19 junho 2014

ERC - Novas regras para 2015

fonte: ralisonline.pt
Carlos Silva

Por forma reduzir os custos e aumentar o interesse na disciplina, os organizadores do ERC estão se preparando para fazer muitas mudanças para a próxima temporada.

ERC 2015
*Máximo de 10 rondas no calendário 2015;
*Novo formato para alinhar o ERC mais próximo do WRC;
*Piloto, co-pilotos e equipas terão de se registar na FIA para poderem pontuar;
*Cortes nos custos incluindo número de pneus e o total de quilómetros por rally;
*Carros topo para o ERC são os R5, RRC e S2000;
*Pilotos ERC, co-pilotos e equipas contabilizam os 8 melhores resultados (4 melhores de cada metade da temporada)
*ERC2 para carros do Grupo N e R4. Pilotos, co-pilotos e equipas também contabilizam os 8 melhores resultados (4 melhores de cada metade da temporada)
*ERC3 para todos os carros 2WD co pilotos, co-pilotos e equipas pontuando em 6 eventos (3 melhores resultados em cada metade da temporada)
*ERC Junior passa a ser Junior ERC. Pilotos contabilizam os melhores 4 resultados em 6 rallies que serão nomeados.

Para colocar o ERC numa boa direcção, os promotores vão mudar as regras para a próxima temporada. Em primeiro lugar , o campeonato não deve incluir mais do que dez provas, sendo obrigatória uma prévia inscrição no campeonato, quer por parte das equipas quer pilotos e co-pilotos, a fim de ser elegíveis para pontuarem no mesmo.

O título pelo "europeu" será sempre disputado pelos veículos S2000, R5 e RRC, contando os oito melhores resultados, quatro na primeira metade e os restantes na segunda. Mas os organizadores não ficaram por aqui e pretendem "copiar" um pouco do que se assiste no WRC. Para aumentar o número de inscritos, deverá surgir uma nova categoria denominada ERC2, por forma a agruparem os R4 e os "convencionais" Grupo N, que receberão uma aprovação (homologação) FIA por mais três anos.

O ERC3 será reservado aos veículos de duas rodas motrizes, de acordo com a resolução de carros regionais da FIA. Quanto à ERC Junior, que será rebatizado Júnior ERC, deverá ser mantida, face ao sucesso que o mesmo tem revelado neste seu primeiro ano. Os quatro melhores resultados em seis provas disputadas, serão tidos em conta em vez dos atuais sete, com a idade máximo dos pilotos a se manterem, mantendo-se limitados aos R2 "calçados" com pneus Michelin. Poderão igualmente marcarem pontos para o ERC3.

Além disso, num esforço para reduzir os custos, a extensão dos rallies não deverá exceder os 220 km a menos que exista um acordo específico com a Eurosport Events. A quantidade de pneus será limitado após discussões com fabricantes, sendo que a Comissão Rally FIA irá aprovar essas mudanças, no final do mês de agosto.

Segundo Jean-Baptiste Ley, o Coordenador do ERC: " A Prioridade Eurosport Events é de se adaptar às condições atuais do mercado de forma a manter o ERC num campeonato de topo. Depois de reuniões frequentes com os acionistas da ERC, a mensagem que nós recebemos claramente é consolidar o número de eventos e torná-lo mais acessível para o Campeonato participantes. As alterações e reduções de custos propostas na última Comissão de Ralis da FIA, deve ser bem recebido por pilotos e equipas, enquanto a Eurosport Events vai continuar a fazer esforços para promover a ERC. Eurosport Events tentando estabelecer recompensas financeiras para as equipas independentes para aumentar o número de concorrentes, incluindo clientes de R5. Com quatro diferentes R5 no mercado no próximo ano, esperamos uma competição séria para que sirva de trampolim para o WRC".



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