fonte: ralis.online.pt
Depois da sua brilhante atuação no dia de ontem no Acropolis Rally, Evgeny Novikov - o então líder da prova, furou após um toque na 2.ª especial de hoje danificando da suspensão do seu Ford Fiesta RS WRC, tendo o piloto russo literalmente "arrastado" até ao parque de assistências intermédio.
A queda para a nona posição foi um injusto prémio para uma das figuras da prova, em que piloto da M-Sport não soube gerir (em certa parte) uma certa pressão vinda de trás.
Autor de 4 melhores cronos, Jari-Matti Latvala (VW Polo R WRC) assumiu então a liderança da prova, tendo ultrapassando o Citroën DS3 WRC de Daniel Sordo logo na especial de abertura desta manhã. O piloto finlandês revelou-se o mais rápido da etapa e com mais de um minuto de vantagem sobre o espanhol, a sua oitava vitória no mundial (a primeira com a VW) poderá estar já meia garantida.
Thierry Neuville é agora o terceiro da geral e o melhor representante da M-Sport, tendo-se pautado por um andamento muito consistente que lhe poderá valer o seu segundo pódio da época.
Em resumo, um pódio provisoriamente ocupado pelos ditos "n.º 2" das respectivas equipas. Problemas de travões e uma penalização de 30 seg. "atirou" Andreas Mikkelsen (VW Polo R WRC) para à quinta posição, atrás de Nasser Al-Attiyah. A quarta posição do qatari é idêntica a sua melhor performance de sempre no mundial, podendo repetir o resultado obtido em Portugal no ano passado, estando o mesmo "preso" por 25,7 seg. Mads Ostberg (Ford Fiesta RS WRC) passou a etapa a recuperar posições na geral, (furou na 5.ª PEC) tendo já recuperado até a 6.ª posição, diante de Martin Prokop (Fiesta) que continua a ser o melhor piloto privado em prova.
Idem aspas para Mikko Hirvonen (Citroën DS3 WRC) que não obstante um furo sofrido no 8.º troço, ocupa a oitava posição da geral à 2 minutos de Prokop mas com Novikov (9.º) à apenas 23,9 seg. Sébastien Ogier (VW) que chegou a vencer uma especial, ocupa o último lugar pontuável, tendo suplantado Robert Kubica (Citroën DS3 RRC) na derradeira especial, conservando o piloto polaco a liderança na WRC-2.
Na Júnior WRC, o espanhol José António Suárez foi o vencedor com o sueco Pontus Tidemand a terminar na segunda posição.
LÍDERES DO RALLY:
Evgeny Novikov (SS1 a 3); Jari-Matti Latvala (SS4 a 10)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Evgeny Novikov (5); Jari-Matti Latvala (3); Dani Sordo (1); Sébastien Ogier (1)
Sem comentários:
Enviar um comentário