11 setembro 2014

WRC - Colin McRae onboard no Rally Australia 2005

O Rally Austrália 2005 é recordado pela estreia da segunda geração do Ford Focus WRC, pelo primeiro abandono de Sébastien Loeb por saída de estrada no WRC, pela única vitória de François Duval no WRC e por aquele que foi quase um resultado histórico da Skoda, quando esteve perto de terminar num lugar do pódio.

Colin McRae tinha sido contratado pela Skoda Motorsport, para disputar o segundo evento da temporada com equipa checa. Considerado na altura como pouco competitivo, o Skoda Fabia pilotado por McRae, foi subindo rapidamente na classificação, mesmo quando os principais pilotos ainda estavam todos em prova, vindo a terminar o primeiro dia na terceira posição.
No dia seguinte, o escocês ascendeu à segunda posição em luta direta com Harri Rovanpera e François Duval mas, no derradeiro dia, a embraiagem do Skoda começou a ceder, baixou para terceiro mas, a 6,9s de Rovanpera. No entanto, quando deveria ser um procedimento simples de solucionar, os mecânicos não conseguiram substituir a embraiagem do Skoda a tempo e o piloto já não conseguiu sair da assistência para disputar os últimos dois troços do rally, ficando por terra aquele que poderia ter sido o melhor resultado de sempre da Skoda no WRC.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Petter Solberg (4); Marcus Gronhölm (1); Chris Atkinson (8); Sébastien Loeb (2); Harri Rovanpera (5); François Duval (4); Tony Gardemeister (1); Roman Kresta (1)
LÍDERES DO RALLY:
Petter Solberg (SS1 a 3); Chris Atkinson (SS4 e 5); Petter Solberg (SS6 e 7); Sébastien Loeb (SS8); François Duval (SS9 a 25)



PRINCIPAIS ABANDONOS:
Daniel Carlsson (SWE) Peugeot 307 WRC 05 (acidente na SS3)
Xavier Pons (ESP) Citroën Xsara WRC (acidente na SS5)
Antony Warmbold (DEU) Ford Focus RS WRC 04 (avaria na SS6)
Marcus Gronhölm (FIN) Peugeot 307 WRC 05 (avaria na SS8)
Sébastien Loeb (FRA) Citroën Xsara WRC (acidente na SS9)
Petter Solberg (NOR) Subaru Impreza S11 WRC (avaria na SS14)
Colin McRae (GBR) Skoda Fabia WRC 05 (embraiagem após SS23)
Tony Gardemeister (FIN) Ford Focus RS WRC 06 (avaria na SS25)






Sem comentários:

Enviar um comentário