fonte: ralis.online.pt (Carlos Silva)
Com uns "fartos" 147,12 kms em troços cronometrados divididos por 8 especiais, a sétima prova pontuável para o WRC, o Rally Sardegna e à imagem das provas anteriores, teve um início algo atribulado para algumas das principais figuras do mundial.
Logo no troço de abertura - o famoso Monte Lerno, Jari-Matti Latvala sofre um furo, perdendo quase 2 minutos para o mais rápido que foi Sébastien Ogier, o seu companheiro de equipa na Volkswagen Motorsport. Na especial seguinte um "homem" da M-Sport colocou Malcolm Wilson a deitar "contas à vida", já que Evgeny Novikov - o terceiro da geral e até então o melhor representante da equipa britânica, não evitou uma violenta batida num muro, capotando o seu Ford Fiesta RS WRC de seguida.
Num ápice, o líder do mundial - que voltou a ser o mais rápido na terceira especial, já detinha mais de 20 segundos sobre o vencedor desta prova no ano passado, Mikko Hirvonen, aumentando paulatinamente a sua vantagem sobre o piloto finlandês que se cifrou em 46,6s no final desta tirada.
Mas se a liderança do francês está praticamente "fora de perigo", quanto as restantes posições ainda muito poderá suceder amanhã (último dia de prova), já que tal como o sucedido no último Rali da Finlândia, será composto apenas por duas etapas.
Depois de ter mudado os travões para a secção intermédia, Thierry Neuville (Ford Fiesta RS WRC) que venceu consecutivamente duas especais (4.ª e 5.ª) se encontra à somente 3,1 seg. do melhor dos Citroën, tendo atrás de si outro DS3 WRC, o de Daniel Sordo. O espanhol aproveitou o capotanço de mais um carro da M-Sport, neste caso o de Mads Ostberg na última especial disputada já noite caída, para se posicionar no quarto da geral, tendo sido apenas por duas vezes mais rápido que Hirvonen, referindo que não esteve presente na Sardenha no ano passado, pelo que tem optado por um andamento de compromisso.
Quando ao piloto norueguês e depois de ter perdido muito tempo no sexto troço ao não evitar um monumental pião - perdendo então o último lugar provisório do pódio, continua numa autêntica maré de azar e em 7 provas realizadas este ano, apenas na Suécia realizou uma prova, digamos, produtiva.
Em resumo, pouco mais de 30 segundos a separar este grupo de três pilotos, prometem muita emoção para as restantes 8 especiais finais.
Nitidamente a recuperar terreno para os da frente, Jari-Matti Latvala foi por três vezes o mais rápido ao longo do dia, reduzindo para 1m44 seg. a diferença para o líder, "voando" literalmente falando da dupla passagem noturna de "Gallura, onde no somatório de ambas foi mais rápido em 16 segundos que Ogier!
Na sexta posição encontra-se um tranquilo Andreas Mikkelsen no terceiro dos VW Polo R WRC, estando a uns "respeitáveis" 1.55, 4 seg. do líder, naquela que é a sua quarta prova ao volante do carro alemão, referindo que uma vez mais a sua posição na estrada (4.ª) não foi deveras a melhor.
Novamente o melhor entre os privados, Martin Prokop (Ford Fiesta RS WRC) encontra-se na 7.ª posição com mais de um minuto de vantagem sobre Michał Kościuszko, que relembra-se estreia na ilha italiana um carro idêntico ao do piloto checo, depois de um início de temporada problemática com o MINI JCW da MSI.
Com apenas 8,9 seg. de desvantagem sobre o piloto polaco, encontra-se a jovem promessa britânica Elfyn Evans (alguns problemas de travões) na sua prova de estreia com um WRC habitualmente utilizada pelo qatari Nasser Al-Attiyah, ausente da prova.
Robert Kubica (Citroën DS3 RRC) ocupa o último lugar pontuável sendo o líder da WRC-2 com mais de um minuto de vantagem sobre o Ford Fiesta RRC de Abdulaziz Al-Kuwari. Khalid Al Qassimi (Citroën DS3 WRC) é apenas o 11.º e Per-Gunnar Andersson (Ford Fiesta RS WRC) abandonou a prova no decorrer da 5.ª especial com o braço de suspensão traseiro direito partido, e tal como Novikov e Ostberg, aguarda-se pela confirmação se retomarão ou não a prova ao abrigo das regras do Rally 2.
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1 a 8)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (3); Jari-Matti Latvala (3); Thierry Neuville (2)
Sem comentários:
Enviar um comentário