03 outubro 2014

WRC - Dia 1 Rallye de France 2014

Disputou-se hoje o primeiro dia do Rallye de France - Alsace, com luta acesa pela vitória e foi dramático para alguns dos principais pilotos.

Sébastien Ogier começa o dia na segunda posição mas, logo de seguida, o Polo R começou a ter cortes no motor, aliado a um problema na caixa de velocidades que o fez perder mais de 4 minutos. Para piorar a situação, Julian Ingrassia enganou-se à entrada de um controlo e penalizou 4 minutos por avanço, totalizando num atraso superior a 8 minutos após os primeiros três troços.

Jari-Matti Latvala venceu o primeiro troço, perdeu a liderança momentaneamente no segundo troço mas, recuperou a primeira posição no seguinte e manteve-a até ao final do dia. O finlandês venceu mais de metade das especiais mas, a vantagem é ainda curta para ficar livre de pressões.

Andreas Mikkelsen passou pela liderança no segundo troço, venceu três troços e é neste momento, a única oposição de Latvala com 8,1s de atraso.

Kris Meeke ainda acompanhou de perto os dois Volkswagen nos troços iniciais mas, na segunda passagem por Vosges, o britânico perdeu alguns segundos e distanciou-se um pouco de Latvala e Mikkelsen, terminando o dia com 23,1s de atraso para o líder.

Dani Sordo subia à quarta posição no inicio da tarde e venceu o derradeiro troço empatando com Mikkelsen. No entanto, o espanhol tem Mads Østberg (5º) a 10,7s, Mikko Hirvonen (6º) a 11,7s e Robert Kubica (7º) a 13,5s atrás.
Mads Østberg queixou-se de algo no carro mas não sabia bem do quê, Hirvonen queixou-se do aquecimento dos pneus em alguns troços e Kubica chegou a ter uma ligeira saída de estrada que por pouco não teve consequências maiores.

Bryan Bouffier queixou-se de ter o Hyundai muito nervoso esta manhã e de algo que não estava bem na direção, esta tarde. O Francês ocupa a oitava posição, já algo longe de Kubica mas, também está com uma boa vantagem sobre Martin Prokop.

Elfyn Evans era o melhor Ford em prova esta manhã, a pressionar Kris Meeke que ocupava a terceira posição. No entanto, o galês teve um problema na bateria à entrada da assistência e penalizou 1m40s depois de ter de empurrar o Fiesta WRC para poder ser reparado.

Thierry Neuville não entrou mal no rally ao fazer o quinto tempo na primeira especial, mas acabaria por ter uma saída de estrada no troço seguinte, onde perdeu quase 1 minuto. No terceiro troço antes da assistência, o Hyundai do belga começou a perder potência com um problema no turbo, baixando ainda mais posições que depois viria a recuperar esta tarde até ao 11º lugar.

As alterações efetuadas pela Peugeot parece estarem a demonstrar algum efeito positivo pois, Kevin Abbring foi sempre o melhor piloto entre os RC2, em luta direta com Dennis Kuipers e Julien Maurin, ambos em Fiesta WRC.

Quentin Gilbert é o líder no WRC2 mas, foi pressionado todo o dia por Bernardo Sousa que ocupa a segunda posição na competição secundária do WRC, apenas a 9,1s do francês.

Sébastien Chardonnet e Pontus Tidemand também estiveram envolvidos na luta com Gilbert e Sousa mas, o francês furou um pneu e o sueco capotou o Fiesta depois de um toque num dos postes que a organização colocou em algumas curvas para não serem cortadas.

Os Porsche de Romain Dumas (18º) e François Delecour (20º) seguiram de perto os melhores RC2 durante todo do dia, mostrando que as alterações permitidas pela FIA, podem ter tornado os 997 RGT um pouco mais competitivos.

Frédéric Hauswald liderou durante quase todo o dia o WRC3 mas, acabaria por ter problemas no derradeiro troço e permitiu que Alastair Fisher passasse para a frente. Eric Camilli e Stéphane Lefebvre não tiveram uma etapa facil mas, pode ser que tudo mude no decorrer do rally.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Jari-Matti Latvala (4); Andreas Mikkelsen (3); Dani Sordo (1)
LÍDERES DO RALLY:
Jari-Matti Latvala (SS1); Andreas Mikkelsen (SS2); Jari-Matti Latvala (SS3 a SS7)



PRINCIPAIS ABANDONOS:
49 Martin McCormack / James Morgan (GBR) Ford Fiesta R5 (acidente na SS2)
32 Pontus Tidemand / Patrik Barth (SWE) Ford Fiesta R5 (capotou na SS5)



















Sem comentários:

Enviar um comentário