Evans, foram rodando nas restantes provas como segundos pilotos.
Harri RovanperaEventos disputados - 4; Abandonos - 1; Melhor resultado - 6º (RAC)
Oriol Gomez
Eventos disputados - 1 (Finlândia); Abandonos - 1
Marc Duez
Eventos disputados - 2; Abandonos - 1; Melhor resultado - 16º (Sanremo)
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