Idealizado e concebido pela direção técnica do Grupo Desportivo Comercial (GDC) liderada por António Andrade, foi dado a conhecer a proposta efetuada à direção geral do GDC, presidida por Francisco Coelho, para a realização de um Troféu de Ralis na ilha de São Miguel em 2012.
Apresentando-se num figurino diferente daquele que, até este ano, norteava as realizações do clube sedeado no Pombal, Lagoa, este novo Troféu de Ralis que deverá, após análise e aprovação por parte da direção do GDC, procurar aprovação junto à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, conta com a realização de 3 ralis – provas com mais de quatro e menos de sete provas especiais de classificação, onde se inclui o cumprimento de duas secções do SATA Rallye Açores e duas provas igualmente pontuáveis para o Campeonato dos Açores de Ralis – e 3 ralisprint, a designação escolhida para as provas de menor extensão compostas duas passagens por uma única prova especial.
Uma das grandes novidades deste novo formato de competição está na inclusão de todos os veículos sejam eles homologados, não homologados, jipes e kartcross (estes últimos não marcarão presença na prova que se desenrola em simultâneo com o SATA Rallye Açores), pretendendo desta forma a direção técnica do GDC apresentar reais alternativas ao atual momento vivido no desporto motorizado micaelense e regional em geral.
Para já o calendário de provas idealizado comporta arranque em Fevereiro e Março, com a realização de dois ralisprint, um em terra e outro em asfalto, com apenas um troço percorrido por duas vezes, sendo que a inclusão deste piso é mais uma das novidades desta competição no que diz respeito aos ralis em São Miguel.
A realização do SATA Rallye Açores marca também a realização do primeiro rally, com 5 troços, seguindo-se em Julho e em Outubro a realização dos restantes ralis, com dois troços cada, provas também pontuáveis para o Campeonato dos Açores da modalidade, todas em pisos de terra. A Taça terminará com a realização em Novembro de um ralisprint em asfalto, com dupla passagem por um único troço.
De acordo com António Andrade, diretor técnico do Grupo Desportivo Comercial, “esta é a estrutura que pessoalmente penso ser a mais adequada ao momento atual e que poderá reanimar de alguma forma, a custos moderados esta modalidade que tem trazido tão grande visibilidade mediática dos Açores além-fronteiras como é o caso do SATA Rallye Açores.”
“É esperado que a direção do GDC, após a adequada análise consiga a angariação de um ou vários patrocinadores e que dentro em breve propor à FPAK a respetiva homologação, quer do regulamento quer do calendário” conclui o diretor de provas do Grupo Desportivo Comercial.
Mais pormenores serão fornecidos em breve, tal como o regulamento da competição e o calendário em definitivo das referidas provas, já entregue à direção do Grupo Desportivo Comercial.
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