A FIA tarda em apresentar o próximo regulamento técnico dos novos WRC, o que faz com que Ford e Citroën caminhem para direcções opostas. Afinal quem manda aqui?
Citroen ou Ford: Quem 'manda' no WRC? -
Está a crescer o receio que a Citroën e a Ford acabem por definir, elas mesmo, as regras dos próximos World Rally Car, na base do "ou é como queremos ou abandonamos o Mundial de Rallys", tendo em conta que a FIA continua a não disponibilizar a informação técnica explícita quanto à nova fórmula que deverá entrar em acção em 2011. Apesar de ter prometido que lançaria o regulamento técnico definitivo em Dezembro de 2009 no último Conselho Mundial, a verdade é que as definições das novas regras não foram anunciadas nessa data e dificilmente o serão antes de 11 de Março na próxima reunião da Comissão de Construtores de Ralis!
Christian Loriaux, principal responsável técnico da M-Sport, explica que o atraso pode ser fatal para as aspirações dos construtores envolvidos no WRC: "a única coisa que sabemos é que devemos trabalhar no motor 1,6 turbo de injecção directa, mas se os pormenores da regulamentação só forem conhecidos em Março, será demasiado tarde para participar na primeira prova de 2011!".
Citroen ou Ford: Quem 'manda' no WRC? -
Está a crescer o receio que a Citroën e a Ford acabem por definir, elas mesmo, as regras dos próximos World Rally Car, na base do "ou é como queremos ou abandonamos o Mundial de Rallys", tendo em conta que a FIA continua a não disponibilizar a informação técnica explícita quanto à nova fórmula que deverá entrar em acção em 2011. Apesar de ter prometido que lançaria o regulamento técnico definitivo em Dezembro de 2009 no último Conselho Mundial, a verdade é que as definições das novas regras não foram anunciadas nessa data e dificilmente o serão antes de 11 de Março na próxima reunião da Comissão de Construtores de Ralis!
Christian Loriaux, principal responsável técnico da M-Sport, explica que o atraso pode ser fatal para as aspirações dos construtores envolvidos no WRC: "a única coisa que sabemos é que devemos trabalhar no motor 1,6 turbo de injecção directa, mas se os pormenores da regulamentação só forem conhecidos em Março, será demasiado tarde para participar na primeira prova de 2011!".
Nesta altura, é expectável que o motor 1,6 litros turbo que se deverá estrear nos World Rally Car de 2011 possa ser tanto um "motor universal" propositadamente construído para a competição ou uma versão modificada de um motor produzido já num carro de série. E é isto que está a baralhar as equipas. Mas as incertezas quanto à motorização e o próprio design do carro não se ficam por aqui já que "ainda não se tornou claro se teremos que ter já homologado um S2000 antes de prosseguir com o desenho do World Rally Car de 2011".
"Todavia, pensamos que a FIA devia exigir uma homologação prévia de um carro S2000 que ficasse depois disponível para ser vendido uma vez que isso faria com que os construtores parassem de desenhar os futuros World Rally Car sem referências, o que permitiria limitar os custos de desenvolvimento do carro", acaba por verbalizar Loriaux. Mas, nas entrelinhas, também se pode perceber que a preocupação da Ford se chama "Citroen", com o recado a ir direitinho para os escritórios da Citroen Sport que, até ao momento, nunca falou em homologar o novo DS3, na categoria de Super 2000.
Mas, verdade seja dita, o pior receio da Ford como da Citroen é que, como já se percebeu, ambas caminham em sentidos opostos na construção dos seus futuros World Rally Car e cada uma delas procura forçar a FIA a aceitar as suas interpretações. E, certo, certo, é que alguém vai ter que ceder...
por Martin Holmes
fonte: autosport.pt
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