22 agosto 2012

WRC - DECLARAÇÕES DE ARMINDO ARAÚJO SOBRE O AFASTAMENTO DA MSI


Segundo o ralis.online.pt, já passava das duas da manhã (dia 22 de Agosto), quando surgiu por parte de Armindo Araújo, em comunicado, a sua versão dos factos, relativamente à sua dispensa da Motorsport Italia.


Contudo, neste comunicado, não surge a razão, na opinião do piloto, que levou a Motorsport Itália a dispensar os seus serviços. Fica-se com a certeza de que havia um claro mal estar dentro da equipa e de que a relação Armindo / Pianto se deteriorou bastante.

Um caso que está longe de estar resolvido, mas em que falta saber afinal qual foi a razão objetiva que levou a Motorsport Itália a abdicar de Armindo Araújo até final da temporada.

Aqui ficam os comunicados na integra.

Após a comunicação por parte da Motorsport Itália (MSI) sobre a dispensa da dupla portuguesa do WRC TEAM MINI PORTUGAL, Armindo Araújo entendeu só agora estarem reunidas todas as condições para fazer o seguinte esclarecimento:

I- Com os objetivos bem definidos para o projeto 2012, iniciamos a temporada com um interessante resultado no Rali de Monte Carlo, sendo que, apenas no Rali da Suécia arrancamos com a equipa WRC TEAM MINI PORTUGAL. A partir do Rali do México, a terceira prova do calendário começou a surgir, por parte da MSI, uma tentativa de camuflagem dos problemas mecânicos e a clara ideia que apenas os pilotos Armindo Araújo e Paulo Nobre eram responsáveis pelos fatos ocorridos durante as provas. A partir desta altura, a MSI, iniciou também uma tomada de posição sobre os meus comunicados de imprensa, referindo que eu falava mal da equipa e da marca. Todas as minhas comunicações foram aprovadas pela MINI PORTUGAL e em nenhuma delas existe tais referências. Sempre defendi a marca e a equipa que represento.

II- Para preparar a fase de asfalto e a estreia com o MINI JCW WRC versão 01B, fui convidado no dia 17 de Julho para uma sessão de testes em Itália que se realizaria entre os dias 10 e 12 de agosto. No dia 8, fui informado do local por coordenadas de GPS. Durante os três dias que permaneci em Itália, lamentavelmente não fui autorizado a efetuar qualquer teste, mas sim pressionado a declarar-me doente e incapacitado para alinhar no Rali da Alemanha. (em anexo envio email da proposta da MSI para comunicar a suposta doença). Nesta altura fiquei incrédulo com tal proposta.

III- No dia 15 de agosto a MSI pede-me autorização para utilizar a licença desportiva do WRC TEAM MINI PORTUGAL, propriedade da empresa Armindo Araújo Lda, com um outro piloto até ao final do ano. Facto que, por razões óbvias não aceitei, até porque, como se compreenderá, já previa o desfecho. No dia seguinte, 16 de agosto, a MSI informa-me que não correria mais pela equipa, ou qualquer outra do seu grupo, quer no Rali da Alemanha como nas restantes provas do calendário até final do ano, sem qualquer explicação ou justificação.

IV- No dia 17 de agosto, informei a MSI; MINI Alemanha; MINI Portugal que reuni toda a documentação e informação existente sobre o caso, e entreguei à equipa de advogados liderada pelo Dr. José Pedro Gomes, que tomará todas a diligências legais necessárias para defender o meu bom nome e a defesa do projeto nacional que muito me honra.

V- Sempre foi minha posição defender a verdade, a justiça e a transparência. Todos os meus patrocinadores, já informados de todos estes acontecimentos, revêem-se na minha tomada de posição. Por tudo isso e pela ligação à minha imagem, entendemos retirar toda a publicidade no carro número 12 da equipa WRC TEAM MINI PORTUGAL.
Para finalizar, comunico que, como era meu dever, informei a FIA de todos os fatos sucedidos, aguardando serenamente o desenrolar dos processos em curso, confiante e crente que a verdade desportiva, a imagem dos patrocinadores, o meu bom nome, e a imagem do País sejam repostas, o que é de inteira justiça.


E.MAIL COM O COMUNICADO QUE A MOTORSPORT ITALIA PRETENDIA QUE FOSSE LANÇADO

Morning Bruno, morning Armindo,
I hope you're both OK. I understand that Bruno's going to speak to the FIA to see what he can do, but in the meantime, please see below some options for the press release. The sections in black are fairly standardand non-controversial, but the sections in italics / different colours are to be discussed. Please let me know what you'd like to do.


Best wishes, Katie

Ola a todos,

It's Armindo here. I'm sure most of you are surprised to hear from me right now, but I'm afraid I have some news that I wanted to tell you all personally. Unfortunately, Miguel and I won't be able to compete in ADAC Rallye Deutschland.

During the season break between New Zealand and Finland, I picked up a back injury from coming off my motorbike. Everything felt OK as we headed into Finland, but after the big jumps on the Finnish gravel, I realised that it was more serious than I thought. Provided I get it fixed as soon as possible, there shouldn't be any long-term damage, but driving again before I'm fully recovered could create a much bigger problem.

During Rally Finland I started to get back pains, landing over some of the bigger jumps. I can't pin- point how or where this started, but ever since the rally finished it's been causing me more and more discomfort. Having spoken to my physio, he says that if I don't want to make the injury worse, I need to rest and certainly can't compete in Rally Germany.

This season has been highly pressurised from start to finish. I only found out following Monte-Carlo that I would get the opportunity to compete in the full 13 event WRC Calendar with a works- supported team instead of doing only seven events as a privateer. This was one of the best pieces of news that any driver can have. However, the pressure has been significant and it's been a big change for me. This transition has finally caught up with me and after speaking to my team in our Rally Finland debrief and more since returning home, we've mutually decided that it's better for me to take some time out, relax and regain my focus on the sport and how I approach it. I hope it's fair to say that I've always been motivated and determined in my career and I've been working with the same team now for many years – we even won two Group N world titles together! However, there's always a point where you have to admit that something isn't quite right and I hope that we've accepted that point at just the right time and that in future I'll be able to come back stronger than ever!

This doesn't mean we're out of your lives though! :-)

All of the fans have been fantastic all year and I hope they'll be equally supportive of whoever replaces me in WRC Team MINI Portugal in Germany. For my part, I'll be passing on all the advice I can and hope to see some top times from the MINIs out in the Mosel vineyards. Don't forget it's WRC Team MINI Portugal so I have a very personal interest in seeing the team get good results.

Germany is one of my favourite rallies and I had my best result last year out in Trier so I'm disappointed not to be able to get back out on the stages. This isn't the last you've seen (or heard) of me! Don't worry,

we'll keep you up-to-date about how I'm getting on and I'll be back as soon as possible.
For now, 'boa sorte' to whoever takes over – they better take good care of my MINI or they'll have me to answer to!
Bye – but only for now, Armindo




O Rali da Finlândia foi o epílogo final de uma longa história que teve o seu início quando Armindo Araújo foi chamado de urgência à Mini, onde lhe foi proposto o projeto de ser piloto oficial da marca no WRC, devido a problemas que existiam com a Prodrive.
Numa conversa que o Ralis Online teve com o piloto, ficou bem evidente o quanto Armindo Araújo (bastante desgastado por esta situação) foi apanhado de surpresa.
A "gota de água" que levou a toda esta situação foi antes do Rali da Finlândia, quando a Motorsport Itália (MSI) não queria que Armindo Araújo falasse que não tinha testado, sem que fosse dada ao piloto qualquer razão para não ter de facto testado. A partir daí o piloto admite ter-se apercebido de algumas movimentações, que a situação se deteriorou muito entre ele e a MSI, que terminou com a sua substituição.

Mas vamos ao início. Armindo Araújo critica a MSI, logo desde a segunda prova do WRC, de ter investido dinheiro a mais em "Show off", adquirindo meios que poderiam agradar à marca (em termos de imagem, por exemplo), mas que nada traziam em termos práticos, isto é, não garantiam ao piloto mais quilómetros de testes, que era isso que Araújo procurava.

Armindo Araújo admite não ter acompanhado como devia, a partir do momento em que o projeto ganhou forma, a relação entre a Mini e a MSI, mas como tudo estava contratado entre as partes ficou descansado com essa situação.

Inscrito como piloto oficial da Mini no WRC e detentor da licença do WRC Team Mini Portugal (M1), e assumindo que está praticamente tudo pago até final da temporada (por parte dos seus patrocinadores), Armindo Araújo revela que a MSI não pode correr com esse nome no Mundial de Ralis, a não ser com o piloto titular da equipa que é ele. Por essa razão é que a MSI queria que Armindo Araújo aceita-se o tal comunicado dizendo que ele estava em inferioridade física, o que dava à MSI razões para poder correr com outro piloto. "Não poderia nunca aceitar uma coisa daquelas", disse o piloto.

Quando questionado sobre o seu futuro, o piloto diz ainda que neste momento "tenho contrato com a Mini até 31 de Dezembro".

Então qual a razão para a decisão tomada pela MSI? O piloto também não sabe em concreto, admitindo diversos cenários, mas deixa a convicção de que "não poderia entrar em mentiras, nunca o fiz em 13 anos de carreira. Sei que esta situação pode ser prejudicial para a minha carreira, mas estou de cara levantada e limpa neste processo. Agora só me resta aguardar serenamente, pois o caso está entregue aos advogados".

Já foram feitas exposições à FIA, esperando-se por isso que a MSI tenha muito por explicar nos próximos dias. Na Alemanha a MSI está a utilizar o nome da WRC Team Mini Portugal, mas na prática não o poderá estar a fazer.

"Os meus patrocinadores estão comigo neste momento", disse ainda Armindo Araújo, sem dúvida bastante irritado e desgastado com todos estes acontecimentos.


fonte: ralis.online.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário