26 abril 2013

ERC - DIA 2 SATA RALLYE AÇORES 2013

fonte: ralis.online.pt

O segundo dia do Sata Rallye Açores teve tudo o que uma prova deste género deve ter: emoção, espetáculo, drama e incerteza. As condições meteorológicas ditaram também a sua lei, lançando alguma incerteza na escolha dos pneus mas, acima de tudo, tornaram os troços traiçoeiros e imprevisíveis com o nevoeiro a lançar muita cautela na abordagem dos pilotos aos troços.


A vitima principal do nevoeiro foi mesmo o líder do rally até à 7ª especial. Kubica pagou a sua inexperiência nos ralis sob este tipo de condições perdendo 1m46,2s só nas Sete Cidades 1 para o vencedor do troço Bernardo Sousa. Kubica ainda tentou ir atrás da liderança mas em Feteiras 2 deu um toque demasiado violento que deixou o DS3 em muito mau estado e completamente fora da luta pela vitória.

Mais experiente e conhecedor, Jan Kopecky estava mais uma vez na posição certa e na hora certa para assumir a liderança novamente deixada por Kubica. A sorte também o protegeu, quando assumiu ter dado um toque algo violento num morro que deixou o Skoda algo desalinhado na especial antes de vir ao parque de assistência a meio do dia.

Igualmente a fazer uma grande prova está Craig Breen. O piloto da Peugeot Rally Academy tem sido extremamente eficaz na sua condução e sem quase dar nas vistas tendo conseguido juntar a rapidez a uma extraordinária consistência de resultados nos troços que lhe permite estar a 13,1s da liderança e perfeitamente dentro da luta pela vitória.

Tem de se reconhecer que Bruno Magalhães fez um dia muito bom, conseguindo subir a pulso quatro posições (de 7º passou para 3º). Mesmo com as constantes queixas à sua posição de partida para a estrada e à antiguidade do seu S2000, o português está a ser consistente e rápido.

Muito boa tem sido a prestação de Ricardo Moura com o Skoda Fabia S2000. Ainda se nota que o piloto se defende em demasia em algumas zonas, mas o conhecimento do terreno e a competitividade do seu carro, permitem-lhe estar na discussão directa pelo 3º lugar com Bruno Magalhães.

Também muito positiva foi a prestação de Bernardo Sousa, nomeadamente depois da exuberante vitória no troço das Setes Cidades 1. O piloto ganhou motivação, recuperou muito tempo para os primeiros e entrou na discussão do pódio revelando que já se entende um pouco melhor com o seu Fiesta RRC.

Destaque para o 9º lugar de Miguel Barbosa, a fazer uma prova muito consistente que lhe garante para já a liderança do Grupo N, enquanto Hannes Dazinzer lidera nas duas rodas motrizes com o seu Clio na frente de Diogo Gago também ele a fazer uma prestação muito interessante com o seu Citroen C2.

LÍDERES DO RALLY:
Robert Kubica (SS 1 a 7); Jan Kopecky (SS 8 a 12)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Robter Kubica (6); Jan Kopecky (1); Bernando Sousa (2); Graig Breen (1)



Sem comentários:

Enviar um comentário