21 junho 2014

ERC - Dia 2 Geko Ypres Rally 2014

O segundo e derradeiro dia do GEKO Ypres Rally ficou marcado por muitos abandonos, tanto por avarias mecânicas, como por acidentes que neste caso, foram muitos.


Kevin Abbring começou o dia com tempos sempre entre os três primeiros mas, no inicio da tarde venceu dois troços e depois o Peugeot parou novamente com uma avaria que na altura não se sabia o motivo, sendo a terceira desistência este ano para o holandês, quando liderava um rally com o 208 T16.

Freddy Loix entrou ao ataque desde cedo mas, sem ganhar muito tempo a Abbring. No entanto, devido ao pouca sorte do holandês, Loix passou para a frente do rally quando tinha 20 segundos de atraso e partir daí, bastou-lhe controlar o andamento para obter nova vitória no Ypres Rally.

Esapekka Lappi venceu o primeiro troço do dia mas, no seguinte, o finlandês foi protagonista de aparatoso acidente que deixou o Skoda um bocado mal tratado, sendo assim o fim do rally para Lappi. Apesar da desistência, o jovem finlandês foi de longe o melhor classificado na primeira metade do campeonato.

Com os abandonos de Abbring e Lappi, o belga Cedric Cherain aproveitou da melhor forma para terminar na segunda posição, a pouco mais de 1 minuto de Freddy Loix, tendo mesmo vencido um troço na fase final do evento.

Mais 1 minuto atrás, terminaram Sepp Wiegand (3º) e Hermen Kobus (4º), ficando estes pilotos separados por 18,3s, depois de rodarem sempre juntos após quase 300 quilómetros de troços cronometrados.

Craig Breen começou o segundo dia com bons tempos nos dois primeiros troços mas, logo de seguida, começaram os problemas de novo no Peugeot, primeiro com a bomba de gasolina e depois ficaria parado com uma avaria no diferencial.

Com tantos problemas nos pilotos da frente, Luca Rossetti ganhou alguns troços e foi ganhando igualmente algumas posições que lhe permitiu terminar no quinto lugar final, depois do tempo perdido ontem.

Andy Lefevere poderia ter terminado na sétima posição atrás de Davy Vanneste mas, o seu navegador erro nas contas, acabando por ser penalizado em 1 minuto por ter controlado mais cedo. De qualquer forma, o piloto belga esteve em grande destaque na Production Cup, onde nunca teve adversários.

Kevin Demaerschalk venceu nas duas rodas motrizes, na frente do vencedor do JERC que acabou por ser Stéphane Lefebvre pois, o jovem Guillaume Dilley capotou logo no primeiro troço do dia.

Renato Pita e Hugo Magalhães terminaram na 33ª posição da geral, 26º nas duas rodas motrizes e 20º da classe RC4.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Kevin Abbring (8); Freddy Loix (4); Esapekka Lappi (1); Craig Breen* (1); Luca Rossetti (3); Bernd Casier (1); Cedric Cherain (1); Pieter Tsjoen (1)
LÍDERES DO RALLY:
Kevin Abbring (SS1 a 13); Freddy Loix (SS14 a 20)


PRINCIPAIS ABANDONOS:
5 - Esapekka Lappi (FIN) Skoda Fabia S2000: acidente na SS 9
4 - Xavier Pons (ESP) Ford Fiesta R5: acidente na SS 9
29 - Antonin Tlusťák (CZE) Skoda Fabia S2000: acidente na SS 11
6 - Kevin Abbring (NLD) Peugeot 208 T16: avaria na SS 13
2 - Craig Breen (IRL) Peugeot 208 T16: diferencial na SS 14
10 - Vincent Verschueren (BEL) Citroën DS3 R5: bomba de combustível na SS 17
JERC
52 - Guillaume Dilley (BEL) Peugeot 208 R2: acidente na SS 8
51 - Florin Tincescu (ROU) Citroën C2 R2 Max: transmissão SS 10
45 - Aleks Zawada (POL) Peugeot 208 R2: avaria na SS 13
48 - Mattias Olsson (SWE) Ford Fiesta R2: acidente na SS16
39 - Petter Kristiansen (NOR) Skoda Fabia R2: acidente na SS18
38 - Jan Černý Jan (CZE) Peugeot 208 R2: capotou na SS 20
44 - Marijan Griebel (DEU) Opel Adam R2: transmissão na SS 20

Sem comentários:

Enviar um comentário