O derradeiro dia do evento mexicano, continuou a ser demolidor para algumas mecânicas e trouxe surpresas na classificação, em especial para a Citroën que acabou por ter um resultado agridoce.
Após ter escapado a uma penalização e mesmo com a possibilidade de ser excluído do rally, Sébastien Ogier não evitou uma saída de estrada na primeira especial do dia, arrancando uma das rodas do Citroën DS3, desistindo da excelente prova que vinha a efectuar.
Mesmo com a penalização sofrida ontem, Sébastien Loeb conseguiu segurar os dois Ford atrás de si, obtendo a sua primeira vitória do ano e a do Citroën DS3 WRC. Para além dos pontos da vitória, Loeb somou mais 2 ao ser segundo na Power Stage.
Sem hipóteses de chegar aos Citroën, Mikko Hirvonen efectuou uma etapa calma mas, venceu a Power Stage e somou mais 3 pontos aos 18 que já tinha da segunda posição do rally, continuando na liderança do campeonato após o segundo pódio consecutivo.
Jari-Matti Latvala repetiu a terceira posição que tinha alcançado na Suécia, contribuindo muito para o excelente resultado de equipa, permitindo que a Ford continue na liderança do campeonato, quase com o dobro dos pontos em relação à Citroën.
Tal como Hirvonen, Petter Solberg decidiu apostar na Power Stage para amealhar mais uns pontos extras. Depois da falha eléctrica, Solberg conseguiu terminar na quarta posição e efectuou o mesmo tempo do que Loeb na Power Stage mas, ficaria com os pontos do terceiro lugar.
Mads Ostberg limitou-se a levar o Fiesta até ao fim, conseguindo um bom quinto lugar final que lhe permitiu obter mais alguns pontos no campeonato.
Henning Solberg teve um rally com muitos problemas e no derradeiro dia, voltou a perder mais tempo ao substituir a correia do alternador numa ligação.
Nasser Al-Attiyah defendeu-se bem dos ataques dos seus opositores e conseguiu uma excelente vitória no SWRC com apenas 13,5s de vantagem sobre o checo Martin Prokop.
Na tentativa de alcançar Prokop, Juho Hänninen capotou no segundo troço do dia mas, felizmente para o finlandês, não perdeu muito tempo com o descuido, conseguindo levar o Skoda até ao final na nona posição da geral e terceiro entre os S2000.
Após o inicio do rally, Federico Villagra não devia estar à espera de poder pontuar no México mas, problemas com outros pilotos, permitiram que o argentino terminasse em décimo, mesmo com problemas de transmissão na derradeira especial.
Quando já estava nos lugares pontuáveis após a desistência de Ogier, Ken Block voltou a ter problemas eléctricos e baixou para décimo terceiro a um troço do fim.
LÍDERES DO RALLY:
Petter Solberg (SS1); Sébastien Ogier (SS2 a 4); Sébastien Loeb (SS5); Sébastien Ogier (SS6 a 10); Sébastien Loeb (SS11 a 14); Sébastien Ogier (SS15 a 19); Sébastien Loeb (SS20 a 22)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Petter Solberg (5); Sébastien Ogier (5); Sébastien Loeb (9); Jari-Matti Latvala (2); Mikko Hirvonen (1)
Sem comentários:
Enviar um comentário