30 julho 2011

WRC - RALLY DA FINLÂNDIA 2011 DIA 3

A luta pela vitória no derradeiro dia do Rally da Finlândia, não foi tão emocionante como se esperava mas, de qualquer forma, os pilotos oficiais andaram muito depressa.

Com os pisos a encontrarem-se algo húmidos esta manhã, Sébastien Loeb venceu nos dois primeiros e distanciou-se um pouco de quem vinha atrás, conseguiu gerir a vantagem acumulada e obteve mais uma vitória histórica na Finlândia pois, foi o primeiro piloto não nórdico a vencer este rally pela segunda vez.

Jari-Matti Latvala perdeu 10 segundos para Loeb no troço inicial de hoje mas, conseguiu recuperar algum terreno na parte da tarde e ascendeu à segunda posição, terminando a 8,1s do francês. Na "Power stage", Latvala averbou o segundo melhor tempo, obtendo 2 pontos extra.

Sébastien Ogier não conseguiu acompanhar Loeb e acabou por furar um pneu no final da 18ª especial, altura essa em que trocou de posição com Latvala. Nos restantes troços, Ogier queixou-se do mau estado dos seus pneus posteriores e de não ter pneu sobressalente mas, conseguiu um ponto extra na "Power stage".

Mikko Hirvonen foi sem dúvida o piloto mais rápido do fim de semana, vencendo mais oito troços (incluindo a "Power stage") e ainda conseguiu terminar num excelente quarto lugar, depois de ter recuperado 32 posições.

Petter Solberg era o mais próximo do trio da frente mas, o norueguês esteve muito apagado no último dia, perdeu uma posição para Hirvonen e por pouco, não perdeu a quinta posição para Mads Ostberg pois, a diferença final cifrou-se em 11,6s.

Os Mini oficiais tiveram muitos problemas a nível de sobreaquecimento no derradeiro dia. O primeiro a queixar-se foi Kris Meeke que perdeu mais de 3 minutos com um furo e depois, sentiu muita falta de potência  no motor do Mini com este a ter temperaturas muito altas até parar. Por outro lado, Daniel Sordo ia-se mantendo na sétima posição mas, depois de alguns problemas na caixa de velocidades, o radiador do seu carro ficou com alguma lama e foi o principio do fim, com o espanhol a desistir no penúltimo troço.

Henning Solberg aproveitou os problemas dos Mini e terminou o rally na sétima posição, na frente de Matthew Wilson e de Kimi Räikkönen. O ex-piloto de formula 1 começou bem a etapa mas, perdeu tempo para Wilson devido a uma ligeira saída e de alguns problemas nos amortecedores dianteiros do seu DS3.

Juho Hänninen voltou a terminar no top 10 e venceu de novo no SWRC, deixando Martin Prokop com mais de 2 minutos e meio de atraso e Bernardo Sousa (6º no SWRC) a quase 9 minutos

Armindo Araújo também sentiu problemas de sobreaquecimento no motor do Mini e ficou sem ALS mas, de qualquer forma, a sua participação não foi positiva pois, se havia o problema em desconhecer os troços de um rally com este tipo de características, Frigyes Turan também lá estava pela primeira vez e fez melhor figura com um S2000.

LÍDERES DO RALLY:
Jari Ketomaa (SS 1); Sébastien Loeb (SS 2 a 8); Sébastien Ogier (SS 9 e 10); Sébastien Loeb (SS 11 a 22)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Jari Ketomaa (1); Sébastien Loeb (5); Mikko Hirvonen (13); Jari-Matti Latvala (2); Sébastien Ogier (1)







Sem comentários:

Enviar um comentário