fonte e fotos: ralis.online.pt
O primeiro dia do Sata Rallye Açores foi complicado para pilotos e organização, com a muita chuva a cair de manhã e a condicionar a utilização dos troços, sendo o GDC obrigado mesmo a anular a primeira especial e cortar uma grande parte do segundo troço.
Quase que indiferente a tudo isso, demonstrando um grande profissionalismo e uma enorme determinação, Robert Kubica não esteve para tácticas de corrida ou queixas sobre o estado dos troços, optando por andar depressa e bem desde o primeiro metro do troço, como aliás já tinha ficado demonstrado na Qualifying Stage ao aniquilar a concorrência. Por isso, as três vitórias nos troços disputados, dizem tudo sobre a prestação do polaco neste dia 1 do Sata.
Jan Kopecky (que já não disputa um rally de terra desde 2011) entrou demasiado na expectativa, perdendo quase toda a diferença para o líder nesse troço, pelo que teve que se aplicar nos dois restantes troços para não se atrasar em demasia face a Kubica.
Um tanto surpreendentemente, Ricardo Moura é um excelente terceiro classificado, depois de ter passado pela segunda posição. O factor casa joga muito a seu favor, e ainda mais quando os troços se apresentam muito escorregadios, com o açoriano a ter mesmo assim muitas cautelas na estreia com o seu Skoda Fabia, mas ficando a ideia de que pode perfeitamente entrar na luta pelo primeiro lugar.
Graig Breen também esteve bem e decidiu não arriscar tanto neste primeiro dia depois de um furo na fase incial, mantendo-se na luta do pódio, tendo logo atrás de si Bernardo Sousa também a fazer uma dia cauteloso tentando inteirar-se da condução do Fiesta RRC, sem contudo perder muito tempo na disputa do pódio.
Na luta pelos primeiro lugares estão ainda Jéremi Ancien, também ele um estreante nesta prova a dar muito boa conta de si num terreno tão difícil, estando inclusivamente na frente de Bruno Magalhães, a queixar-se do desacerto do seu Peugeot e da posição de partida (4ª na estrada) o prejudicar face aos seus adversários diretos.
Stéphane Lefebvre, da Peugeot Rally Academy, é o melhor dos duas rodas motrizes com o seu Peugeot 208 R2, enquanto Jaroslav Orsák lidera no carros de Grupo N.
LÍDERES DO RALLY:
Robert Kubica (SS 1 a 3)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Robter Kubica (3)
Sem comentários:
Enviar um comentário