02 junho 2013

WRC - DIA 3 ACROPOLIS RALLY 2013

fonte: ralis.online.pt (Carlos Silva)

Com as posições de topo praticamente cimentadas lá na frente, o último dia de competição da 59.ª edição do Acropolis Rally permitiu a Jari-Matti Latvala levantar um pouco o ritmo imprimido no dia de ontem, para obter a sua oitava vitória no WRC e a primeira com as "cores" da VW Motorsport.


De facto com mais de um minuto de vantagem sobre o Citroën DS3 WRC de Dani Sordo, Latvala apenas teve que levar de forma segura o seu VW Polo R WRC ao pódio final, já que a sua estratégia passaria por não atacar na "Power Stage".

Os quase dois minutos de vantagem para o espanhol foi o resultado de um fim-de-semana perfeito, onde já é notória a sua adaptação total ao carro alemão, saindo da Grécia como segundo nas "contas" do Mundial.

Notória foi igualmente a segunda posição obtida por Sordo, face aos fracos resultados obtidos no primeiro terço do Campeonato. Certamente que este resultado veio lhe dar mais crédito no seio da Citroen Total de Abu Dhabi WRT, já que pela sua vez consecutiva suplantou-se na geral (e no cronómetro) ao azarado Mikko Hirvonen (8.º).

O último lugar do pódio foi ocupado Thierry Neuville - o melhor representante da M-Sport, numa prova pautada por um andamento muito consistente que lhe valeu o seu segundo pódio da época. Em resumo, um pódio ocupado por três diferentes construtores, coisa rara assistida nestes últimos tempos no Mundial.

Interessante de seguir, foi a luta travada entre Andreas Mikkelsen (VW Polo R WRC) e Nasser Al-Attiyah (Ford Fiesta RS WRC) pela quarta posição. O campeão em título do IRC imprimiu um forte andamento que o levou a obter o melhor registo em 3 especiais consecutivas - os primeiros no WRC, e a sua melhor classificação de sempre no Mundial de Ralis, fazendo esquecer os problemas de travões e caixa de velocidades que o afectaram nos dois primeiros dias.

Pela terceira vez em três participações no Mundial esta época, Nasser Al-Attiyah obteve o quinto posto, numa prova praticamente isenta de erros.

Com dois furos e um pião ao longo da prova, Mads Ostberg (Ford Fiesta RS WRC) pouco mais poderia aspirar que a 6.ª posição final, num fim-de-semana onde foi claramente batido pelo seu colega na M-Sport - Evgeny Novikov (9.º), que chegou a liderar brilhantemente a prova.

Martin Prokop (7.º) voltou a ser o melhor piloto privado numa etapa do mundial, numa época onde pontuo em todas as provas. O destacado líder do mundial - Sébastien Ogier (VW), manteve a décima posição ocupada no final do dia de ontem, tendo vencido a Power Stage com quase 10 seg. de vantagem para Novikov e 11,6 seg. para Mikkelsen.

Na WRC-2 finalmente a vitória coube a Robert Kubica (Citroën DS3 RRC) que liderou o evento grego da 1.ª a ultima especial, tendo vencido 9 dos 14 troços do programa.

Yuriy Protasov (Ford Fiesta RRC) e Abdulaziz Al-Kuwari em carro idêntico, ocuparam os restantes lugares do pódio, com o piloto do Qatar a aumentar ainda mais a sua liderança no Mundial, já que o peruano Nicolas Fuchs (Mitsubishi Lancer Evo X) não foi além da sexta posição.


LÍDERES DO RALLY:
Evgeny Novikov (SS1 a 3); Jari-Matti Latvala (SS4 a 14)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Evgeny Novikov (5); Jari-Matti Latvala (3); Dani Sordo (1); Sébastien Ogier (2); Andreas Mikkelsen (3)
POWER STAGE
1º Sébastien Ogier; 2º Evgeny Novikov; 3º Andreas Mikkelsen






Sem comentários:

Enviar um comentário