fonte: ralis.online.pt
Desportivamente a edição 2014 do Rali Serras de Fafe correspondeu à expetativa gerada inicialmente, com incerteza quanto ao vencedor e um "outsider" a valorizar muito a vitória de Pedro Meireles.Poucos apostavam em Pedro Meireles, mas o que é certo é que o piloto de Guimarães mostrou-se muito competitivo e concentrado, e mesmo antes de ficar na liderança por desistência de Moura, esteve sempre muito próximo do primeiro lugar. Na sua segunda vitória no CNR, Meireles mudou de estratégia assim que viu no 6º troço do rali Ricardo Moura parado, passando a gerir a sua vantagem, mas por pouco não foi surpreendido.
O momento do rali terá sido a desistência de Ricardo Moura, que liderou o rali até um pedra ter partido o carter do motor do Skoda, deixando o campeão nacional fora de prova, depois de dominar os primeiros cinco troços.
Martin Kangur fez uma prova notável, principalmente na parte da tarde onde venceu os derradeiros quatro troços, depois de acertar a suspensão do Fiesta S2000, pressionando muito Pedro Meireles ficando a escassos 1,3 segundos da vitória.
Rui Madeira regressou aos ralis com um pódio. Para um piloto com muita experiência mas que esteve parado muito tempo não deixa de ser notável a sua prestação, tendo ainda vencido um troço e somada os pontos do segundo lugar no Nacional de Ralis. O acerto do Fiesta R5 para a parte da tarde, onde melhorou muito o comportamento do carro, permitiu a madeira um regresso em grande.
Adruzilo Lopes foi o melhor dos Grupo N. Sem o problema com o acelerador na parte da manhã também não lhe teria sido possível obter um melhor resultado, mas também a sua prestação foi muito boa.
Pode-se considerar bem positiva a estreia de Diogo Salvi com o Fiesta R5. O piloto lisboeta tem muito para evoluir, mas conseguiu mesmo assim não ser surpreendido por alguns dos Mitsubishi, ficando num excelente quinto lugar nesta estreia no Nacional de Ralis.
Ricardo Teodósio não teve sorte neste rali. Partiu um braço da suspensão e furou, tendo penalizado à saída do parque de assistência, tendo mesmo assim dado algum espetáculo e ficado no 6º lugar, segundo melhor no Gr.N.
Bastante comedido, João Correia fez uma estreia no Nacional muito interessante, obtendo já um excelente resultado e demonstrando que pode evoluir bastante para as próximas provas.
Também na sua estreia no CNR, Gil Antunes não poderia esperar melhor resultado. Venceu entre as duas rodas motrizes ao volante do Peugeot 208 R2, culminando da melhor forma dois meses de excelente preparação desta estreia.
Também com um bom resultado terminou Paulo Neto. Ficou no segundo lugar entre os concorrentes das duas rodas motrizes, ficando à frente Ricardo Marques que descobriu nesta prova o 208 R2.
Destaque para as desistências de José pedro Fontes com problemas de motor no Subaru, Carlos Martins que partiu a suspensão do Mitsubishi depois de um toque numa pedra e de Josão Barros que partiu a transmissão dianteira do Fiesta R5 no arranque do... 1º troço!!!
Nas contas do Campeonato Norte de Ralis, Fernando Peres fez valer a sua experiência, obtendo a vitória na frente de Vitor Pascoal, que ficou a 27,8s. Nuno Cardoso foi o terceiro classificado, também num Evo, na frente de Luís Mota. Daniel Nunes venceu nas duas rodas motrizes e foi sexto da geral.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Moura (4); Pedro Meireles (1); Rui Madeira (1); Martin Kangur (4)
LÍDERES DO RALLY:
Ricardo Moura (SS1 a 5); Pedro Meireles (SS6 a 9)
RALLY SERRAS DE FAFE
1. Pedro Meireles / Mário Castro (P) Skoda Fabia S2000 1:27.32,9
2. Martin Kangur / Andres Ots (EE) Ford Fiesta S2000 +1,3
3. Rui Madeira / Paulo Fuiza (P) Ford Fiesta R5 +19,9
4. Adruzilo Lopes / Vasco Ferreira (P) Subaru Impreza STI R4 +2.49,8
5. Diogo Salvi / Paulo Babo (P) Ford Fiesta R5 +4.49,5
6. Ricardo Teodósio / José Teixeira (P) Mitsubishi Lancer Evo IX +4.50,5
7. João Correia / Ricardo Barreto (P) Mitsubishi Lancer Evo IX +8.39,3
8. Gil Antunes / Diogo Correia (P) Peugeot 208 R2 +10.20,4
9. Paulo Neto / Vitor Hugo Oliveira (P) Citroën DS3 R3T +12.06,0
10. Ricardo Marques / Paulo Marques (P) Peugeot 208 R2 +14.06,2
RALLY SERRAS DE FAFE NORTE
1. Fernando Peres / José Pedro Silva (P) Mitsubishi Lancer Evo VIII 44:57,5
2. Vitor Pascoal / Martim Azevedo (P) Mitsubishi Lancer Evo VII +27,8
3. Nuno Cardoso / Telmo Campos (P) Mitsubishi Lancer Evo VIII +01.47,8
4. Luis Mota / Alexandre Ramos (P) Mitsubishi Lancer Evo IV +01.51,3
5. Nelson Trindade / Bruno Roberto (P) Mitsubishi Lancer Evo IX +08.45,7
PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Ricardo Moura - Skoda Fabia S2000 (cárter SS6)
4 João Barros - Ford Fiesta R5 (transmissão SS2)
5 José Pedro Fontes - Subaru Impreza STI N15 (motor SS4)
6 Oleksii Tamrazov - Ford Fiesta S2000 (não participou)
9 Diogo Gago - Citroën C2 R2 Max (avaria SS3)
12 Carlos Martins - Mitsubishi Lancer Evo IX (suspensão SS1)
Sem comentários:
Enviar um comentário