O terceiro e derradeiro dia do Rally Sweden contou com troços muito traiçoeiros pois, a neve estava a derreter rápido, o que tornava a aderência muito dificil e manter o carro na estrada era o mais importante.
Jari-Matti Latvala venceu os quatro primeiros troços do dia e distanciou-se de Mikkelsen. O finlandês venceu o Rally Sweden pela terceira vez, a segunda com a Volkswagen e ainda obteve mais 2 pontos na Power Stage que lhe ajudaram a ser o novo líder do campeonato.
Apesar de ter perdido mais de 20 segundos no segundo troço do dia, por ter cortado as curvas em demasia e bloquear a refrigeração do Polo, Andreas Mikkelsen efetuou o melhor resultado de sempre no WRC, ao terminar na segunda posição e subir à quarta posição do campeonato.
Mads Østberg foi o segundo piloto mais rápido do dia, venceu a Power Stage e terminou em terceiro a 5,9s de Mikkelsen. Ainda não foi desta que o norueguês conseguiu obter a tão desejada vitória no Rally Sweden mas, Østberg começou bem a temporada pois, com este resultado, subiu para terceiro do campeonato.
Mikko Hirvonen começou bem no primeiro troço mas, não quis arriscar nos troços suecos que se encontravam bastante traiçoeiros e quase sem neve por muitas vezes. Mesmo assim, o finlandês obteve um ponto na Power Stage, a juntar aos primeiros da temporada, depois do abandono em Monte Carlo no derradeiro troço.
Ott Tänak conseguiu o objetivo de terminar o rally, neste seu regresso ao WRC, numa forma bastante positiva ao manter a quinta posição final a 33,6s de Hirvonen.
Apesar de ter sido apenas o quarto piloto mais rápido do dia, Sébastien Ogier recuperou mais alguns lugares mas, também não necessitava arriscar muito pois, era impossível ir além da sexta posição.
Henning Solberg foi batido por Ogier no final mas, manteve a sétima posição neste seu regresso ao WRC, na frente do seu enteado, Pontus Tidemand que em breve, vai começar a competir no WRC-2, com um Ford Fiesta R5.
Elfyn Evans fez tudo bem durante o rally. Não cometeu excessos, aprendeu a conduzir na neve e manteve o carro na estrada... até ao derradeiro troço.
Craig Breen aproveitou o erro de Evans da melhor forma, para subir à nona posição final e marcar pontos num campeonato que não vai disputar pois, a prioridade do irlandês é o ERC como piloto oficial da Peugeot.
Kris Meeke cortou demasiado uma curva e ficou com as rodas dianteiras presas na neve, perdeu 7 minutos mas, ainda conseguiu recuperar da décima quarta, até à décima posição.
No WRC-2, aconteceram várias surpresas. Yazeed Al Rahji estava a liderar de forma confortável mas, a três troços do fim, efetuou um pião, ficou preso na neve e no troço seguinte, capotou e perdeu perto de 3 minutos, caindo para a quarta posição da sua classe.
Jari Ketomaa ficou com a liderança mas, perdeu-a no derradeiro troço para Karl Kruuda que vinha a recuperar o tempo perdido depois de alguns problemas no seu Fiesta S2000, conseguindo assim, uma brilhante vitória no WRC-2.
Juho Hänninen regressou no derradeiro dia e acabou por ser o quinto piloto mais rápido de hoje, mostrando de novo que o Hyundai está no bom caminho e marcou os primeiros pontos da temporada.
Thierry Neuville também fez tempos regularmente entre os cinco primeiros mas, atrasou-se de novo com um pneu furado, não indo além da vigésima oitava posição e o segundo rally sem pontuar.
Robert Kubica conseguiu o seu objetivo de terminar o rally mas, voltou a sair de estrada onde perdeu mais 4 minutos, num dia em que andou muito devagar, perdendo sempre mais de 1 minuto em cada troço para o mais rápido.
Depois do tempo perdido no primeiro dia, Martin Prokop já tinha recuperado até à décima segunda posição mas, hoje voltou a ficar preso na neve sem espetadores por perto para o ajudar.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Andreas Mikkelsen (4); Sébastien Ogier (10); Ott Tänak (1); Jari-Matti Latvala (5); Henning Solberg (1); Mads Østberg (2)
LÍDERES DO RALLY:
Andreas Mikkelsen (SS1); Sébastien Ogier (SS2 a 5); Andreas Mikkelsen (SS6); Sébastien Ogier (SS7); Andreas Mikkelsen (SS8 a 9); Jari-Matti Latvala (SS10 a 24)
POWER STAGE:
1º Mads Østberg; 2º Jari-Matti Latvala; 3º Mikko Hirvonen
PRINCIPAIS ABANDONOS:
6 Elfyn Evans - Ford Fiesta RS WRC (acidente SS24)
21 Martin Prokop - Ford Fiesta RS WRC (acidente SS22)
21 Martin Prokop - Ford Fiesta RS WRC (acidente SS22)
34 Anders Grondal - Subaru Impreza STI N16 (motor SS11)
72 Kristian Sohlberg - Ford Fiesta R5 (acidente/ direção SS8)
PONTUAÇÃO PILOTOS:
1º Jari-Matti Latvala (40); 2º Sébastien Ogier (35); 3º Mads Østberg (30); 4º Andreas Mikkelsen (24); 5º Bryan Bouffier (18); 6º Kris Meeke (17); 7º Mikko Hirvonen (13); 8º Ott Tänak (10); 9º Elfyn Evans (8); 10º Henning Solberg (6)
PONTUAÇÃO WRC-2:
1º Yurii Protasov (35); 2º Lorenzo Bertelli (26); 3º Karl Kruuda (25); 4º Jari Ketomaa (18); 5º Robert Barrable e Fredrik Åhlin (15); 7º Armin Kremer e Yazeed Al Rahji (12)
PONTUAÇÃO CONSTRUTORES/ EQUIPAS:
1º Volkswagen Motorsport (62); 2º Citroën Racing (56); 3º Volkswagen Motorsport II (26); 4º M-Sport WRT (22); 5º Hyundai Motorsport (8); 6º RK M-Sport WRT (4)
Sem comentários:
Enviar um comentário