15 fevereiro 2014

WRC - NOTICIAS E RUMORES

Petter e Pernilla Solberg venceram pelo segundo ano consecutivo, o Historic Rally Sweden que se disputou no último fim-de-semama. Após oito especiais disputadas, o casal que tripulava o Ford Escort RS 1800 MK2, preparado pela Viking Motorsport de Phil Mills, terminou o rally com uma vantagem de 41,9s sobre Arne Rådström num Volvo 242 e 3m54,2s de Mats Myrsellowi num Porsche. Solberg foi o mais rápido em quatro troços, Rådström em três e a Super Especial de Hagfors Sprint foi ganha por Stig Blomqvist num Audi Quattro.
Após o Rally Sweden, Petter Solberg vai voltar a competir com Phil Mills no KNA Rally Finnskog na Noruega, ao volante do Citroën C4 WRC.


O campeão do PWRC em 2012, Benito Guerra, vai disputar o Rally Guanajuato Mexico novamente ao volante de um World Rally Car. No ano passado, Guerra terminou na oitava posição com um Citroën DS3 WRC mas, em 2014, o piloto mexicano vai tripular um Ford Fiesta RS WRC.
A FIA também já divulgou os nomes dos pilotos das equipas que pontuam no próximo evento na América do Sul. A Volkswagen estará de novo com Ogier, Latvala e Mikkelsen, a Citroën com a sua nova dupla Meeke/ Ostberg, a Ford com Hirvonen, Evans, Kubica e o privado Prokop e a Hyundai com Neuvile e Atkinson a estrear-se no carro coreano.
No WRC-2, Yurii Protasov e Lorenzo Bertelli vão marcar presença pela terceira vez consecutiva esta temporada, com o Fiesta R5. Ott Tänak, Quentin Gilbert e Nicholas Fuchs fazem a estreia este ano, também ao volante de Ford Fiesta R5. Abdulazis Al-Kuwari vai começar a temporada no México de novo com o Fiesta RRC e Massimiliano Rendina com um Lancer Evo X.



Outro campeão mas, do JWRC em 2010, o piloto alemão Aaron Burkart poderá estar de regresso ao WRC, ao volante de Ford Fiesta RS WRC em seis rodas europeias, apoiado pela Hankook. Mike Patterson da Hankook Tyres UK, disse que estão em curso conversações sobre a matéria e que em breve, haverá uns testes.
Burkart já teve uma experiência em competição, com um Ford Fiesta RS WRC, no Rally da Alemanha 2011 e outra no Monza Rally Show do mesmo ano.


Segundo o jornal britânico Motorsport News, Pontus Tidemand que disputou o último Rally Sweden e foi o vencedor do JWRC 2013, ainda não tem o budget necessário para disputar a temporada no WRC-2. Apesar do prémio obtido para a temporada, em disputar sete eventos com um Fiesta R5, ao que parece, as coisas não funcionam totalmente grátis. Tidemand tem o Fiesta R5 disponível, tal como os pneus Hankook e as inscrições pagas mas, tudo o resto terá de ser suportado pelo piloto. Em principio e mesmo que o orçamento não esteja concluído, Tidemand deverá começar em Portugal e a partir daí, vão tentar conseguir o restante budget necessário para a temporada.



O patrão da M-Sport, Malcom Wilson, anunciou que Robert Kubica vai preparar o Rally do México nos próximos dias, com uns testes em Espanha. Wilson espera mais estabilidade durante a terceira ronda do WRC pois, o teste vai ajudar Kubica a um estudo mais aprofundado do carro e que nas estradas de gravilha lhe permitirá mostrar melhor o seu potencial. 



A Citroën Racing recebeu o direito exclusivo de fornecer carros no Campeonato do Mundo de Ralis Júnior 2014. Os participantes no Junior World Rally Championship deste ano, irão competir com o Citroën DS3 R3T e como prêmio para o campeão da série, patrocinada pela Citroën Racing, Total e Michelin, estará ao volante do DS3 R5 no WRC-2 em 2015.
O campeonato está aberto para pilotos com idade limite até 28 anos e os pontos serão atribuídos de acordo com a chave padrão FIA. Em paralelo, a rivalidade vai continuar no WRC 3 .
O calendário do JWRC 2014,  inclui o Rally de Portugal, Polónia, Finlândia, Alemanha, França e País de Gales.





Sem comentários:

Enviar um comentário