07 dezembro 2010

WRC 1997 - A PRIMEIRA TEMPORADA DOS WORLD RALLY CARS

1997


ESCORT WRC
Ford Repsol M-Sport
Pretendido como intermediário entre o antigo Escort RS Cosworth de GR.A e o totalmente novo Focus, o Escort WRC foi o primeiro carro de rally oficial da Ford construído por Malcolm Wilson na M-Sport. Os primeiros exemplares, que apareceram no Monte Carlo de 1997, foram construídos à pressa e sob enorme pressão. Não admira que Malcolm Wilson descrevesse essas semanas, como "preocupante".
A primeira versão não foi mais do que uma evolução do Escort RS Cosworth, tendo depois um desenvolvimento gradual durante toda a temporada 1997. Esteticamente, o Escort WRC recebeu um novo pára-choques dianteiro com novas entradas de ar e uma asa posterior de dimensões mais reduzidas em relação ao Cosworth. 
A Ford foi vice-campeã de construtores em 1997 e os seus pilotos, Carlos Sainz e Juha Kankkunen terminaram em 3º e 4º respectivamente no campeonato de pilotos. Armin Schwarz só efectuou as primeiras 6 provas pois, os seus patrocinadores falharam os compromissos com a M-Sport e, como tal, o piloto alemão acabaria por ser substituído pelo finlandês Kankkunen.
Carlos Sainz
Eventos disputados - 14; Abandonos - 5; Vitórias - 2 (Acropole e Indonésia); Lugares no pódio - 7; Vitórias em troços - 54

Armin Schwarz
Eventos disputados - 6; Abandonos - 1; Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 3

Juha Kankkunen
Eventos disputados - 8; Abandonos - 2; Lugares no pódio - 5; Vitórias em troços - 23



IMPREZA WRC 97 S3
555 Subaru World Rally Team

O Subaru Impreza WRC foi o primeiro projecto World Rally Car, no qual, começou antes mesmo da FIA aprovar as regras do WRC.
Comparado ao anterior Impreza GT 4WD, as maiores mudanças do Impreza WRC foram a aerodinâmica e a carroçaria de 2 portas. O novo modelo tinha vias mais largas e uma nova asa de grandes dimensões, permitindo melhor aerodinâmica e mais estabilidade em alta velocidade.
O motor foi colocado mais para trás, para melhorar a distribuição de peso e os colectores foram melhorados. No entanto, tal como o Escort WRC, o Subaru WRC, também foi uma evolução da versão do Grupo A, a 3ª do Impreza.
A Subaru foi campeã em 1997 e por muito pouco, não conquistou o título nos pilotos com Colin McRae pois, o escocês foi quem venceu mais provas mas, também acabaria por somar alguns abandonos.
Colin McRae
Eventos disputados - 14; Abandonos - 6; Vitórias - 5 (Safari, Córsega, Sanremo, Austrália e RAC); Lugares no pódio - 6; Vitórias em troços - 78

Keneth Eriksson
Eventos disputados - 10; Abandonos - 6; Vitórias - 2 (Suécia, Nova Zelândia); Lugares no pódio - 4; Vitórias em troços - 23

Piero Liatti
Eventos disputados - 5; Vitórias - 1 (Monte Carlo); Lugares no pódio - 3Vitórias em troços - 19




 LANCER EVO 4
Team Mitsubishi Ralliart

A Mitsubishi não aderiu às regras do WRC, preferindo manter-se com as especificações do GR.A. No entanto, a marca nipónica apresentou um novo modelo do Lancer, o EVO 4, sendo o primeiro dos novos carros a utilizar uma caixa sequencial da X-Trac.
O motor foi melhorado em termos de potencia e binário. As principais alterações centraram-se nuns pistões mais leves, nova árvore de cames, entradas de ar secundárias e um novo turbocompressor com desenho twin-scroll. O propulsor também rodou 180º para que a potencia fosse extraída pelo lado direito, permitindo engrenagens mais simples entre o motor e a caixa de velocidades.
Tommi Makinen obteve o seu segundo título consecutivo por apenas 1 ponto no final do campeonato e se a Ralliart tivesse apostado mais na equipa, talvez não tinha obtido uma posição melhor do que a 3ª posição.  

Tommi Makinen
Eventos disputados - 14; Abandonos - 4; Vitórias - 4 (Portugal, Catalunha, Argentina e Finlândia); Lugares no pódio - 9; Vitórias em troços - 78

Richard Burns
Eventos disputados - 8; Abandonos - 2; Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 20



COROLLA WRC
Toyota Castrol Team Europe
Após o castigo imposto pela FIA em 1995, a Toyota regressou oficialmente no verão de 1997 (Rally da Finlândia) com um novo carro. Aproveitando o novo regulamento, a Toyota decidiu abandonar o Celica que representou a marca nipónica desde o inicio dos anos 70 e regressou com o modelo Corolla mas, com o motor do Celica ST205 na sua fase inicial.
Embora o Corolla fosse mais curto do que anterior Celica, a distância entre eixos não muito diferente mas, por ser mais pequeno, surgiram alguns problemas para colocar todos os componentes de forma correcta, como por exemplo, o motor pois, este teve de ser colocado transversalmente. O novo Toyota também adoptou uma nova caixa de velocidades sequencial mas, tinha a particularidade de ser manuseada através de um joystick.
Didier Auriol
Eventos disputados - 5; Abandonos - 2; Lugares no pódio - 1; Vitórias em troços - 12

Marcus Gronholm
Eventos disputados - 2; Abandonos - 1; Vitórias em troços - 5

Freddy Loix
Eventos disputados - 1; Vitórias em troços - 6

Neal Bates
Eventos disputados - 2; Abandonos - 1

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