08 junho 2013

PORTUGAL - RALLYE VIDREIRO 2013

fonte: ralis.online.pt

Desportivamente a terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis foi a melhor prova do ano nesta competição, com a vitória a sorrir a Bernardo Sousa, que até agora venceu todas as provas.


Com uma primeira secção fabulosa, Adruzilo Lopes saiu dos primeiros quatro troços na liderança da prova, depois de apostar em pneus para seco que lhe renderam uma vantagem que o veterano piloto soube aproveitar a seu favor. Contudo, uma avaria eléctrica no Subaru, que fazia com que o motor não passasse das 4.000 rpm, fez o piloto perder algum tempo, na 5ª e 6ª especial, baixando ao quarto lugar.

Bernardo Sousa fez também uma prova muito inteligente, mesmo se a escolha de pneus não foi a melhor no início da prova. Sem perder o ritmo e a concentração, Sousa aproveitou para atacar na 5ª especial ascendendo à liderança para depois gerir nas duas especiais seguintes. Não só venceu, como cimentou a liderança no CPR, dando um passo muito importante rumo ao título.

A luta pelo segundo lugar esteve ao rubro até final. Pedro Meireles entrou muito bem no rali, sendo até o primeiro líder da prova, acabou por perder o segundo lugar para Ricardo Moura na derradeira especial (a super-especial de apenas 1 Km), ao efetuar um mau tempo.

Quem aproveitou melhor foi Ricardo Moura, que acabou por ter um bom resultado, segundo da geral, mesmo se a sua exibição não foi muito brilhante, com o piloto a não ter explicação para alguns dos seus cronos em algumas especiais. Curioso é o facto de entre o 2º e o 4º classificado apenas a diferença ser apenas de 0,5s!!!

Na luta pelas restantes posições, destaque para a prova muito consistente de Miguel Barbosa, com uma prestação regular que lhe valeu um excelente 5º lugar.

Ainda à procura de ritmo no asfalto com o Subaru, Ivo Nogueira tentou sempre acompanhar o ritmo de Barbosa e quando mais forte atacou (já nos troços de S. Pedro de Moel) acabou por ter uma saída de estrada que definitivamente o fez refrear os ânimos finalizando no 6º lugar.

Mais uma vez notável esteve João Barros, que levou o Renault Clio à vitória nas duas rodas motrizes, que quase lhe permitiu intrometer-se na luta com os 4x4 que estavam à sua frente. Uma vitória sem constatação, com quase 2 minutos de diferença para o regressado André Marques. O piloto do Peugeot 206 S1600 cumpriu neste regresso, numa prova que conhece, fazendo mesmo assim uma boa prestação (mesmo não pontuando para o CPR2).

Ricardo Marques fez uma boa muito boa, recuperando depois do tempo perdido no troço inaugural. O piloto do C2 foi o terceiro no CPR2 e com este resultado manteve-se na liderança da competição.


LÍDERES DO RALLY:
Pedro Meireles (SS1); Adruzilio Lopes (SS2 a 4); Bernardo Sousa (SS5 a 7)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Pedro Meireles (1); Ricardo Moura (2); Adruzilio Lopes (3); Bernardo Sousa (1)

1. Bernardo Sousa / Hugo Magalhães (P) Ford Fiesta S2000 54:24,7
2. Ricardo Moura / António Costa (P) Skoda Fabia S2000 +11,0
3. Pedro Meireles / Mário Castro (P) Skoda Fabia S2000 +11,2
4. Adruzilio Lopes / Vasco Ferreira (P) Subaru Impreza STI R4 +11,5
5. Miguel Barbosa / Alberto Silva (P) Mitsubishi Lancer Evo IX +02:20,8
6. Ivo Nogueira / Nuno Rodrigues Silva (P) Subaru Impreza STI R4 +02:46,3
7. João Barros / Jorge Henriques (P) Renault Clio S1600 +03:04,6
8. André Marques / Manuel Porem (P) Peugeot 206 S1600 +04:45,2
9. Ricardo Marques / Paulo Marques (P) Citroën C2 R2 max +04:48,1
10. Paulo Neto / Vitor Hugo (P) Citroën DS3 R3T +05:07,3

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