02 setembro 2013

ERC - BARUM RALLY 2013

DIA 1
O primeiro dia do Barum Rally Zlin teve apenas um protagonista que dominou as nove primeiras especiais de classificação, indiferente às variações das condições meteorológicas que tornaram por vezes os troços muito escorregadios devido à chuva.


Se Kopecky dominou em toda a linha, também Václav Pech no Mini S2000 1.6T, não teve muitas dificuldades para se agarrar aos segundo lugar, estando isolado nessa posição, o mesmo sucedendo com Roman Kresta, que estava no 3º lugar da geral.

Apesar desta aparente falta de emoção, o rally teve muitas incidências e muitos despistes, que fizeram com que a prova foi interrompida por diversas vezes. O episódio mais caricato aconteceu no derradeiro troço, quando uns espectadores polacos (bêbados) fizeram com que a prova fosse encurtada.

Quando a desistências, destaques para Esapekka Lappi, que andou pelos primeiros lugares mas teve uma saída de estrada a meio do rali, danificando os aros de proteção.

Renato Pita estava a fazer uma prova muito consistente, sendo o 38º da geral e 5º classificado entre os concorrentes da sua classe (6).


DIA 2
O piloto checo Jan Kopecky obteve a quinta vitória do ERC no seu rally (Barum Rally Zlin), depois de uma prova em que não teve oposição no primeiro dia e em que geriu no segundo, evitando cair nas armadilhas dos troços e das condições atmosféricas (que alteravam a aderência).

Jan Kopecký parte assim rumo ao título Euroepu num ano que não tem adversários, nem no seu próprio rali.

Vaclav Pech levou o seu Mini S2000 até final, garantindo o título checo, não lhe interessando por isso correr muitos riscos, pois o segundo lugar era mais do que suficiente para as suas aspirações.

O piloto do dia acabou por ser Roman Kresta, ao vencer quatro troços (Pavel Valousek num Fiesta R5 venceu dois), mas um furo deixou o piloto fora do pódio quando estava claramente em posição de o conquistar.

Dessa forma Jaromir Tarabus, levou outro Skoda ao pódio, todo ele preenchido por pilotos checos, ficando na frente de Sepp Wiegand, nesta rali a participar com as cores oficiais da Skoda.

Miroslav Jakes, com o sexto lugar, obtido ao volante de um Mitsubishi Lancer venceu a Production Cup, batendo Jaroslav Orsak.

Enquanto Jan Cerny ganhou nas duas rodas motrizes com o Peugeot 208 R2, Molly Taylor foi a concorrente feminina mais bem classificada e o piloto português Renato Pita terminou na 34º posição.

fonte: ralis.online.pt

LÍDERES DO RALLY:
Jan Kopecký (SS1 a SS15)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Jan Kopecký (9); Roman Kresta (4); Pavel Valoušek (1)









Sem comentários:

Enviar um comentário