02 julho 2013

WRC - RALLY DE PORTUGAL 2014 CONTINUA NO ALGARVE

COMUNICADO ACP

Há cerca de dois anos que o Automóvel Club de Portugal estuda um percurso para o regresso do Rali de Portugal ao norte do País, em conformidade com a vontade da FIA e das populações locais. 


Assim, em julho de 2012, o Automóvel Club de Portugal enviou uma carta às Câmaras Municipais de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Vieira do Minho, Montalegre, Fafe, Lousada, Porto, Arganil, Góis e Oliveira do Hospital na qual eram elencadas as condições para a realização do Vodafone Rali de Portugal naquelas zonas do País. 

Todas as autarquias responderam positivamente e comprometeram-se formalmente com a realização da prova durante 3 anos, que teria como centro nevrálgico a cidade do Porto. 

Estranha e incompreensivelmente, apenas a Câmara do Porto não respondeu à missiva do ACP. O que tratando-se do maior evento desportivo nacional realizado na atualidade adensa a perplexidade perante tal silêncio. 

Há cerca de uma semana, o presidente da autarquia portuense afirmou, no decorrer do Circuito da Boavista, que não queria condicionar o seu sucessor com um compromisso para 3 anos, mesmo que se trate de um evento que custará no máximo 300 mil euros/ano à edilidade e traga um retorno direto em hotelaria e restauração na ordem dos 50 milhões de euros… 

Perante a falta de resposta, o vice-presidente da mesma câmara, Dr. Vladimiro Feliz, assegurou pessoalmente ao presidente do ACP que todos os candidatos autárquicos com hipóteses de vitória estavam de acordo e que enviariam à autarquia as respetivas cartas de compromisso para a realização do rali. 

Os episódios posteriores são conhecidos da opinião pública, através de uma série de declarações à imprensa por parte da Câmara do Porto e dos seus candidatos a presidente. Refira-se que, dos 3 candidatos com hipóteses de vitória, apenas o Dr. Luis Filipe Menezes acatou todas as condições e formalizou por escrito a vontade de honrar o compromisso de ter o rali no norte. 

O Rali de Portugal, como o nome indica, é do País e não do Porto ou de Lisboa como o Dr. Rui Moreira e o Dr. Manuel Pizarro sugeriram. A adesão imediata e entusiasta das restantes câmaras a norte e o retorno que a realização do WRC Fafe Rally Sprint dá desde há dois anos ao concelho de Fafe vão muito além do Porto. 

A organização de uma prova desta envergadura e dos compromissos internacionais inerentes à mesma exigem responsabilidade, seriedade e vontade. 

Nenhum destes requisitos corresponde ao comportamento da Câmara do Porto e dos seus candidatos. 

O Automóvel Club de Portugal tudo fez, faz e continuará a fazer para manter o Rali de Portugal no Campeonato do Mundo, independentemente do local onde se vier a realizar. 

Assim, o Automóvel Club de Portugal informa que a edição de 2014 do Vodafone Rali de Portugal vai ter lugar no sul do País. 

5 comentários:

  1. 1. O Rali de Portugal no Algarve não é um verdadeiro Rali de Portugal, tal como a Volta a Portugal em Bicicleta sem o Alentejo o não é;
    2. O Algarve terá tido (digo eu) condições financeiras excepcionais para lá o realizar;
    3. A Norte do Mondego concentra-se a maioria esmagadora dos aficionados das corridas automóvel: veja-se o nº de espectadores no circuito da Boavista, rampa da Falperra ou Lousada;
    4. Não me acredito que a não vinda do rali para o Norte (sediado no Porto) tenha ver com a indefinição do actual Presidente da CMP ou dos candidatos: em ano de eleições isso é perfeitamente natural.
    5. O futuro Presidente da CMP + Turismo de Portugal (que não é só Algarve, Lisboa e Madeira) + sponsors locais, nacionais e internacionais + conjugação de várias vontades devem lutar para que o Rali de Portugal volte para a zona do país donde nunca deveria ter saído: Norte e Centro de Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Para começar tenho a dizer que um Rally nas condições actuais, em pleno sec. XXI tem que ser no Algarve, continuo a achar que no norte não existem condições para tal, daí o terem perdido. Um rally com base no Porto? acho que só da para rir, sabem que com a nova regra dos 25% acho que nem seria possível. E para esses entendidos que falam das câmaras e não sei o que só tenho uma coisa a dizer, quando o rally de Portugal saiu do Mundial nao as vi a fazer nada, por isso no sul estara muito bem entregue....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentarios como os do senhor são de respeitar obviamente, no entanto faço-lhe o convite para vir ao norte ver um raly (rampa da falperra, wrc fafe raly sprint etc) e irá perceber porque é tão mitico o raly no norte do nossso país, sendo por isso tambem considerado varias vezes o melhor raly do mundo, coisa que infelizmente é impossivel acontecer num raly sem publico como é o caso do raly de portugal no sul do país ....

      Eliminar
  3. Quando surgiram os problemas com o raly de Portugal, foi o Acp quem andou atrás do regresso ao nosso país das máquinas, daqueles que nos fazem vibrar, quando passam de forma impossível, quase a voar. Eu já vi em todo o país e só espero que continue a fazer parte do campeonato do mundo. Obrigado ao Acp por tudo fazer em proporcionar este acontecimento a todos os portugueses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja lá no norte centro ou sul, quem gosta do rally vai e ponto final.
      é certo que no norte existem muito mais aficionados mas também vai muita gente por ver os outros a ir... Tipo uma rumaria... E contra os meus "vizinhos" falo, visto de eu ser Felgueiras - Porto.
      A única coisa que eu actualmente dispensava no presente rally é ss de Lisboa. devia-se deslocar para o estádio do Algarve como já foi em anos transactos...

      Eliminar