Faltando pouco mais de um mês, para o inicio da temporada 2014 do 41º World Rally Championship, apenas a Volkswagen e a regressada Hyundai, parecem ter tudo definido em termos de pilotos mas, tanto na Citroën como na Ford, ainda vão faltar mais alguns dias até se saber quem irá competir no próximo ano.
A equipa campeã Volkswagen Motorsport, anunciou ainda antes do final da temporada que iria manter os seus três pilotos para 2014. O campeão Sébastien Ogier terá o número 1 na porta e Jari-Matti Latvala com o número 2. Andreas Mikkelsen vai continuar a sua aprendizagem na equipa dois do Polo R WRC. Entretanto, Latvala já deu inicio aos testes para o próximo Rallye Monte Carlo que abre mais uma temporada do World Rally Championship.
Existe grande espetativa no regresso da Hyundai Motorsport ao WRC. Após uma temporada 2013 de grande nível, o jovem Thierry Neuville foi o primeiro a ser escolhido pelos coreanos, para liderar a equipa de pilotos do novo i20 WRC, em todos os rallies da temporada 2014.
Juho Hänninen esteve a desenvolver o carro durante este ano e será também um dos pilotos que irá competir com o segundo Hyundai, começando a sua temporada na Suécia.
Embora Bryan Bouffier fosse dado como certo na equipa, para os rallies de asfalto, pois tal como Hännien, foi um dos pilotos de testes em 2013, os último rumores apontam para Dani Sordo ingressar na equipa e partilhar o segundo carro com o finlandês, ficando o anuncio oficial para o dia 10 deste mês.
Na Citroën Racing, as dúvidas são mais do que certezas e com a data limite de inscrições, do Rallye Monte Carlo a terminarem no próximo dia 13, Yves Matton apenas vai apresentar a sua equipa no dia 16.
Khalid Al-Qassimi continua na equipa com o terceiro carro mas, deverá ter um programa ainda mais reduzido do que em 2013, preferindo concentrar-se no MERC, com o novo DS3 R5 ou RC2 (a nova denominação provável para 2014). 
Hirvonen, Ostberg, Kubica, Meeke, Sordo e mais recentemente, François Duval, eram os nomes apontados por Matton, para escolher dois pilotos que irão competir em 2014. Sordo poderá ter recusado o seu lugar na Citroën e seguir rumo à Hyundai e Duval é pouco provável que tenha lugar na equipa pois, tem falta de ritmo competitivo.
Muito se fala no possível regresso de Hirvonen à Ford em 2014 mas tal, poderá não passar de um rumor pois, nada foi comentado tanto por parte do finlandês, como por Matton ou Wilson. 
Por parte da Ford M-Sport, a situação esteve bastante tremida e incerta mas, Malcolm Wilson esteve reunido recentemente com Nasser Al-Attiyah e tudo poderá resolver-se a tempo e horas, para que a equipa continue a competir no WRC.
Se o projeto for confirmado, Al-Attiyah ceverá ter um programa de 5 ou 6 eventos, falando-se também na possibilidade de Elfyn Evans partilhar o mesmo carro nos restantes rallies.
Se por um lado, Evgeny Novikov e Martin Prokop deverão continuar com os serviços da M-Sport, Mikko Hirvonen, Mads Ostberg e muito provavelmente, Robert Kubica, serão os pilotos que estão em negociações entre a Ford e a Citroën. O polaco que impressionou ao volante do DS3 RRC em 2013, poderá ser hipótese na equipa de Malcolm Wilson pois, o mesmo já pediu à FIA, a homologação de uma patilha de mudanças no volante do Fiesta RS WRC.





Sem comentários:
Enviar um comentário