O promotor do WRC apresentou planos para que no último dia dos eventos se dispute uma única etapa a eliminar para decidir as posições nos dez primeiros. Os pilotos em 10º e 9º lutariam pelo nono lugar, tal como o 8º e o 7º e daí em diante até aos dois primeiros, que discutiriam a vitória. O melhor tempo nessa etapa única poderia assegurar a posição e o triunfo no rally.
Contudo, Todt continua cético quando ao plano, conforme disse à revista britânica ‘Autosport’: “neste momento, seria muito cauteloso. Quando se toma uma decisão, deve-se ter a certeza que é boa. Eu pedi para estudar melhor esta mudança”. O presidente da FIA sublinhou que “devemos ouvir a opinião dos adeptos e existem vários novos ‘media’ que podem ser úteis para concluir algumas decisões importantes como esta”.
Entretanto, o chefe de equipa da Volkswagen, Jost Capito, admitiu que viu e ouviu críticas à possível mudança, mas mesmo assim continua favorável: “as pessoas dizem que não é a forma tradicional dos ralis, mas para mim é mais tradicional do que temos agora. Os pilotos teriam que completar todas as etapas para vencer e constarem da classificação final”, explicou.
Capito acredita que “a luta entre os pilotos pode proporcionar entretenimento. Se um piloto quer assegurar a sua posição, tem que ser rápido e não cometer erros em todas as etapas – incluindo a última. Estamos completamente a favor deste plano do promotor, foi um pouco o nosso plano também”.
Aos 26 anos e depois de se ter sagrado campeão neo-zelândes no último fim-de-semana, Hayden Paddon vai finalmente estrear-se ao volante de uma viatura WRC no Campeonato do Mundo, alinhando no Rally da Catalunha com um dos Ford Fiesta RS WRC da M-Sport.
O campeão do Mundo de Produção em 2011 tem disputado as últimas épocas ao volante de um Skoda Fabia S2000 e em algumas provas rodou na frente de vários WRC, o que convenceu a equipa de Malcolm Wilson a dar-lhe uma oportunidade. Este ano, Paddon subiu ao pódio do WRC2 na Finlândia e Alemanha, tendo sido quinto classificado da categoria na Austrália. "O meu objetivo não é guiar no WRC apenas num evento esporádico mas sim promover-me e tentar garantir a época de 2014", referiu o neozelandês.
Abdulaziz Al-Kuwari foi recompensado pelos excelentes resultados no WRC 2 (3 vitórias), ganhando um lugar no WRC ao volante de um Ford Fiesta RS WRC preparado pela M-Sport. O piloto do Qatar estará ao volante do carro norte-americano no Rally da Espanha, a disputar-se no final de outubro.
O piloto do Qatar mostrou-se contente com a recompensa, referindo que “este carro é muito mais rápido do que o Fiesta RRC a que estou habituado, por isso precisarei de algum tempo a acostumar-me. O nosso primeiro objetivo é terminar todas as etapas e acabar o rally. Claro que um top 10 seria fantástico e para ser honesto, quero mesmo superar o meu melhor resultado, 10º à geral”. Kuwari revelou ainda o desejo de participar a tempo inteiro no WRC, afirmando que “sou muito ambicioso, por isso se o meu patrocinador decidir colocar-me num programa total no WRC, estarei pronto como sempre”.
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