Após a reunião em Doha, no Qatar, do World Motorsport Council, a FIA publicou um comunicado sobre as mais recentes decisões no WRC e ERC.
FIA WORLD RALLY CHAMPIONSHIP
O calendário previamente apresentado, foi aprovado na reunião. Com ecepção do Rallye Monte Carlo que se disputa durante a semana, todas as restantes datas são referentes ao último domingo do rally.
22 Jan - Rally Monte Carlo**
15 Fev - Rally Sweden
08 Mar - Rally Mexico*
26 Abr - Rally Argentina
24 Mai - Rally Portugal
14 Jun - Rally Italy*
05 Jul - Rally Poland
02 Ago - Rally Finland
23 Ago - Rallye Germany
13 Set - Rally Australia
04 Out - Rally France**
25 Out - Rally Spain
15 Nov - Rally Great Britain
* Sujeito à confirmação ASN.
** Sujeito `conclusão do acordo com a organização.
- A partir de 2015, qualquer transmissão ou informação para ou a partir de um carro que esteja a competir, excepto em assuntos relacionados com a segurança, passa a ser proibido durante uma especial, ou seja, tudo o que seja "split times" ou informações de tempos que se chegou a fazer com placas por membros de equipas.
- Para dar mais oportunidades às equipas que participam só com um carro no campeonato de equipas WRC 2 e WRC 3, os pontos serão atribuídos apenas ao melhor carro posicionado.
- Decidiu-se que um carro que não tenha iniciado a sua prova dentro da zona/linha de partida 20 segundos após o sinal de arranque, será considerado como desistente, tendo contudo, a possibilidade de reiniciar a prova no dia seguinte ao abrigo do Rally 2.
- Para dar mais flexibilidade aos pilotos não-prioritários, foi proposto que esses pilotos possam continuar a usar as atuais especificações homologadas dos pneus de asfalto, por mais uma temporada.
EUROPEAN RALLY CHAMPIONSHIP
- A partir do dia 1 de janeiro de 2016, os R5 passam a ser a categoria topo no ERC e os S2000 1.6T (RRC) deixam de ser permitidos nestes eventos, depois de ter sido previsto já para 2015.
- Para atribuir os títulos no ERC 3 (2WD), estavam previstos os seis melhores resultados mas, para haver equilíbrio no campeonato, foi decidido aumentar para sete, ficando idêntico ao ERC 1 e ERC 2.
- A partir do próximo ano, os piloto prioritários poderão participar no Shakedown, após os resultados da Qualyfying Stage nos eventos ERC.
- Será atribuído um estatuto prioritário específico a todos os pilotos inscritos na FIA R-GT Cup, permitindo-lhes estar entre os prioritários 2WD tanto no eventos ERC, como no dos WRC, da nova R-GT Cup.
Sem comentários:
Enviar um comentário