20 junho 2014

ERC - Dia 1 Geko Ypres Rally 2014

A 50ª edição do Geko Ypres Rally, foi hoje para a estrada com o primeiro dia competitivo, sem Bruno Magalhães pois, o motor do Peugeot sobreaqueceu durante o Shakedown.


Kevin Abbring está a ser uma agradável surpresa ao dominar o primeiro dia do rally belga, tendo vencido seis dos sete troços da etapa. Por vezes, o jovem holandês cortou demais algumas curvas, resultando na quebra de algumas partes do pára-choques dianteiro, chegou a bater num pássaro e partiu o vidro posterior do Peugeot mas, fora isso, tudo correu bem, terminando o dia com 24,8s de vantagem para o segundo classificado.

Freddy Loix disse que não está a conduzir a 100% mas que anda lá perto disso. Embora o Skoda ainda seja muito eficaz em pisos de asfalto, é provável que perca algum tempo nas zonas mais velozes pois, os novos R5 têm maior velocidade de ponta e aí, poderá estar a diferença. De qualquer forma, Loix venceu um troço (apesar de ter feito um pião) e terminou o dia na segunda posição.

Luca Rossetti esteve atrapalhado no inicio à procura do ritmo certo e com pequenos problemas nos travões mas, na segunda secção e quando já tinha passado Freddy Loix, o italiano cortou demasiado uma curva, bateu numa pedra, saiu de estrada e furou um pneu posterior, perdendo alguns minutos e uma queda para fora do top 10.

Esapekka Lappi optou por ser o primeiro na estrada e queixou-se esta tarde de não ter referências de travagem. No entanto, nunca perdeu de vista os dois experientes pilotos neste rally (Loix e Rossetti) e aproveitou da melhor forma o erro do italiano, para terminar o dia em terceiro a 14,3s de Loix.

Cédric Cherain efetuou o segundo melhor tempo no primeiro troço mas, acabaria por cometer um erro num cruzamento do terceiro troço e perder alguns segundos. De qualquer forma, o piloto belga está a fazer um bom rally, onde terminou o primeiro dia na quarta posição a 14,7s de Lappi, no Fiesta R5.

O alemão Sepp Wiegand e o holandês Hermen Kobus, estiveram envolvidos numa luta ao segundo durante todo o dia. Embora Kobus estivesse em vantagem durante a maior parte do dia, Wiegand conseguiu superiorizar-se ao holandês no derradeiro troço e terminar o dia na quinta posição com apenas 1,2s de vantagem para Kobus mas, ambos já se encontram a mais de 1m30s do líder.

Robert Consani esteve a fazer um excelente rally, ao rodar consistentemente na sexta posição mas, no entanto, o seu Peugeot sofreu um pequeno incêndio no final do penúltimo troço, sendo obrigado a desistir.

Craig Breen teve um dia para esquecer. O irlandês furou um pneu no primeiro troço e danificou um tubo dos travões. Breen perdeu mais de 1 minuto para Abbring na primeira secção e após os problemas resolvidos, a falta de confiança acompanhou o piloto, não conseguindo grandes tempos mas, conseguiu subir até à sétima posição a quase 2 minutos do líder.

Na estreia do DS3 R5 em provas do ERC, Vincent Verschueren esteve a rodar em oitavo no inicio da tarde mas, graves problemas na bomba de combustível, atiraram o belga para os últimos lugares da classificação.
Jarosláv Orsak foi subindo aos poucos na classificação mas, quando ocupava a nona posição, furou um pneu posterior e terminou o dia com falta de potência no motor do Skoda, caindo para a vigésima quarta posição.

Sem ser rápido mas evitando problemas, Davy Vanneste conseguiu subir até à oitava posição, seguido de Neil Simpson e de Xavier Pons que se estreava com o Fiesta R5.

Andy Lefevere esteve sem adversários na Production Cup mas, um furo no terceiro troço, fez com que o belga baixasse para segundo. No entanto, Lefevere viria a recuperar nos restantes troços, conseguindo recuperar rapidamente a liderança do Grupo N, com uma vantagem 1m15s para o húngaro András Hadik.

Stephane Lefebvre dominou nas duas rodas motrizes mas, no penúltimo troço do dia, o francês furou um pneu com um erro onde perdeu mais de 4 minutos, oferecendo a liderança ao belga Kevin Demaerschalk.
Entre os júniores e após o erro de Lefebvre, passou para a frente da competição, o muito jovem Guillaume Dilley que se sente bem mais à vontade nos pisos de asfalto do que na gravilha, seguido de perto por Andrea Crugnola.

Renato Pita e Hugo Magalhães terminaram o dia na 48ª posição da geral, 24º nas duas rodas motrizes e 19º entre os RC4.

Destaque ainda para Pieter Tsjoen que conseguiu colocar o carro hoje na estrada, depois da sua equipa ter substituído o motor durante a noite. No entanto, isto custou-lhe uma penalização à partida de 5 minutos que lhe impede de ocupar a sétima posição.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Kevin Abbring (6); Freddy Loix (1)
LÍDERES DO RALLY:
Kevin Abbring (SS1 a 7)


PRINCIPAIS ABANDONOS:
14 Vasily Gryazin (RUS) Ford Fiesta S2000 (não participou)
12 Bruno Magalhães (PRT) Peugeot 207 S2000 (sobreaquecimento do motor no Q.S.)
11 Bernd Casier (BEL) Ford Fiesta R5 (perdeu roda na SS1)
29 Antonin Tlust'ák (CZE) Skoda Fabia S2000 (acidente na SS3)
17 Robert Consani (FRA) Peugeot 207 S2000 (incêndio na SS6)














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