22 junho 2012

WRC - RALLY NEW ZEALAND 2012 DIA 1

O Rally da Nova Zelândia, um dos eventos mais espétaculares do World Rally Championship, já está na estrada desde a noite passada (pela hora europeia), com pisos enlameados a baralharem as escolhas de pneus no primeiro dia.

Jari- Matti Latvala venceu o primeiro troço, dando indicações que estava lá para bater os Citroen mas, no entanto, o finlandês perdeu a liderança no troço seguinte e continuou a perder terreno para os dois DS3 oficiais. No fim do penúltimo troço do dia e numa altura em que ocupava a terceira posição, Latvala teve uma ligeira saída de estrada e perdeu mais de 4 minutos, ao ficar preso numa vedação.

Mikko Hirvonen comandou durante a maior parte da etapa mas, quando se soube do erro de Latvala, o francês Sébastien Loeb passou para a frente do rally, apesar de terem dito que não houve ordens de equipa. Os dois Citroën vão começar o segundo dia a gerir a vantagem para a restante concorrência pois, Evgeny Novikov, está de novo a ocupar um lugar no pódio mas, já se encontra a 1m31s de Loeb.

Petter Solberg errou na escolha de pneus pois, efetuou os troços matinais com pneus duros que não funcionaram nos pisos enlameados, perdendo mais de 1 minuto para os Citroën. No entanto, na parte da tarde o norueguês começou a recuperar posições, subindo da sétima para a quarta posição, a 8,3s de Novikov.

Ott Tänak está a fazer um bom rally até ao momento pois, está envolvido numa boa luta com o jovem russo, tendo apenas 16s de desvantagem para Novikov mas, o belga Thierry Neuville também não está muito distante e não fosse o tempo perdido atrás de Paulo Nobre (aconteceu duas vezes), Neuville poderia estar mais perto.

Tal como Solberg, o espanhol Daniel Sordo também sofreu com a escolha de pneus, piorando ainda  a prestação do primeiro dia, com alguns problemas na caixa de velocidades. Com os contratempos resolvidos, Sordo começou a recuperar algum terreno e terminou o dia a 16s de Neuville.

Armindo Araújo rodou perto de Sordo durante a manhã, mantendo um andamento muito regular e sempre no top 10. Apesar de ter efetuado um pião, o português não perdeu muito tempo com isso mas, com o Mini de Sordo em condições, Armindo Araújo ficou a mais de 2 minutos do espanhol e Latvala vem logo trás com apenas 19,2s de atraso.

Os Proton impressionaram enquanto estiveram em prova pois, Per-Gunnar Andersson fez o oitavo tempo na primeira especial e baixou para décimo no segundo. No entanto, devido a um erro de notas, Andersson saiu de estrada sem gravidade no terceiro troço, ficando preso numa vala.

Hayden Paddon aproveitou o erro do sueco, para começar a liderar o SWRC no seu rally, com Alister McRae logo atrás no outro Proton. Contudo, logo a seguir o Satria S2000 do britânico, deixou de produzir corrente elétrico e nunca mais foi possível colocar o carro a funcionar, deixando Paddon isolado na classe, sendo mesmo o único do SWRC que não abandonou no primeiro dia

A produção está a ser dominada pelos pilotos locais, com Richard Mason na 13ª posição e Emma Guilmour na 15ª posição, atrás de Jari Ketomaa que furou dois pneus de manhã e ainda deu um toque com a frente.

LÍDERES DO RALLY:
Jari-Matti Latvala (SS1); Mikko Hirvonen (SS2 a 7); Sébastien Loeb (SS8)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Jari-Matti Latvala (1); Mikko Hirvonen (2); Sébastien Loeb (5)







Sem comentários:

Enviar um comentário