A Pikes Peak International Hill Climb é a segunda competição mais antiga de desportos motorizados nos Estados Unidos da América, uma tradição que se disputa desde 1916 no Colorado.
A partir de 1981, teve inicio a classe Rally Car onde, começou a despertar o interesse de alguns construtores europeus como a Audi que venceu entre 1982 e 1987 com John Buffum (1982/ 83), Michele Mouton (1984/ 85), Bobby Unser (1986) e Ari Vatanen (1987). Após a proibição dos Grubo B nos rallies do WRC, a Peugeot também participou e venceu por duas vezes nos anos 80 com Ari Vatanen em 1988 e Bobby Unser no ano seguinte.
1982/ 1983 Audi Quattro - John Buffum
Vencedor das duas edições
1984 Audi Quattro - John Buffum
1984/ 1985 Audi Sport Quattro - Michele Mouton
Vencedora das duas edições
1987 Volkswagen Golf MK2 Twin Engine
1986/ 1987 Audi Sport Quattro
vs.
1987 Peugeot 205 T16
1988 Peugeot 405 T16
Entre 1992 e 1999, as vitórias foram repartidas entre Rod Millen e Nobuhiro Tajima com carros japoneses (Toyota e Suzuki) mas em 2000 e 2002, foi a vez dos sueco Per Eklund vencer com o seu Saab 9-3 Viggen e depois o seu compatriota Stig Blomqvist vencer em 2004 com um Ford RS200.
2000/ 2002 Saab 9-3 Viggen - Per Eklund
Seguiram depois vários anos com os japoneses a dominarem em Pikes Peak com Nobuhiro "Monster" Tajima a vencer entre 2006 e 2012, sempre com vários modelos Suzuki.
Em 2013, a Peugeot regressou após 24 anos com um novo carro e numa altura em que se disputava só em pisos de asfalto. Sébastien Loen foi o piloto que levou o 208 T16 à vit´ria e bateu um recorde que será muito difícil de ser superado.
2013 Peugeot 208 T16 - Sébastien Loeb
Sem comentários:
Enviar um comentário