Se a Super-Especial de Lisboa não teve qualquer interesse do ponto de vista desportivo, o mesmo não se pode dizer dos três troços noturnos pois, o Rally de Portugal começou com muita emoção, não só pelas diferentes estratégias das Ford e Citroen, mas também porque os troços noturnos acabaram por trazer um interesse acrescido à prova.
Para já a aposta da Ford foi certeira, mas não tanto quanto se poderia esperar, já que a chuva fez com que o pó não fosse tão penalizador para os pilotos. O problema de alguns foi mesmo disputar troços à noite e, neste particular, Sébastien Loeb foi quem mais se evidenciou mas pelas piores razões.
O francês viria a sair de estrada e capotou de uma forma algo violenta, acabando o rally ao terceiro troço disputado, ao deixar o Citroen bastante mal tratado no tejadilho e dessa forma sem qualquer hipótese de continuar na prova com o arco de segurança danificado. Loeb fez cerca de seis quilómetros a pé até à Zona Espetcáculo 7, acabando por levar uma grande ovação dos muitos espectadores presentes.
O francês viria a sair de estrada e capotou de uma forma algo violenta, acabando o rally ao terceiro troço disputado, ao deixar o Citroen bastante mal tratado no tejadilho e dessa forma sem qualquer hipótese de continuar na prova com o arco de segurança danificado. Loeb fez cerca de seis quilómetros a pé até à Zona Espetcáculo 7, acabando por levar uma grande ovação dos muitos espectadores presentes.
Com Solberg na frente nos dois primeiros troços, seguiu-se o ataque de Jari-Matti Latvala, que passou para o comando na terceira especial, posição que manteve para a derradeira especial.
Com os Ford na frente, Hirvonen assumiu o terceiro lugar, e não estando Loeb, esta será a sua posição natural nesta prova, tendo em conta a necessidade de marcar pontos para a Citroen.
Destaque para o tempo de Tänak no quarto troço, sendo claramente o quarto piloto mais rápido do dia, numa excelente exibição do estónio, seguido por Neuville e Ostberg.
Armindo Araújo saiu de estrada logo no segundo troço que o fez perder muito tempo e cair para o 32ª lugar. Um erro de notas levou o piloto a sair de estrada e a bater num barranco, acabando por demorar muito tempo a colocar o carro na estrada.
Daniel Sordo fez 500 metros do segundo troço até o Mini ficar sem iluminação devido a problemas elétricos. A desistência deu-se depois devido a esse problema, com o Mini das 100 evoluções a ficar cedo pelo caminho.
Muito azar teve Ricardo Moura. Problemas com o radiador após passar por uma ribeira, levou o campeão nacional a desistir muito cedo.
Pedro Meireles, mesmo com problemas de caixa de velocidades, foi o melhor português e melhor concorrente do CPR no primeiro dia competitivo.
Excelente prova está a fazer Hayden Paddon. Não só ocupa o 9º lugar da geral classificativa, superando mesmo Sébastien Ogier entre os S2000, como está também na liderança do SWRC, com 24,6s na frente de Breen.
LÍDERES DO RALLY:
Petter Solberg (SS1 e 2); JM Latvala (SS3 e 4)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Petter Solberg (2); Jari-Matti Latvala (1); Ott Tänak (1)
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