18 novembro 2012

ERC - NOVIDADES PARA 2013

O Eurosport Events revelou o novo logotipo oficial do Campeonato Europeu e lançou um novo slogan, “Serious Competition Ahead”.

Segundo a Eurosport Events trata-se de um novo logo fruto da abordagem moderna e fresca a esta competição, em que a inclusão da estrela reforça a natureza Europeia deste campeonato, que irá visitar 13 países da Europa.

François Ribeiro, diretor de desenvolvimento de Motorsport da Eurosport Events, afirmou que "é muito positivo ver o nível de interesse que o ERC tem gerado desde que foi anunciado o nosso acordo com a FIA. Não temos dúvidas que a competição estará em grande nível em 2013 em relação a pilotos e equipas".

A temporada vai ser dividida em duas metades
François Ribeiro.: "A questão do calendário é sempre muito difícil. Se temos um bom calendário, temos um bom campeonato e vice versa. Tivemos de reunir mais de vinte rallies do IRC e do ERC, para reduzir o número ao máximo de treze eventos. Para as equipas seria provavelmente melhor ter doze mas, decidimos oferecer treze rallies que apenas serão contabilizados os oito melhores resultados. A temporada será dividida em duas metades e cada uma delas, serão contabilizados os quatro melhores resultados. Isto deverá contribuir para uma melhor distribuição das participações das equipas em cada rally."

Expetativas positivas para o próximo ano
François Ribeiro.: "Estamos esperançados que o Campeonato Europeu em 2013, tenha muitos pilotos e equipas. Em conjunto com o Jean-Pierre Nicolas, já sabemos que o interesse no campeonato vai ser grande. É absolutamente incrível, os interesses que têm sido manifestados a partir de equipas e pilotos após termos anunciado à quatro semanas atrás, sermos os promotores do ERC. Agora sabem que se podem concentrar num campeonato de qualidade, com excelente cobertura e promoção televisiva e poder lutar por um título com o rótulo da FIA. A luta não é só pelo título absoluto entre pilotos pois, haverá também para duas rodas motrizes, produção e equipas. Já fomos contatados pela M-Sport, Prodrive, Kronos, A-Style e pela Skoda Alemanha." 

Título para pilotos e equipas
François Ribeiro.: "Não vai ser necessário um piloto estar inscrito no ERC, podendo este, mesmo só pontuar num rally. As inscrições vão ser só para equipas mas, não necessitam nomear qualquer piloto em toda a temporada. Por exemplo, nós não estamos a contar com a Skoda Motorsport oficial pois, eles vão estar numa espécie de transição, devido ao desenvolvimento do novo Fabia R5 que deverá estar pronto para a temporada 2014, ficando ainda com a versão S2000 no próximo ano. Mas com a Skoda, vão participar muitas equipas privadas. Contudo, será possível pontuar com qualquer carro, desde que tenha homologação FIA para o ERC. De qualquer modo, esperamos ver muitos carros da M-Sport, porque eles serão os primeiros a ter o primeiro R5 no mercado. Também contamos com os Mini, Skoda e Peugeot, sendo esta última, a estrear o novo 208 R5 na segunda metade da temporada. Além disso, teremos carros de produção, R4 e de duas rodas motrizes. Penso que no próximo ano ainda vai ser melhor do que a temporada 2011 do IRC. Temos carros da categoria S2000, RRC e R5. Acredito que os novos R5 vão ser muito interessantes. O ERC vai ser de grande nível."

Para além das equipas que François Ribeiro mencionou (M-Sport, Prodrive, Škoda Deutschland, A-Style e Kronos), alguns pilotos também manifestaram interesse. O estónio Sander Pärn (S2000 ou R5) e o italiano Giandomenico Basso, muito provavelmente com um Fiesta da A-Style.
Rok Turk confirmou que vai disputar as duas rodas motrizes, com um novo Peugeot 208 R2 e a piloto australiana, Molly Taylor, também mostrou interesse em disputar o campeonato com um DS3 R3T.
O piloto checo Antonín Tlusťák, confirmou que vai disputar o campeonato completo com um Skoda Fabia S2000 e existe um rumor sobre o polaco Robert Kubica, estar interessado no ERC ou no WRC.

O Eurosport lançou também uma nova página do Twitter sob o domínio @FIAERC. A nova página oficial do ERC no Facebook será lançada, simultaneamente, com um site reformulado do ERC, em meados de dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário