04 abril 2012

WRC - RALLY DE PORTUGAL 2012 DIA 4


Terminou a edição 2012 do Rally de Portugal, num último dia que teve pouco de história e que foi de emoção quase nula, até rebentar uma "bomba" que mudaria muita coisa.


Mikko Hirvonen geriu a sua vantagem na frente da corrida e como não houve qualquer problema mecânico alcançou a vitória no Rally de Portugal, como também passou para a liderança do Mundial, após um rally em que não venceu qualquer troço.

Com as posições definidas no segundo e terceiro lugar, para Ostberg e Novikov, o destaque foi mesmo para o piloto russo que conseguiu obter o seu primeiro pódio no Mundial de Rallies.

No entanto, após as verificações técnicas finais, foi detectado no carro de Hirvonen uma embraiagem montada no DS3 que não correspondia à versão homologada. Mesmo sendo uma peça mais pesada do que a que deveria estar montada e dos engenheiros afirmarem que não teria diferença na performance, Mikko Hirvonen acabaria por ser desclassificado. Um outro problema no turbo, também seria alvo de analise mas, ao que parece, deveria ser um problema de dilatação de uma anilha devido à temperatura que o componente atinge. 

Petter Solberg acabou por fazer uma boa recuperação neste rally, pelo que o quarto lugar foi o mal menor depois de um evento em que quer ele quer Latvala cometerem demasiados erros, que penalizaram muito a Ford. Entretanto, após a desclassificação de Hirvonen, o norueguês ascendeu ao último lugar do pódio e subiu para segundo no campeonato.

O outro norueguês, Mads Ostberg, acabaria por ser declarado vencedor do Rally de Portugal e Novikov também ascendia à segunda posição. Desde o San Remo de 1993 que um piloto privado não vencia um rally do mundial.

Destaque também para a luta entre Al-Attihah e Prokop, com o piloto do Qatar a levar a melhor no derradeiro troço e recuperar a quinta posição que tinha perdido após um pneu furado, obtendo a sua melhor classificação de sempre em provas do WRC que entretanto, passaria a ser a quarta posição.

Apesar de muito atrasado, Daniel Sordo voltou a dar nas vistas, vencendo pela primeira vez a Power Stage, dando nesta prova excelentes indicações quanto às novas evoluções do Mini WRC. Daniel Sordo mostrou todo o potencial do novo Mini WRC que a Prodrive lhe preparou para o Rally de Portugal. O espanhol foi um dos pilotos do rally e não fosse um problema eléctrico Sordo poderia ter lutado pelo pódio. De qualquer maneira o espanhol sai convencido de Portugal que o Mini tem finalmente potencial em terra para alcançar bons resultados.

Depois de mais um excelente exibição de Sebastien Ogier, que se mostrou particularmente simpático no Algarve, a Volkswagen vai continuar em Portugal pelo menos por mais dois dias. Carlos Sainz e Sebastien Ogier vão estar ao volante do VW Polo WRC, no troço de Almodôvar, o que permitirá comparar a performance deste carro com os actuais WRC.

Miguel Barbosa completou os três dias do Rally de Portugal destinados ao Campeonato de Portugal de Ralis, alcançando um brilhante segundo lugar na classificação. Com este resultado, o piloto de Famalicão é o novo líder do campeonato. Apesar de já não contar para as contas do CPR, Miguel Barbosa disputou a derradeira etapa da prova portuguesa e terminou num honroso 23º posto da geral. A somar a este interessante resultado, o jovem piloto de 24 anos conseguiu ser o terceiro melhor piloto português, atrás de Armindo Araújo e Pedro Meireles. "Estou muito satisfeito por ter concluído o Rally de Portugal na minha primeira participação. Foi uma prova muito difícil, quase ninguém passou ao lado dos problemas e ter chegado ao final como terceiro melhor piloto português é uma honra. A equipa esta toda de parabéns pois só com o grande trabalho que efectuaram foi possível alcançar este brilhante desfecho", disse Miguel Barbosa.


LÍDERES DO RALLY:
Petter Solberg (SS1 e 2); Jari-Matti Latvala (SS3 e 4); Petter Solberg (SS5); Mikko Hirvonen (SS6 a 21); Mads Ostberg (SS22)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Petter Solberg (8); JM Latvala (3); Ott Tänak (1); Daniel Sordo (6)





Sem comentários:

Enviar um comentário